Pensadores da Educação: Freinet
"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola"
Celestin Freinet
(Pedagogo Francês)
1896-1966
Principais ideias
Educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais.
Voltar ao topo
Livros Alguns livros e textos estão disponíveis on line. Clique nos títulos (*) para acessar trechos
(Pedagogo Francês)
1896-1966
Recursos Didáticos
Imagens | TextosPrincipais ideias
Educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais.
Para ele, a escola tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da criança e a
escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados por Freinet. Seu
objetivo básico era desenvolver uma escola popular.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é
vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A escola por ele concebida é
vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das
classes menos favorecidas.
Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização
Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização
do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com
base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento
e desenvolver sua ação.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da
linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém,
essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao
partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação
do conhecimento.
Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade
Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade
Voltar ao topo
Livros Alguns livros e textos estão disponíveis on line. Clique nos títulos (*) para acessar trechos
dos livros ou outras produções do autor:
Outros escritos de Freinet disponíveis on-line (em francês)
Textos
Abaixo você confere alguns textos produzidos ou relacionados ao autor, pesquisados por nossa
- O Método Natural I - A aprendizagem da Língua (em francês) -1961
- O Método Natural II - A aprendizagem do Desenho - 1962
- O Método Natural III - A aprendizagem da Escrita(em francês) - 1963
- A Saúde Mental da Criança (em francês) -1959
- As Técnicas Freinet da Escola Moderna(em francês) - 1964
- A correspondência escolar (em francês) - 1968
- Conselho aos Pais (em francês)- 1969
- Conselhos para jovens (em francês)- 1969
- A Leitura pela Imprensa na Escola (em francês)
- Modernizar a Escola (em francês)- 1960
- O texto livre (em francês) - 1960
(*) Os links acima apontam para conteúdo externo aos Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.
Voltar ao topoTextos
Abaixo você confere alguns textos produzidos ou relacionados ao autor, pesquisados por nossa
equipe que se encontram no espaço Artigos, Teses e Dissertações. Ao clicar nos títulos você
visualiza um resumo e baixa o arquivo:
Imagens
Imagem pronta para utilização na TV Multimídia.
Freinet
acesse a imagem
Voltar ao topo
- O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet
- A Vela e o Caminho (Da Construção coletiva do Saber)
- Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil
Imagens
Imagem pronta para utilização na TV Multimídia.
Freinet
acesse a imagem
Voltar ao topo
Fontes consultadas
Texto produzido por Cristiane Rodrigues de Jesus, adaptado das seguintes fontes * :
Texto produzido por Cristiane Rodrigues de Jesus, adaptado das seguintes fontes * :
- www.centrorefeducacional.com.br
- www.pedagogiaemfoco.pro.br
- www.pedagogia.com.br
- educarparacrescer.abril.com.br
- www.freinet.org.br
- www.inep.gov.br
- www.fae.ufmg.br (imagem)
Muito mais que um Gênio, um homem totalmente apaixonado pela educação!!
ResponderExcluir