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segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Os grandes pensadores da Educação
PEDAGOGIA
Os grandes pensadores da Educação
Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes, mas suas raízes estão fincadas na Grécia Antiga
Foto: Divulgação
O 'Homem Vitruviano', de Leonardo da Vinci, tornou-se o ícone da cultura renascentista
Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou Émile Durkheim(1858-1917) trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente.
Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.
Abaixo estão listadas as 49 personalidades que mudaram o jeito de pensar e fazer educação:
• Alexander S. Neill
• Anísio Teixeira
• Anton Makarenko
• Antonio Gramsci
• Aristóteles
• Auguste Comte
• B. F. Skinner• Carl Rogers
• Célestin Freinet• Comênio
• Condorcet
• Donald Winnicott
• Edgar Morin
• Édouard Claparède• Émile Durkheim
• Emilia Ferreiro
• Erasmo de Roterdã
• Florestan Fernandes
• Friedrich Froebel
• Friedrich Nietzsche
• Guy Brousseau
• Hannah Arendt
• Henri Wallon
• Herbert Spencer
• Howard Gardner
• Jean Piaget
• Jean-Jacques Rousseau
• Johann Friedrich Herbart
• Johann Heinrich Pestalozzi
• John Dewey
• John Locke
• Karl Marx
• Lawrence Stenhouse
• Lev Vygotsky • Maria Montessori
• Martin Buber
• Martinho Lutero
• Michel de Montaigne
• Michel Foucault
• Mikhail Bakhtin• Ovide Decroly
• Paulo Freire
• Pierre Bourdieu
• Platão
• Roger Chartier
• Santo Agostinho• Sócrates
• Tomás de Aquino
• Tzvetan Todorov
Leia também: Na vanduarda da Educação
Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.
Abaixo estão listadas as 49 personalidades que mudaram o jeito de pensar e fazer educação:
• Alexander S. Neill
• Anísio Teixeira
• Anton Makarenko
• Antonio Gramsci
• Aristóteles
• Auguste Comte
• B. F. Skinner• Carl Rogers
• Célestin Freinet• Comênio
• Condorcet
• Donald Winnicott
• Edgar Morin
• Édouard Claparède• Émile Durkheim
• Emilia Ferreiro
• Erasmo de Roterdã
• Florestan Fernandes
• Friedrich Froebel
• Friedrich Nietzsche
• Guy Brousseau
• Hannah Arendt
• Henri Wallon
• Herbert Spencer
• Howard Gardner
• Jean Piaget
• Jean-Jacques Rousseau
• Johann Friedrich Herbart
• Johann Heinrich Pestalozzi
• John Dewey
• John Locke
• Karl Marx
• Lawrence Stenhouse
• Lev Vygotsky • Maria Montessori
• Martin Buber
• Martinho Lutero
• Michel de Montaigne
• Michel Foucault
• Mikhail Bakhtin• Ovide Decroly
• Paulo Freire
• Pierre Bourdieu
• Platão
• Roger Chartier
• Santo Agostinho• Sócrates
• Tomás de Aquino
• Tzvetan Todorov
Leia também: Na vanduarda da Educação
PEDAGOGIA César Coll Salvador
PEDAGOGIA
César Coll Salvador
As idéias desse pensador espanhol foram usadas na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e influenciam nossa rede de ensino
Foto: Pio Figueiroa
Coll, um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola
Biografia: professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Escreveu Psicologia e Currículo (Ed. Ática), Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula, (Ed. Artmed).
O que ele diz: a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. O que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor.
Um alerta: o bom funcionamento de um currículo depende não só do professor, mas também dos alunos, pais, funcionários, coordenadores e diretores.
Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC, das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde então, as idéias desse pensador, que já haviam chamado a atenção de algumas escolas de São Paulo, passaram a influenciar toda a nossa rede de ensino.
O que ele diz: a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. O que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor.
Um alerta: o bom funcionamento de um currículo depende não só do professor, mas também dos alunos, pais, funcionários, coordenadores e diretores.
Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC, das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde então, as idéias desse pensador, que já haviam chamado a atenção de algumas escolas de São Paulo, passaram a influenciar toda a nossa rede de ensino.
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