sábado, 26 de novembro de 2011

Freddie Mercury and Montserrat Caballe - How can I go on (Legendado em P...

Luciano Pavarotti - Ave Maria

Mozart - Requiem

Mozart - Lacrimosa

5ª SINFONIA DE BEETHOVEN

Lago dos Cisnes - Tchaikovsky

AS QUATRO ESTAÇÕES DE VIVALDI - PRIMAVERA

Jessie J ft. B.o.B. - Price Tag (Legendado) HD


Estado do Paraná

Secretaria da Educação
Pensadores da Educação
Aqui você encontra informações a respeito de alguns pensadores da Educação. Além dos dados 
biográficos, é possível encontrar informações sobre os principais pensamentos do autor, acessar
 livros on line, assistir vídeos, ouvir entrevistas, visualizar fotos, além de conhecer um pouco mais 
sobre o pensador através dos links sugeridos. 

Para acessar as informações, clique no autor desejado.

Século XVI
Século XVIII
Século XIX
Século XX

Confira infográfico interativo com esses e outros Pensadores da Educação:
acesse p simuladorPensadores da Educação
acesse o simulador 

Estado do Paraná

Secretaria da Educação
Pensadores da Educação: Freinet
foto de Freinet"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola"

Celestin Freinet
(Pedagogo Francês)
1896-1966




Recursos Didáticos

ícone para acessar lista de imagens Imagens | ícone para acessar lista de textos em PDF Textos

Principais ideias
Educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais.
 Para ele, a escola tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da criança e a 
escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados por Freinet. Seu 
objetivo básico era desenvolver uma escola popular.

Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é
 vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A escola por ele concebida é 
vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das 
classes menos favorecidas.

Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização 
do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com
 base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento
 e desenvolver sua ação.

Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da
 linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, 
essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao
 partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação
 do conhecimento.

Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade

ícone de voltar ao topoVoltar ao topo




Livros Alguns livros e textos estão disponíveis on line. Clique nos títulos (*) para acessar trechos 
dos livros ou outras produções do autor:
Outros escritos de Freinet disponíveis on-line (em francês)
(*) Os links acima apontam para conteúdo externo aos Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo


Textos
Abaixo você confere alguns textos produzidos ou relacionados ao autor, pesquisados por nossa 
equipe que se encontram no espaço Artigos, Teses e Dissertações. Ao clicar nos títulos você 


Fontes consultadas

Texto produzido por Cristiane Rodrigues de Jesus, adaptado das seguintes fontes * :
Acesso em maio de 2009.