segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cerca de 40 mil estudantes faltam ao vestibular da UFRJ


Cerca de 40 mil estudantes faltam ao vestibular da UFRJ

Estudantes acham prova relativamente fácil

Rio - A segunda fase do vestibular da UFRJ, ontem, teve 40.041 faltosos, cerca de 7 mil a mais do que no primeiro dia de testes, segunda passada. O índice corresponde a 43,52% do total de inscritos. Reitor da universidade, Aloísio Teixeira, defendeu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas disse que o teste precisa ser aperfeiçoado. Para ele, a prova é uma via importante para a superação do vestibular, que considera um mecanismo perverso para a seleção à universidade.

>>CONFIRA O GABARITO DA PROVA DA SEGUNDA FASE DA UFRJ

“Acreditamos que os problemas do Enem serão solucionados. Em um futuro próximo, o vestibular, como é conhecido hoje, vai acabar e teremos apenas a prova nacional”, disse.

A prova foi realizada em 20 bairros da capital e 11 cidades fluminenses. No total, 51.972 pessoas concorrem às 9.060 vagas para 2011.De acordo com a universidade, o número de abstenção ficou dentro do esperado. Na cidade do Rio, o maior número de faltas ocorreu na Zona Norte e o menor na Zona Sul. Na primeira fase, realizada dia 15, foram 32.817 faltosos (35,67%).

Para o reitor, muitos estudantes vão optar por concorrer apenas pelo Enem, devido aos bons resultados obtidos no exame. A UFRJ separa 40% das vagas para o Enem, 40% para o vestibular tradicional e 20% para cotas sociais. As notas serão divulgadas no dia 21 de dezembro e o pedido de revisão será 5 de janeiro. O resultado final sai dia 14.

Este ano, a inscrição no vestibular foi gratuita. No total, 92.013 se inscreveram, contra 51.926 do ano passado. Segundo a UFRJ, em 2010, cerca de 52 mil provas serão corrigidas.

Os portões abriram às 8h e fecharam 9h02, mas muitos alunos não chegaram a tempo. Candidata ao curso de Assistência Social, Greyce Albernaz, 23, chegou atrasada e não entrou na Uerj. “Morro no Rio Comprido e o ônibus não chegou a tempo”, disse.
 
Estudantes no campus da Uerj para realização do vestibular da UFRJ. Foto: Severino Silva / Ag. O Dia
Estudantes consideram prova mais fácil que a primeira
Luana Ramos, de 17 anos, que tenta uma vaga para ciências biológicas considerou a prova deste domingo mais fácil que o primeiro exame. Ela realizou provas de física e de química, neste domingo. Segundo ela, o que mais pesou no primeiro dia de provas foi a prova de língua portuguesa, considerada mais difícil por ela e seus amigos. 

"Acho que fui bem. Agora não há mais o que se fazer, a não ser esperar o resultado. Mas, eu estou bastante confiante", disse a estudante, que vai a São Paulo fazer a prova da Universidade de São Paulo (USP) na semana que vem.  
Victor Hugo Costa, de 18 anos, compartilha algumas opiniões de Luana. Ele também acredita que a prova de língua portuguesa foi a mais difícil entre todas as disciplinas. Sobre as provas deste domingo, ele também esperava um nível mais alto. O estudante, que busca uma vaga em engenharia de produção, se disse confiante e valorizou a importância do vestibular próprio da UFRJ.

"Com todos os problemas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acho que a prova da própria UFRJ será a forma mais tranquila de acesso à universidade esse ano", disse.

A UFRJ disponibiliza cerca de 9000 vagas. 40% delas serão oferecidas pelo vestibular tradicional, outros 40% serão através do Enem e 20% serão preenchidas por alunos cotistas. As notas serão divulgadas no dia 21 de dezembro.
Reportagem de Beatriz Salomão e Pedro de Figueiredo

Nenhum comentário :

Postar um comentário