quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Historia das Instituições de Ensino!!


[PDF] Escola? Não, obrigado: um retratro da homeschooling no Brasil

AHP Vieira - 2012
... b Soma das quantidades de homeschoolers privados e de registrados em ensino à distância ...
tradição jusnaturalista na história britânica (vide John Locke, William Blackstone e outros) tenha
favorecido instituições protetoras e instâncias jurídicas favoráveis aos parental rights. ...

[HTML] Social representations about crack in the Pernambuco press

MFS Santos, A Neto, M de Lima, YSO Sousa - Estudos de Psicologia (Campinas), 2012
... epidemiológicos recentes mostram que seu consumo vem crescendo entre os estudantes do
ensino médio e ... o Estado em ação; é o Estado (entendido como conjunto de instituiçõesque
permitem a ... Visto que a história do Brasil remonta a uma maior aderência a políticas de ...

[PDF] Família, Gênero e Juventude: Sobre o Processo de Individuação de Jovens de Camadas Médias e Relações de Reciprocidade entre as Gerações

FMS Rieth, FM Pereira - Cadernos do LEPAARQ, 2012
... a minha fase escolar, tu estando estudando tu tens um monte de amigos, tu tens toda aquela
história de festinha ... está cursando engenharia elétrica em uma universidade particular e trabalha
com estagiário em uma instituição federal ... Rafael, 25 anos, terminou o ensino médio e ...

[PDF] Percepção dos actores escolares sobre os modelos de organização e gestão escolar nas Escolas Comunitárias Mary Wilson e Santo António da Malhangalene

ERM Chivite, F Januário, JV Uqueio - 2012
... Um país marcado pela respectiva história, sobretudo no campo da educação. Sabe-se que... indica
o Alvará fixado na secretaria da escola. Lecciona os dois ciclos do Ensino Secundário Geral.
É propriedade duma Instituição religiosa denominada Irmãs Franciscanas ...

[PDF] Arqueologia em grandes empreendimentos: a importância eo desafio de manter um controle de qualidade científica

S Caldarelli - Cadernos do LEPAARQ, 2012
... sobre ao registro arqueológico não estudado anteriormente está trazendo significativas
contribuições à compreensão da história cultural de ... se dedicam à arqueologia consultiva no
Brasil, estejam eles ligados a empresas especializadas, a instituições de ensino e pesquisa...

[PDF] Proposta de uma didática de tradução de linguagens especializadas para licenciados em língua inglesa

HOK Delgado - 2012
... É o caso da PUC Minas e da PUC Campinas. Na primeira instituição, a disciplina de Práticas
de Tradução de ... 1.3 QUESTÕES DE PESQUISA Com base na crença de que a inserção do
tema da Tradução na formação para o ensino ... Esses dois últimos ...

[PDF] Instrumento de planejamento urbano sustentável: análise sobre o plano diretor do município de Rio Branco-AC

RAN Fontes - 2012
... xiii) contribuir para a construção e difusão da memória e identidade do Município, por
intermédio da preservação e desenvolvimento do patrimônio natural, histórico e ... pólo
educacional regional, fomentando a instalação de instituições de ensino ...

[DOC] ENSINO DA HISTÓRIA MILITAR NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

CP Calaza
... Esse caráter inquestionável da matéria se traduz em seu recente amparo, embora de forma
implícita, no mais alto dispositivo a reger o ensino da Aeronáutica. ... A abordagem daHistória
em uma instituição militarizada exprime um constante desafio. ...

[HTML] Menú Principal

XLL Normal, GSI Canal - Arquivos Mensais: setembro, 2012
... presidente do grupo Positivo, disse que a revolução no Brasil aconteceu nos últimos seteanos ...
e como afirma o Regimento Interno da Brigada Militar, “a Brigada Militar, instituiçãopermanente
e ... ao Estado do Rio Grande do Sul), percorrendo um pouco de sua história e de sua ...

[DOC] HONORIO FERREIRA BARBOSA ELIS REGINA MARTINS DE OLIVEIRA BARBOSA

ERMDEO BARBOSA
... existe uma escola municipal que fica distante do Distrito que oferece ensino fundamental.... dos
pacientes, realizar consulta de enfermagem direcionada e analisar o histórico registrado no... à
parte mais difícil e complicada de desenvolver, pois envolvia outras instituições como o ...





 História das instituições de ensino 

[PDF] A educação do século XX no Brasil

BLO Rollemberg, EP Santos, MGM dos Santos… - Caderno de Graduação- …, 2012
... Os próprios educadores estavam formados para ministrar um ensino baseado em técnicas pedagógicas e em conteúdos ... História da educação no Brasil. 32. ... Atualmente é professor - Instituição Dom Fernando Gomes, tutor do Centro de Educação Superior a Distância - UFS e ...

[HTML] Amato Lusitano, um humanista português

CS Flores - Arquivo, 2012
... criar guias do professor sobre a metodologia de ensino do português naquele país, o
apetrechamento bibliográfico de instituições do ensino superior e de ... Na área da História, José
Hermano Saraiva publicou cerca de 20 títulos, entre eles «Uma carta do Infante D. Henrique ...

[PDF] O TEATRO E OS BEBÊS: Trajetórias Possíveis Para uma Pedagogia com Crianças Pequenas

MC Silveira Barbosa, P Sergio Fochi - Espaços da Escola, 2012
... Uma história simples de um sonho em que tudo poderia acontecer. ... Essa especificidade da ação
docente para o traba- lho com os bebês torna o laboratório teatral fundamen- tal, por acreditar
que a escola se configura como uma instituição de ensino num ambiente de ...

[PDF] Diagnóstico preliminar das demandas por tecnologias florestais em cooperativas agropecuárias do estado do Paraná

ICG dos Reis Goulart, G Martins, E Santarosa… - 2012
... existe o fator de comunicação e articulação com interlocutores externos, os quais podem ser
instituições de pesquisa, de ensino, de desenvolvimento ... Informações como histórico de manejo,
controle das pragas e doenças servirão de base para tomadas de decisão ...

[PDF] Uma alternativa educacional para a inclusão social: a implantação do Curso de Administração a Distância na UnB

CAR Moellmann - 2012
... Distante do modelo de instituição atual e dentro do contexto histórico da época,
esta universidade nasceu muito ... superior nacional. Este aumento se dá com o
crescimento de instituições de ensino (mesmo que em pequeno ...

[PDF] Educação Tecnológica e Inovação na Região do Vale do Ave

F Gonçalves de Sousa Macedo - 2012
... Quadro 19 - Oferta Formativa - Outras Instituições ..... 71 ... 236 Quadro 37 -
Histórico de conglomeração ..... ... em particular no ensino superior, tecnológico
e técnico-profissional. Paradoxalmente, aquele ...

[PDF] Competências para a preceptora: construção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

CDS Rodrigues - 2012
... Esta lei prevê que o estágio deve ser acompanhado por professor orientador da
instituição de ensino e por supervisor da parte concedente. ... O resgate da história da
preceptoria na Enfermagem, por exemplo, revela que o papel do ...

[PDF] Metodologias Participativas na Extensão Universitária: instrumento de transformação social

JGL Bedim - Revista Agenda Social, 2012
... de Filosofia de Itaperuna, embrião do complexo educacional constituído, pelos cursos de
Licenciatura em Letras, História, Geografia, Matemática e ... social e cultural, na época, em nosso
país, cuja política educacional propiciava a abertura de instituições de ensino superior. ...

[PDF] A interdição discursiva: o caso da Conjuração Baiana de 1798 e outros limites à participação popular na história política brasileira

RO Fonseca - 2012
... Mas o início de minha docência no ensino superior em Manaus me presenteou com a
oportunidade (pouco responsável) de ... instituição legal-constitucional. ... dividido, interesses estes
que na história assumiram uma forma autônoma sobre esta base real ...

[PDF] GRAÇA DA CONCEIÇÃO FILIPE GABRIEL

COSE ASSÍNCRONA - 2012
... 4.2.6. Qualificações académicas 149 4.2.7. Análise da ligação dos cursos de Ensino Superior
com a área da comunicação 149 ... social, tecnológico e cultural da Humanidade. Na própria história
destas instituições, a comunicação com os seus públicos – fossem eles ...

Ex Professora de Educação Física, pesquisando Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores, Mediadora em cursos a distância.


Projeto de minha autoria



Periódicos da CAPES

Periódicos da CAPES 
Site de Pesquisa


Introdução

Segundo Bardin (2009, p. 44), análise de conteúdo é o “conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens”.
Partindo desse conceito procuramos realizar a análise do conteúdo da entrevista realizada por mim e pelo colega Marco Antônio Vezzani. A seguir contextualizarei o tema da análise, as categorias e subcategorias nas quais nos debruçamos a fim de tentarmos distinguir algumas unidades do contexto.

Contexto
O colega Marco Vezzani construiu uma análise a meu ver bastante correcta, na qual revela respostas às questões abertas e semi-estruturadas de acordo com a temática escolhida. Ou seja: “a utilização das redes sociais por parte de docentes, em actividades lectivas e não lectivas”.
Por se tratar de um exercício, obviamente busquei comparar a análise da entrevista realizada pelo colega Marco, com a análise da entrevista realizada por mim.

Inicialmente percebi alguma diferença na formação da nossa entrevistada, pois realizei a minha entrevista com uma professora de Língua Portuguesa e Literatura do Brasil, que atende uma escola técnica de nível básico. Enquanto que o colega Marco Vezzani realizou sua entrevista com uma professora Especialista e Docente convidada para o Curso de Engenharia do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Embora nossas entrevistadas tenham formações diferentes, busquei analisar nossos pontos convergentes e divergentes nas categorias e sub categorias escolhidas.

Praticamente a escolha das categorias tanto para mim, quanto para o colega, foram as mesmas no que se refere aos indicadores e unidades de registo. No meu caso, para a categoria “Dados Pessoais”, identifiquei como categoria denominada “Perfil” e subdividi o perfil em: “pessoal e profissional”. Já o colega Vezzani criou a categoria “Dados Pessoais” e subcategorias: gênero, idade, formação acadêmica, área de atuação. Vejo aqui uma divergência apenas no que diz respeito à distribuição das subcategorias. Observei e acredito que o colega Marco está correcto em relação à escolha das categorias: “perspectiva em relação s redes sociais” e “uso das redes sociais para o futuro”. Creio que se fizer uma junção com as categorias adoptadas por mim, poderia dizer que a categoria “Grau de acesso as redes sociais” poderia ser adoptada como uma subcategoria do Vezzani.

Notei também na análise do Vezani a escolha de um único tema, que, em relação à minha análise, difere na escolha de quatro temas distintos para cada categoria escolhida. São eles: 1. Dados da entrevistada; 2. A utilização das tecnologias na sala de aula; 3. Utilização das redes sociais por professores em contexto educativo; 4. Influência das redes sociais no ensino-aprendizagem. Por exemplo: para o tema “A utilização das redes sociais por professores em contexto educativo”, escolhi como categoria “quais redes sociais conhece?” e, “Já ouviu falar em outras redes sociais?”. Já o colega Vezzani preferiu identificar as categorias como: 1. Dados pessoais; 2. Formação 3. Senso crítico; 4. Expectativas.

Em relação às categorias “senso crítico” e “expectativa”, creio que essas duas categorias poderiam se adequar ao meu tema, “A utilização das novas tecnologias na sala de aula” e ao meu subtema: “Qual o objetivo do uso das tecnologias na sala de aula?”. Na verdade, se juntarmos as duas entrevistas poderemos obter quase que as mesmas categorias para respostas diferentes, porém, se bem analisadas, creio que podem nos levar a reflectir sobre os mesmos resultados.

Conclusão
No geral das duas entrevistas, percebe-se que as duas professoras entrevistadas acreditam no uso das redes sociais em contexto educativo, desde que haja um incentivo para formação continuada, bem como, disponibilização dessas ferramentas para os professores nas suas respectivas unidades de ensino.

Em outra perspectiva, acredito que as respostas das professores entrevistadas provocaram nos entrevistadores que pesquisar o uso das redes sociais pode levar a outros desdobramentos teórico-práticos, no contexto da dinâmica escolar. Essa idéia se justifica nas respostas às questões das duas entrevistas analisadas.

Pudemos perceber o quanto ainda é necessário que nas escolas, haja um processo de conscientização crítica em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Além disso, percebemos que houve um consenso dos professores entrevistados ao mencionarem que toda tecnologia na sala de aula, bem trabalhada, pode complementar o processo de ensino aprendizagem de qualquer área do conhecimento. Bem como, no que diz respeito à formação dos professores, ainda não temos condições suficientes para entender o processo de aprendizagem mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação.

Bibliografia
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição Revista e Actualizada. Lisboa: Edições 70, 2009.