sábado, 11 de dezembro de 2010

Só elite dos alunos faz nota do país subir em avaliação internacional de leitura

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DE SÃO PAULO
A melhora das notas do Brasil em leitura na avaliação internacional divulgada nesta semana foi puxada pelos alunos que já possuíam bom desempenho. Entre os estudantes com mais dificuldade, o ganho foi quase nulo. A informação é de matéria de Fábio Takahashi publicada na edição da Folhadesta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
A constatação aparece no detalhamento do rendimento dos países no Pisa, exame da OCDE (organização de nações desenvolvidas) que avaliou a situação de 65 países.
Na média, a nota do Brasil em leitura cresceu 16 pontos (4%) entre 2000 e 2009, o que foi classificado no relatório como "impressionante".
O avanço, porém, foi impulsionado pelos estudantes que estão entre os 10% mais bem avaliados, cujas médias subiram 30 pontos. Já entre os 10% mais mal avaliados, o avanço foi de 5 pontos.
Leia a reportagem completa na Folha desta sexta, que já está nas bancas.
Editoria de Arte/Folhapress

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