sábado, 30 de outubro de 2010

MEC informa que cronograma do Enem segue como planejado


MEC informa que cronograma do Enem segue como planejado

Rio - O Ministério da Educação  informa, através de sua página na internet, que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seguem de acordo com o planejado. Os cartões de identificação dos inscritos, que devem ser apresentados nos dias das provas (6 e 7 de novembro), já foram expedidos pelo Inep. Os primeiros três lotes de cartões foram enviados para os estados mais distantes, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Depois foram expedidos os cartões de identificação para os candidatos das regiões Sul e Sudeste. Cada um dos 4,6 milhões de alunos receberá seu cartão até dia 25 de outubro. As provas, de acordo com o Inep, estão em processo de impressão.

Em 2009, dos 4,1 milhões de inscritos, mais de 70% expressaram no questionário socioeconômico que fariam a prova em busca de uma vaga em curso superior, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que coordena o exame.

Com as notas do Enem, os estudantes podem buscar uma vaga na graduação de diversas formas: nas instituições federais de ensino superior, que reúne universidades e institutos federais de educação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); em instituições particulares de ensino superior com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni); em instituições públicas estaduais e municipais que usam a nota do Enem para a primeira etapa da seleção ou como parte da nota de ingresso; e a partir de 2011 para obter o Fies.

Dados da Secretaria de Educação Superior do MEC mostram que no primeiro semestre de 2010, 51 instituições federais de ensino superior aderiram ao Sisu e ofereceram, em conjunto, 47,9 mil vagas; no segundo semestre, 15 universidades federais, 18 institutos federais de educação e duas universidades estaduais ofereceram 16,5 mil vagas pelo Sisu.

Já o ProUni 2010 ofereceu 240,3 mil bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade para que jovens façam uma faculdade em instituição privada de ensino superior.

Nenhum comentário :

Postar um comentário