domingo, 26 de agosto de 2012

Estudar "ainda" faz a diferença! ~ RPManaus

Estudar "ainda" faz a diferença! ~ RPManaus


Estudar "ainda" faz a diferença!

Extraído da Revista- CREA- Amazonas


Este texto visa fornecer a importância dos estudos. Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou informações sobre o sexo e nível de escolaridade das pessoas assalariadas. Segundo o IBGE, trabalhadores com nível superior recebem salário 225,0% maior do que aqueles que não concluíram uma faculdade. Os dados são referentes ao ano de 2009 e foram divulgados em maio deste ano. A pesquisa só comprova o que os milhões de brasileiros já descobriram: Ter diploma gera um grande impacto na carreira profissional.

Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos- ABRH/AM, os profissionais de nível superior, técnicos e tecnólogos das áreas de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, comunicação social e meteorologia e estão com o mercado aquecido, mas o País tem um saldo negativo em relação à especialistas para essa áreas: '' O problema maior é a pouca disponibilidade de profissionais para o mercado que as Universidades e Faculdades entregam por ano. Existe um déficit enorme entre a oferta e a demanda". Vale ressaltar, que segundo a Confederação Nacional da Indústria-CNI estima que 150 mil vagas de engenheiros não conseguirão ser preenchidas até o ano de 2012. '' A evasão dos alunos que cursam engenharia é de algo em torno de 80%- 150 mil iniciam a formação, porém apenas 30 mil se formam. A estatística aponta que de cada 4 profissionais formados, apenas 1 tem a formação adequada".

E ainda tem as qualificações como o domínio em idiomas, saber utilizar as ferramentas do computador, idade, a capacitação, experiências, são algumas das barreiras que se encontra no mercado. Diante deste cenário, fica evidente que a necessidade de mão de obra qualificada existe, postos de trabalhos aguardam especialistas em diversas áreas, o reconhecimento financeiro também é assegurado, mas diante de um mercado cada vez mais competitivo é justamente quem ajuda mais que consegue os melhores empregos. Enfim, não desanime e corra atrás dos seus objetivos, invista em você e adquira mais conhecimento.

Fonte: Revista CREA-Amazonas, Junho de 2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário