terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ministro defende a realização de mais de um Enem por ano


Ministro defende a realização de mais de um Enem por ano

Logo Terra
 
Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira a realização de mais de um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mesmo ano. "O aluno fazer mais de um exame por ano vai ser bom, vai gerar menos angústia", disse, ao participar de reunião na Comissão de Educação e Cultura do Senado.

"Se nós tivermos mais de uma edição, teremos menos atropelos, mais parceiros, mais empresas interessadas em trabalhar com o sistema público", afirmou o ministro, dizendo que mais empresas poderão se habilitar para participar do processo, já que o número de inscritos em cada prova será menor. "Esse modelo (do Enem) não se sustenta com só uma prova ao ano".

Haddad lembrou que o Ministério da Educação (MEC) estava se preparando para realizar uma prova em abril ou maio antes do vazamento do exame no ano passado. E que, após o episódio, foi necessário esperar a finalização das investigações feitas pela Polícia Federal para só então retomar as negociações para a aplicação da prova deste ano. "Naquela ocasião manter a primeira prova, seria temerário".

Este ano, um erro em algumas folhas de respostas gerou reclamações de estudantes. O ministro negou que a credibilidade do Enem tenha sido abalada pelas falhas e as classificou de "superáveis".

Datas
O ministro afirmou que a data oficial do novo Enem para os estudantes que quiserem refazer o teste deverá ser divulgada até o final desta semana ou no início da próxima semana. E acrescentou que a divulgação dos resultados seguirá o planejado inicialmente com as instituições de ensino: primeira quinzena de janeiro.

O ministro da Educação ainda disse que nenhum sistema está imune a problemas técnicos e que não se pode colocar a reputação das instituições em dúvida em função de um equívoco. "Ninguém ouviu da parte do Ministério nenhuma acusação a incompetência do setor grafico. Há a compreensão de que elas fizeram o seu melhor".

Segundo Haddad, nas 14 edições do Enem não houve uma única vez que não foram enfrentados problemas técnicos dessa natureza. "Sempre que há um problema há uma solução cabível que não seja o cancelamento da prova".

Nenhum comentário :

Postar um comentário