segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PEDAGOGIA César Coll Salvador

PEDAGOGIA

César Coll Salvador

As idéias desse pensador espanhol foram usadas na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e influenciam nossa rede de ensino

Nova-Escola

01/08/2002 19:29

Texto
Cristiane Marangon e Eduardo Lima
Foto: Pio Figueiroa
César Coll Salvador, diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva e professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona

Coll, um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola

Biografia: professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Escreveu Psicologia e Currículo (Ed. Ática), Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula, (Ed. Artmed).

O que ele diz: a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. O que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor.

Um alerta: o bom funcionamento de um currículo depende não só do professor, mas também dos alunos, pais, funcionários, coordenadores e diretores.

Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC, das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde então, as idéias desse pensador, que já haviam chamado a atenção de algumas escolas de São Paulo, passaram a influenciar toda a nossa rede de ensino.

amigos do educar
recomendamos
PENSADORES
49 filósofos que mudaram o jeito de pensar e fazer educação
ENEM
Entenda as mudanças que ocorreram com a proposta do MEC
mais lidos
VESTIBULAR
Os 100 melhores livros da literatura brasileira para você ler uma vez na vida
CARREIRA
12 dicas e um teste para ajudar seu filho na escolha da profissão
blogs
Realização
Apoio

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário