sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sai lista de aprovados na primeira fase do vestibular da UFF


02/12/2010 15h21 - Atualizado em 02/12/2010 15h21


Convocados também podem consultar local de prova da segunda fase.
Exame da segunda etapa ocorre em 19 de dezembro.

Do G1, em São Paulo
A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou nesta quinta-feira (2) a lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2011. Os nomes estão disponíveis no sitewww.vestibular.uff.br/2011.
Os candidatos também podem consultar na mesma lista o local de provas para a segunda etapa do processo seletivo que ocorre em 19 de dezembro.
Para os candidatos ao curso de arquitetura e urbanismo que foram aprovados na primeira fase haverá, também, uma prova de expressão plástica que, por suas características, será realizada exclusivamente na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no dia 21 de dezembro.
No dia 19 de dezembro serão realizadas a prova de redação em língua portuguesa e as duas provas de conhecimentos específicos com questões discursivas, abrangendo conteúdos relativos à base nacional comum dos currículos do ensino médio.
O resultado da segunda fase do vestibular será divulgado em 12 de janeiro, e a nota final dos candidatos, no dia 28 do mesmo mês.
 

Obesidade complica tratamento da dengue, dizem especialistas



Tendência das pessoas a engordar irá dificultar tratamento no futuro.
Doença transmitida por vírus agrava sintomas do IMC elevado.

Da Reuters
Especialistas alertaram nesta sexta-feira (3) que o tratamento da dengue se tornará mais difícil no futuro por causa da tendência crescente das pessoas ao sobrepeso e à obesidade. Vítimas da dengue, doença transmitida por mosquito e que pode ser letal, sofrem da chamada permeabilidade capilar, em que há vazamento dos vasos sanguíneos para os tecidos contíguos, provocando dificuldades respiratórias e complicações em órgãos vitais como cérebro, fígado e rins.
"Pessoas com índice de massa corporal (IMC) elevado têm seus capilares intrinsecamente mais propensos a vazarem, o que é agravado numa infecção por dengue", disse à Reuters Jeremy Farrar, professor de medicina tropical e diretor da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade de Oxford no Vietnã, após participar de uma conferência sobre a dengue em Cingapura.
A Organização Mundial da Saúde estima que haja 50 milhões de casos de dengue por ano no mundo. Cerca de 500 mil desses são casos graves, da chamada dengue hemorrágica, e há cerca de 22 mil mortes por ano, especialmente entre crianças.
O tratamento de cada paciente custa em média US$ 1.394 e a doença gera a perda de pelo menos dez dias úteis a cada caso. O vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é endêmico em mais de cem países, onde vivem 2,5 bilhões de pessoas. Não existe cura nem vacina para a dengue, mas o laboratório Sanofi-Aventis está no estágio final do desenvolvimento clínico de uma possível imunização.
Lam Sai Kit, virologista e professor emérito da Universidade da Malásia, defendeu uma maior vigilância contra a doença e contra o ônus que ela acarreta."As pessoas precisam monitorar a situação adequadamente, do contrário nunca se perceberá a gravidade do problema ou do ônus da doença", disse Lam, presidente da entidade Dengue v2V, que reúne especialistas no assunto. "A não ser que haja conscientização de que se trata de um problema, e que isso seja amparado por estatísticas, não há como o governo cogitarem (bancar) a vacinação", afirmou Lam a jornalistas.

Educação, Aqui, É Sinônimo de Cultura!!!: Ônibus espacial Discovery será lançado somente em ...

Educação, Aqui, É Sinônimo de Cultura!!!: Ônibus espacial Discovery será lançado somente em ...: "Nova data da missão STS-133 foi definida para 3 de fevereiro.Transporte de astronautas à ISS será última tarefa do veículo.Do G1, em São P..."

Ônibus espacial Discovery será lançado somente em 2011



Nova data da missão STS-133 foi definida para 3 de fevereiro.
Transporte de astronautas à ISS será última tarefa do veículo.

Do G1, em São Paulo
A agência espacial norte-americana anunciou nesta sexta-feira (3) o adiamento da última missão do ônibus espacial Discovery para, no mínimo, 3 de fevereiro de 2011. A operação STS-133, que levará uma equipe de seis astronautas e um robô humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS), estava prevista para decolar do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, no dia 17 de dezembro.
O novo adiamento acontece após um vazamento durante o abastecimento da espaçonave ter abortado o início da viagem em 5 de novembro. Ao todo, foram sete atrasos na missão, com as datas sendo alteradas à medida que um problema surgisse, desde vazamentos até reparos em sistemas de pressurização do ônibus espacial.
Discovery é transportada para a plataforma de lançamentoÔnibus espacial Discovery é transportado para plataforma de lançamento. (Foto: arquivo / Nasa)
Durante coletiva de imprensa, membros da Nasa afirmaram que testes ainda precisam ser realizados para a liberação do voo. Para Bill Gerstenmaier, administrador de operações especiais da agência, mesmo com o esforço das equipes, o prazo anterior não poderia ser cumprido.
O programa de ônibus espaciais da Nasa será abandonado, após quase 3 décadas levando astronautas, satélites e equipamentos ao espaço. Ao todo, foram 143 milhões de milhas viajadas (cerca de 230 milhões de quilômetros), 5.628 voltas ao redor da Terra e 246 passageiros em missões da Discovery.
O último a ir ao espaço será o transportador Endeavour, com lançamento previsto para o dia 1 de abril de 2011.