Aqui você encontra: Cultura, Educação, Artigos Científicos e sugestões para o seu estudo. O que irá diferenciar está revista eletrônica, ter, em um futuro breve, seus artigos em áudio, lidos pelos autores e/ou por programas e projetos de extensão como: 'Biblioteca Falada' - A UNESP/ FAAC, faz adaptação de textos e vídeos para áudios. Permitindo assim que DISLÉXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto. http://www.acessibilidadeinclusao.com.br/ José Robson de Almeida.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Cuba registra primeira vacina terapêutica contra câncer de pulmão
Eficácia foi testada em mais de mil pacientes, sem efeitos colaterais.
Meta da imunização é transformar doença em patologia crônica controlável.
Da France Presse
imprimir
Vacina foi testada em mais de mil pacientes, após 15
anos de pesquisas. (Foto: TV Globo / reprodução)
Cuba registrou a primeira vacina teraupêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais, informou esta segunda-feira (10) uma autoridade científica.
"Foram mais de 15 anos de pesquisas", disse ao semanário "Trabajadores" Gisela González, chefe do projeto da vacina - denominada CIMAVAX-EFG -, cujo objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.
O registro permite usar a vacina maciçamente no país, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes clínicos, e "atualmente seu registro avança em outras nações", disse a especialista.
"Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente", ressaltou.
A vacina "está baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico", acrescentou González.
"Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar", concluiu.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário