domingo, 27 de março de 2011

Revista da Psicologia da Educação

Eis Psicologia da Educação. Apenas, mais uma Revista na área de Psicologia, ainda que isso possa indicar pelo menos duas boas novas: o desenvolvimento da pesquisa na área e o compromisso com especificidades a que pode o desenvolvimento da pesquisa conduzir.
Trata-se de concentrar, em um periódico semestral, estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento.
E é nisso que se baseia o projeto editorial que a sustenta. Psicologia da Educaçãoreúne pesquisadores das mais diversas instituições e das diferentes áreas de conhecimento necessárias à sua construção; - em artigos que apresentam resultados de pesquisa original, mas também análises indispensáveis à consolidação e avanço da pesquisa na área - e, revista que é de um programa de pós-graduação, com números cujos dossiês representam linhas de pesquisa em psicologia da educação, inicialmente as de nosso Programa, aos poucos também as de outros, de outras instituições, do país e do exterior.
Assim é que, já definidos, os três primeiros números tratam em especial de "ensino e formação de professores", "avaliação", e "metodologias da pesquisa em psicologia". Números especiais são também previstos, a bem do desenvolvimento de algum tema ou nova linha especialmente profícua.
Psicologia da Educação publicará, a cada número, artigos de convidados, sem deixar de atender à demanda espontânea. Seu Conselho Editorial procederá de acordo com exigências e rigor de revista científica, assumindo, entretanto, um papel ativo na formação de autores para a área.
A partir do nº 19, o acesso é digital. As revistas estão on line, na base Pepsic:
http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1414-6975&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário :

Postar um comentário