domingo, 20 de novembro de 2011

(Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


Inscrições abertas para o Programa Pesquisador Visitante

Estão abertas, até 27 de novembro, as inscrições para o Programa Pesquisador Visitante da Fiocruz, que tem como objetivo selecionar pesquisadores para atuarem em projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) terá 23 vagas, nos seguintes perfis:
Biologia Molecular
Bioquímica
Biologia Molecular e Celular
Entomologia e Malacologia de Parasitos Vetores
Farmacologia
Farmacologia Cardiorenal
Genética Animal
Genética Molecular e de Micro-organismos
Imunologia
Imunologia Aplicada
Microbiologia
Parasitologia
Protozoologia de Parasitos
Virologia
O programa, que tem duração de 24 meses prorrogáveis por mais 12, é destinado a pesquisadores com doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais. Os interessados em concorrer a uma das bolsas oferecidas deverão realizar a inscrição por meio do formulário online, disponível nosite do programa, que é uma parceria da Presidência da Fiocruz com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR). O resultado será divulgado em 19 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui ou pelo email programapvisitante@fiocruz.br
Acesse o edital do Programa.

01/01/11
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

France Presse
18/11/2011 00h24 - Atualizado em 18/11/2011 09h53

Neutrinos voltam a superar 



velocidade 



da luz na Europa

Novos testes realizados pela equipe Ópera repetiram resultados anteriores.
Velocidade da luz é considerada limite máximo no Universo.


D

Neutrinos, partículas elementares da matéria, voltaram a se mostrar mais velozes que a luz em novos testes realizados sobre 730 km entre Suíça e Itália, informou nesta sexta-feira (18) o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).
Para tentar eliminar uma possível fonte de erro na medição anterior, a equipe internacional de experimentação Ópera utilizou um novo feixe de prótons para produzir os neutrinos enviados em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália.
"Com o novo tipo de feixe produzido pelos aceleradores do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), fomos capazes de medir com precisão o tempo de percurso dos neutrinos", explicou Darío Autiero, cientista do Instituto de Física Nuclear de Lyon (França) e responsável de análises de medidas da equipe Ópera.
Na nova experiência, iniciada no final de outubro, vinte neutrinos puderam ser detectados no laboratório de Gran Sasso, e estas novas medidas "não mudam em nada a conclusão inicial de que os neutrinos parecem viajar mais rápido do que deveriam", destacou o CNRS.
Em 22 de setembro passado, a equipe Ópera anunciou que alguns neutrinos haviam percorrido os 730 km superando ligeiramente (por 6 km/s) a velocidade da luz no espaço (cerca de 300.000 km/s), considerada até o momento um limite insuperável.
"Os vinte neutrinos que avaliamos forneceram uma precisão comparável aos 15 mil que fundamentaram nossa medição inicial", assinalou Autiero. Os feixes de prótons utilizados para produzir os neutrinos eram ultracurtos (três nanosegundos) e estavam espaçados em 524 nanossegundos, o que permitiu afinar as medições.
Para Autiero, "exames complementares" e "medições independentes" são necessários antes que "a anomalia de tempo de voo" dos neutrinos (ou sua velocidade superior a da luz) possa "ser confirmada ou rejeitada".
O neutrino é muito difícil de se detectar, porque está desprovido de carga elétrica e atravessa a matéria sem se deter. Se for confirmada, esta velocidade superior a da luz obrigará a uma revisão da física atual, incluindo a teoria de Einstein.

Vestibular e Educação G1 Algumas dicas de Matemática.


Física e Matemática: aprenda duas soluções diferentes para uma mesma questão07:33

Matemática: equação do 2º grau / raízes: soma e produto03:05

Matemática: trigonometria dos ângulos notáveis03:30


No G1 As Principais dicas...


Estudantes correm para não ficar de recuperação