sábado, 27 de outubro de 2012


27/10/2012 - Enem; veja dicas de como ir bem na prova

Mais de 5,7 milhões de estudantes devem realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 nos dias 3 e 4 de novembro. O coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, selecionou dez dicas que podem ajudar os candidatos a obter um bom resultado no exame. Confira as dicas do professor:

Dica 1 - Visite o local de prova com pelo menos uma semana de antecedência.

Segundo o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, o candidato deve visitar o local uma semana antes do exame e observar qual o melhor trajeto e o tempo gasto no percurso. Os locais de prova já podem ser consultados no site do Inep;


Dica 2 - Regularize seus documentos e os leve durante os dois dias de prova.

Segundo o edital do Enem 2012, "é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Considera-se como documentos válidos para identificação do participante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Corporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia". Ainda de acordo com o edital, "o candidato impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que: apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial a, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio"


Dica 3 - Durma bem na noite anterior à prova

Dica 4 - Tenha uma boa alimentação antes e leve um lanche para ingerir durante o exame.

Dica 5 - Tenha na cabeça a programação do Enem: dias, horários e assuntos abordados.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame (3 de novembro), serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia (4 de novembro), serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias


Dica 6 - Não se atrase. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).

É comum a cena de candidatos correndo para não chegar depois do fechamentos dos portões em dias de processos seletivos (na foto, a situação acontece em local de aplicação do Enem 2011 em São Paulo). Muitos candidatos, de fato, se atrasam e perdem a prova. A regra no Enem é clara: depois que os portões são fechados, nenhum candidato terá acesso aos locais de prova - não adianta culpar o ônibus, o trânsito, o horário de verão...


Dica 7 - Não leve objetos que você não poderá usar durante a prova.

De acordo com o edital, o candidato NÃO pode: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares. Assim como, portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.


Dica 8 - Não deixe questões sem resposta e, se sobrar tempo, confira tudo. Vantajoso não é sair mais cedo; vantajoso é acertar o maior número de questões.

O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia de prova, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação


Dica 9 - Mentalize um bom desempenho, acreditando em sua capacidade e mantendo a tranquilidade.


Dica 10 - Lembre-se que em muitos casos a redação do Enem é indispensável.

Enem 2012 – Saiba o que é proibido na hora da prova para não ser eliminado

25 de outubro de 2012
Por 
O uso do celular é uma das proibições, segundo o edital do Enem
O uso do celular é uma das proibições, segundo o edital do Enem

Durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), algumas atitudes podem levar o candidato à ser eliminado. A principal delas é a famosa cola – tentativa de copiar os resultados de outro participante. O edital lista uma série de proibições que estão sob pena de eliminação caso sejam desobedecidas.

Em 2011, mais de dez candidatos foram eliminados por acessar as redes sociais por meio do celular de dentro dos locais de prova. Os participaram postaram mensagens no Twitter de dentro da sala, alguns inclusive tiraram fotos do caderno de questões.
Confira todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:
- O participante não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas.
- Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo:máquina calculadora, celular, tablet, ipod, ipad, pendrives, mp3players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissão de dados ou mensagens.
- Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado.
- Também não é permitido usar óculos escuro, boné, chapéus, gorros ou viseiras.
- Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma.
- A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.
- É expressamente proibido ao participante receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame.
- Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios.
- O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.
- As provas do Enem têm diferentes cores – conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões apareceM. Não esqueça de  marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero.
- Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinaturado candidato no documento de identidade. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado.
Com informações do Portal EBC
Tags: 

Noticias » Educação » Enem 2012 !!


Confira a lista de itens indispensáveis para o Enem 2012


25 de outubro de 2012
Por 



Mais de 5 milhões de estudantes são esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 3 e 4 de novembro. Os candidatos precisam se preparar para o grande dia e tomar alguns cuidados para evitar sustos.
Uma das principais recomendações é ficar de olho no relógio. Recomenda-se chegar cedo aos locais de prova: os portões abrem ao 12h e o exame começa pontualmente às 13h. Depois desse horário ninguém entra. Todos os anos, vários estudantes perdem a prova por causa de alguns minutos de atraso.
Nós preparamos um checklist para você conferir se está tudo em ordem para o grande dia. Leia as dicas e boa sorte!
Com informações do Portal EBC
Tags: 


Análise icnológica da Formação Ponta Grossa (Devoniano) em afloramentos da

 borda leste da Bacia do Paraná

AA da Silveira Ramos, C Universitária
... carregue o artigo em formato PDF. ... COMUNICAÇÕES. Análise icnológica da Formação Ponta
Grossa (Devoniano) em afloramentos da borda leste da Bacia do Paraná. Ichnological analisys
of outcrops of Ponta Grossa Formation (Devonian) at the eastern border of Paraná ...


[PDF] Imaginário da tensão entre o Aiyê eo Orun, as faces da pesquisa sobre afro-descendentes.

CB Carle - identidade!, 2012
... p. 34 4 DURAND, 1997, p. 24. 5 BORDIEU, Pierre O poder simbólico. 4ª ed., Rio de
Janeiro:Bertrand Brasil, 2001. p. 10 6 LUZ, 1995:34 7 BORDIEU, 2001:10 8 Utilizo com
melhor propriedade palavra assentamento do que a palavra sítio. ...

[HTML] Built heritage-making and socioeconomic renewal in declining rural areas: evidence from Portugal

L Silva - Etnográfica. Revista do Centro em Rede de …, 2012

... Com base em dados compilados em trabalho de campo efetuado nas Aldeias Históricas de
Portugal, o artigo empresta visibilidade aos resultados de ... of a programme and network including
twelve villages located in the central region of the country, near to the border with Spain ...


