sábado, 26 de novembro de 2011


Estado do Paraná

Secretaria da Educação
Pensadores da Educação: Freinet
foto de Freinet"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola"

Celestin Freinet
(Pedagogo Francês)
1896-1966




Recursos Didáticos

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Principais ideias
Educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais.
 Para ele, a escola tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da criança e a 
escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados por Freinet. Seu 
objetivo básico era desenvolver uma escola popular.

Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é
 vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A escola por ele concebida é 
vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das 
classes menos favorecidas.

Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização 
do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com
 base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento
 e desenvolver sua ação.

Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da
 linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, 
essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao
 partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação
 do conhecimento.

Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade

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Livros Alguns livros e textos estão disponíveis on line. Clique nos títulos (*) para acessar trechos 
dos livros ou outras produções do autor:
Outros escritos de Freinet disponíveis on-line (em francês)
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Textos
Abaixo você confere alguns textos produzidos ou relacionados ao autor, pesquisados por nossa 
equipe que se encontram no espaço Artigos, Teses e Dissertações. Ao clicar nos títulos você 


Fontes consultadas

Texto produzido por Cristiane Rodrigues de Jesus, adaptado das seguintes fontes * :
Acesso em maio de 2009.

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