terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Nobel exige humor, criatividade e paciência de cientistas, dizem premiados

PUBLICIDADE
DA ASSOCIATED PRESS
Uma dose de criatividade, humor e paciência, combinada a uma pequena aspiração a ganhar o Nobel, é a essência para receber esse prestigioso reconhecimento mundial, dizem os cientistas premiados neste ano.
Segundo o professor de origem russa Konstantin Novoselov, que divide o Nobel de Física com Andre Geim pelo condutor de grafeno, o desejo de receber o prêmio pode, muitas vezes, até prejudicar o desenvolvimento do trabalho científico.
Reuters/Efe
Holandês de origem russa André Geim e o russo-britânico Konstantin Novoselov, que ganharam Nobel de Física deste ano
Holandês de origem russa André Geim e o russo-britânico Konstantin Novoselov, que ganharam Nobel de Física deste ano
Já Geim diz que ajuda não se levar muito a sério. Em 2000, ele recebeu o prêmio alternativo Ig Nobel, que escolhe pesquisas inusitadas ou engraçadas, por levitar sapos.
O Nobel de Economia deste ano, Dale Mortensen, salienta os momentos "eureca", mas lembra que as ideias geniosas podem levar décadas para surgir.
Os comentários dos três estudiosos ocorreram nesta terça-feira, um pouco antes da cerimônia de entrega do Nobel, marcada para o próximo dia 10.
O britânico Robert G. Edwards, "pai" do primeiro bebê de proveta e Nobel de Medicina, não participará do evento por estar doente.
Na entrega na cidade de Estocolmo, serão nove os agraciados. Na de Olso, apenas o Nobel da Paz, o dissidente chinês Liu Xiaobo --China e outros 18 países não estarão presentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário