sexta-feira, 21 de outubro de 2011



Estudantes

18/10/2011 07:35:09 - Atualizado em 17/10/2011 14:06:35

Mayara Cardoso/Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)

Últimas dicas antes do Enem

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio é importante que os alunos atentem aos últimos detalhes.

Estudantes se preparam para o Enem no próximo fim de semana. Foto: Arquivo Portal Satc
Voltado aos alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, o ENEM pode abrir as portas para a universidade. A pontuação adquirida pelo aluno poderá ser utilizada no Programa Universidade para todos ,PROUNI, e no processo seletivo de faculdades de todo o país.
Para que seja possível atingir uma boa nota é imprescindível que o estudante fique atento aos principais assuntos que podem aparecer na prova.
O professor de História Walbert Pinheiro destaca alguns dos temas que devem receber atenção especial. Segundo ele, é importante que os alunos fiquem atentos a tudo que acontece no mundo e não apenas ao que é vinculado nos principais canais de televisão, por exemplo.
“É válido lembrar dos temas voltados às questões ambientais. Elas estão sempre em alta”, comenta o professor. Abrangendo o tema meio ambiente estão os assuntos relacionados a desmatamento, aquecimento global, lixo, biocombustíveis, entre outros.
Além desses, Pinheiro destaca outros assuntos importantes como as crises do euro e nos Estados Unidos da América, corrupção no Brasil e manifestações sociais pelo fim dos governos tiranos nos países árabes e no oriente.
Outros destaques do professor são as questões nacionais como o petróleo, incluindo aspectos sobre o Pré Sal, discussões sobre aborto, voto facultativo e índices elevados de violência.
Está chegando a hora
Na semana que antecede o exame, segundo o professor , o ideal é que os alunos não tentem recuperar todo o tempo perdido aprendendo coisas novas. “A melhor opção é aperfeiçoar o que já sabe. A hora é de revisão e não exatamente de buscar o novo”, explica.
Para a véspera da prova, a dica é de que o descanso seja priorizado. “Além de descansar, é legal que o aluno se alimente e durma bem”, alerta.
No dia do exame é essencial que o estudante chegue cedo e confira os materiais e documentos necessários para a realização da prova.
O site do Enem pode auxiliar na conferência dos últimos detalhes, além de responder dúvidas e confirmar os locais de prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio está marcado para os dias 22 e 23 de outubro, próximo fim de semana, às 13 horas no horário oficial de Brasília.