segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Livre de marcas e cicatrizes

Avanços na medicina estética permitem minimizar bastante problemas dermatológicos

POR CLARISSA MELLO
Rio - De cada 10 mulheres com problemas dermatológicos, 9 sonham com o dia em que poderão se livrar de vez de marcas de acnes, cicatrizes e manchas. Ainda não é possível eliminar totalmente os problemas. Mas avanços na medicina estética já permitem minimizar bastante os prejuízos.

Segundo a coordenadora de Laser da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, Márcia Linhares, diversos tratamentos ajudam a melhorar o aspecto da pele — do simples uso tópico de cremes, até a aplicação do laser mais moderno. E o melhor: em alguns locais, é possível garantir atendimento a preços mais acessíveis.

“Esses tratamentos são caros, então a pessoa precisa pesquisar. Alguns locais da rede pública oferecem atendimento. Há também clínicas que cobram preços mais módicos. O fundamental, no entanto, é que o paciente busque sempre o atendimento de um dermatologista”, aconselha Márcia.
De acordo com a especialista, cada tipo de marca requer um tratamento específico. “Para tratar acnes, por exemplo, existem medicamentos, cremes e limpeza de pele. Mas isso não tira a marca. Quem tem a pele vermelha, lesionada, deve usar laser fracionado. Esse tipo de tratamento estimula a produção de colágeno e renova as células, fazendo com que as cicatrizes melhorem cerca de 70%”, indica Márcia.
TRATAMENTOS MODERNOS

Para o tratamento de manchas, como sardas, a diretora da clínica Health Esthetic, Renata Pligliasco, indica o tratamento combinado de peeling químico com o aparelho de laser Higialux (capaz de inibir a produção de colagenase, enzima responsável pela destruição do colágeno da pele).

“Para eliminar cicatrizes cirúrgicas, a melhor saída também é o laser”, explica. Mas é preciso ficar atento: para que o resultado seja realmente bom, são necessárias, no mínimo, quatro sessões.
Mas é fundamental ficar longe do sol. “Qualquer que seja o tratamento, o ideal é evitar o sol e passar protetor diariamente, ou o problema volta”, ressalta Márcia.
SERVIÇOS
VILA ISABEL
A cada seis meses, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, abre inscrições para novos pacientes. Oferece atendimento gratuito em dermatologia. Para saber se há vagas, é preciso entrar em contato pelo telefone 2587-6100.
CENTRO
Santa Casa de Misericórdia tem tratamentos estéticos, inclusive laser, peelings e até remoção de tatuagens a preços populares. Funciona aos sábados, de 8h às 14h. Atendimento por ordem de chegada. Tel: 2220-1928.
BONSUCESSO
O ambulatório de dermatologia do Hospital Geral de Bonsucesso oferece diversos tratamentos, inclusive remoção de manchas e atendimento especializado em pele negra. Informações pelo 3977-9500.

Nenhum comentário :

Postar um comentário