[PDF] AUTORIDADE EPISCOPAL E CONFLITO POLÍTICO NA ANTIGUIDADE TARDIA: A ATUAÇÃO DE CIPRIANO DE CARTAGO E DE JOÃO CRISÓSTOMO COMO …

GV da Silva, C da Silva Soares

Page 1. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano V, n. 13, Maio 2012 - ISSN
1983-2850 http://www.dhi.uem.br/gtreligiao /index.html ARTIGOS _____ ...


[PDF] Estrutura e funcionalidade da rede de apoio social do adulto com câncer

JSM Rodrigues, NMLA Ferreira - Acta Paul Enferm, 2012

... Estructura y funcionalidad de la red de apoyo social del adulto con cáncer Artigo recebido em
18/10/2011 e aprovado em 18/01/2012 Page 2. ... 16. Silva SS, Pontes FA, Lima LC, Maluschke
JB. [Social network and gender roles of couples on the border of an Amazon community]. ...


[PDF] CONSTRUINDO NOVOS SABERES A PARTIR DA PEDAGOGIA INTERNACIONAL: POSICIONAMENTOS E RELAÇÕES SOBRE O TEMA INVESTIGADO

LU Perotto

... território Oferta trans-fronteiriça do serviço (Cross-border supply) ... Durante estes três anos desde
que retornei ao Brasil tenho tentado não privilegiar um foco em detrimento do outro, visto que
quando preparo artigos científicos e participo de congressos na área ...


[PDF] Gêneros musicais, cultura e indústria fonográfica: a contribuição de Keith Negus para o estudo da comunicação da música popular

E LUERSEN

... 5 Traduzidos, este e outros excertos, pelo autor do artigo. Page 5. Ano VIII, n. 10 – Outubro/2012 ...
conectar continuamente artistas e audiências. A conceituação deste movimento não é, de todo,
inédita e ocorre a partir da noção de intermediários culturais, de Pierre Bordieu, e ...

[PDF] A luz ea sombra da iluminura

MV de Paula
... causadores de ilegibilidade. Vamos, então entender melhor como isso se dá. No artigo On the
white space / when less is more, (ROBERTSON, 1994. pp.61-65) ... WILD, Lorraine. Notes on Edward
Fella: design in a border town. In: Edward Fella: letters on America. ...


[PDF] História do Ensino Superior em Araxá-1965 a 1975

LM CURI - Revista Evidência, 2012

... de contribuição à História da Educação em Araxá. ... e na pós- graduação, foi seguida de uma grande expansão do ensino privado, sobretudo na forma de instituições isoladas de ensino, expansão que ... Nos anos 80 houve um pequeno crescimento de instituições estaduais no ...

[PDF] A gestão da infraestrutura física das universidades no contexto do planejamento estratégico

EG Silva - 2012

... acadêmico. Após ter acompanhado o maior crescimento físico institucional da história da ...1.3.1 Objetivo geral Discutir a gestão do espaço físico nas Instituições de Ensino Superior com base na experiência do processo de crescimento da Universidade Católica de ...


[PDF] As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática

JM Motta - 2012

... À Secretaria de Estado Educação de Santa Catarina pelo afastamento concedido nos últimos meses de trabalho, e a todos que se empenharam para que eu pudesse obtê-lo. ... aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras ...

[PDF] Qualidade de vida e sintomatologia dolorosa musculoesquelética entre fisioterapeutas docentes de IES de Campina Grande/PB

SX Leandro - 2012

... docentes de Instituições de Ensino Superior (IES ... se para o sentimento, para conhecer-se e conhecer o paciente, sua cultura, sua história, suas angústias e seus anseios, ampliando seu olhar de fisioterapeuta não somente para o corpo, mas também para a história de vida ...

[PDF] Pesquisadores em Contabilidade no Brasil: um panorama

SV Soares, KS Ebsen, ED Pfitscher, MDH Casagrande - Revista de Contabilidade da …, 2012

... docente, currículo, estilos de aprendizagem, educação a distância, interdisciplinaridade, história do ensino ... contábil, pesquisas com enfoque institucional e principalmente processo de ensino e aprendizagem ... se que a maioria delas foi cursada em instituições brasileiras, sendo ...


[PDF] Indicadores de performance em instituições universitárias autogeridas

ML Kelm - 2012

... momento histórico e, com certeza, com um vasto campo de desenvolvimento futuro. ... condição de instituição especializada, com objetivos diversificados e imprecisos ... Suas funções de ensino, pesquisa e extensão, embora interdependentes, requerem uma ...

[PDF] As estratégias de marketing aplicadas nas instituições de ensino superior do Maranhão

AB Raposo - 2012

... Page 3. AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING APLICADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE ... A Universidade Estadual do Maranhão, pela política de formação adotada nos últimos quatro anos...

[PDF] PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PANORAMA DA PSICOLOGIA ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA

LG Rodrigues, RLS Pedroza - Revista Inter Ação, 2012

... Tal perspectiva, conforme retrata Souza (2000), é “fruto da história do pensamento hegemônico de ... inicial enfrentado nessa direção é a carga horária dedicada ao atendimento das instituições... a efetivar ações em direção à melhoria do processo ensino-aprendizagem naquele ...


[PDF] EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA POR UMA ABORDAGEM INTEGRADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

MB Motta, FM Teixeira - Revista Inter Ação, 2012

... e continuará sofrendo influência dos mais diversos aspectos (sociais, econômicos e
histórico-culturais) inscritos ... de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um curso ... a serem consideradas na confecção de materiais didáticos e estratégias de ensino...