terça-feira, 3 de junho de 2014

app.na.readspeaker.com/cgi-bin/rsent?customerid=5147&lang=pt_br&readid=main&url=http%3A//www.wdl.org/pt/item/11378/&audiofilename=WDL-11378



app.na.readspeaker.com/cgi-bin/rsent?customerid=5147&lang=pt_br&readid=main&url=http%3A//www.wdl.org/pt/item/11378/&audiofilename=WDL-11378

Descrição

  • Shang shu (O livro dos documentos), também chamado Shu jing (O livro da história), é um dos Cinco Clássicos do cânone confuciano que influenciaram imensamente a história e a cultura da China. As traduções do título são muitas, incluindo Clássico da históriaClássico dos documentos,Livro da históriaLivro dos documentos ou Livro dos documentos históricos. Há várias cópias e versões do Shang shu, atribuído a Confúcio, mas sua história é obscura. A obra é uma compilação de discursos de figuras importantes e registros de eventos na China antiga. A cópia é uma edição do final do período Song, compilada por Jin Lüxiang (1232 a 1303), nativo de Lanxi, na província de Zhejiang, que viveu durante o final da dinastia Song do Sul e o início da dinastia Yuan. No início da dinastia Yuan, ele abdicou de seu cargo oficial e se retirou em sua casa para ensinar e ministrar aulas na Lize Shuyuan, uma das quatro grandes instituições acadêmicas dos Song do Sul, próxima a Jinhua. Educado pelo filósofo neoconfuciano Wang Bo (1197 a 1274), Jin Lüxiang se interessou desde cedo por temas como astronomia, ritos e estratégias militares, mas também se tornou conhecido como estudioso do neoconfucionismo e dos clássicos. Uma de suas primeiras obras,Shang shu zhu (O livro da história com comentários), em 12 juan, não sobreviveu. Yuan shi (Ahistória de Yuan) o lista como uma obra de quatro juan. A julgar pelos subtítulos e pela paginação, a edição apresentada aqui é uma obra em dois juan, compilada por Jin Lüxiang no final de sua vida após anos de estudo, pesquisa e compilação de comentários. Ela provavelmente foi impressa durante o período entre o final da dinastia Song e início da Yuan. O primeiro juan contém documentos relacionados aos períodos pré-históricos de Yu, Xia e Shang, bem como aos imperadores pré-dinásticos Yao e Shun. O segundo juan lida com a dinastia Zhou. O livro tem várias linhas de marcação, sinais de pontuação, tonais e outros, posicionados ao lado dos caracteres ou com os caracteres circulados. Fora das margens há vários textos, em pequenos caracteres, de ambos os lados, no topo e na parte inferior das páginas, o que demonstra um estilo individual diferente daquele usado em outros clássicos anotados. Em suas anotações, Jin seguiu os princípios neoconfucianos de Zhu Xi, mas também adotou ideias de outras escolas e adicionou seu próprio ponto de vista. Esta é uma cópia impressa muito antiga, tendo sofrido danos. Para manter a integridade da obra, as páginas faltantes foram copiadas e adicionadas. A obra tem várias inscrições, uma delas escrita por Gu Mei (que prosperou entre 1653 e 1683), um poeta dos Qing que também escreveu o prefácio às páginas substituídas. Outras inscrições são de Zhou Chun (jin shi1754) e três outros estudiosos da dinastia Qing: Xu Tang, Hang Shijun e Jiang Yuanlong. A obra contém várias dezenas de impressões de selos.

Compilador

Data de Criação

Informação da Publicação

  • Jian'an, Fujian, China

Idioma

Título no Idioma Original

  • 尚書表註

Lugar

Período

Tópico

Outras Palavras-Chave

Tipo de Item

Descrição Física

  • 2 juan, 2 volumes, 17,8 x 12,4 centímetros

Observações

  • A Biblioteca Digital Mundial apenas exibe o prefácio e o juan 1.

Instituição

Descrição

  • A Secretaria de Saúde da Flórida publicou este cartaz em 1916. Reflete a crescente conscientização, por parte das instituições de saúde no início do século XX, da origem microbiana das doenças e ilustra os esforços dos órgãos de era visto como a principal causa de doença: condições de vida insalubres. Executadas em um estilo similar às tapeçarias e calendários de cozinha produzidos por anunciantes, as ilustrações mostram a interação entre pragas e alimentos. Os cartazes refletem os primeiros esforços de agências governamentais para traduzir os avanços das ciências médicas e biológicas em políticas de saúde eficazes e padrões de vida mais elevados. O tom de ensino moral e prático, e o apelo do cartaz para as lições de história recente são típicos do período.

Criador

Data de Criação

Informação da Publicação

  • Record Co., St. Augustine, Florida

Idioma

Título no Idioma Original

  • From Flies and Filth to Food and Fever

Lugar

Período

Tópico

Outras Palavras-Chave

Tipo de Item

Descrição Física

  • 1 folha: ilustrado; 54 x 29 centímetros

Observações

  • Impresso em tecido; texto em vermelho, dentro de uma borda ilustrada gravada. Primeiras linhas: "O Conselho Estadual de Saúde da Flórida pede que você leia, com todo cuidado e atenção, este cartão. Em seguida, pergunte a si mesmo, se as moscas não deveriam ser destruídas ou, pelo menos, se não deveria ser feito um esforço para evitar a poluição dos alimentos que estão sendo preparados para você comer. " Últimas linhas: "Veja as ilustrações na margem. Elas são nojentas, é verdade. As moscas também são. No entanto, a náusea que o seu estômago sente só de olhar não se compara aos prováveis e possíveis benefícios que você receberá se prestar a devida atenção sugerida pelas gravuras."

Coleção

Instituição

Descrição

  • Zakarīyā ibn Muḥammad al-Anṣārī, um jurista da escola shafi’i, professor e sufi, nasceu no Egito e estudou em al-Azhar, o centro sunita islâmico de aprendizado no Cairo. Ao longo de sua longa carreira (ele viveu cerca de 100 anos), al-Anṣārī ocupou muitos cargos, como juiz e autoridade sufi. Ele é reconhecido como uma figura central na jurisprudência sunita medieval. Ele estudou com grandes professores da época e influenciou as gerações posteriores, sendo referido pelo título honorário Shaykh al-Islam. Manhaj al-Ṭullāb (Guia do estudante) é seu resumo da obra Minhaj, de Nawawi, uma grande referência jurídica a partir do século XIII. Ele foi seguido por comentários mais longos de vários autores e se tornou um texto de ensino padrão, que foi frequentemente reimpresso na Editora Bulaq e em outros lugares. A imprensa foi uma das principais instituições estabelecidaspelo suserano visionário Muḥammad ʻAlī (reinou entre 1805 e 1849). Fundada de acordo com princípios administrativos modernos, ela servia ao governo e aos indíviduos, produzindo obras sobre ciência, engenharia e história, além de clássicos literários e islâmicos. Esta cópia foi impressa na Editora Bulaq em 1868, sob a supervisão de seu diretor, Husayn Husni. O livro é imediatamente reconhecível por sua aparência, tipografia, papel e layout como um produto da famosa editora. O colofão é típico da época, contendo um longo encômio a Isma’il Pasha, que governou o Egito.

Autor

Colaborador

Data de Criação

Informação da Publicação

  • Editora Bulaq, Cairo

Idioma

Título no Idioma Original

  • منهج الطلاب

Lugar

Período

Tópico

Outras Palavras-Chave

Tipo de Item

Descrição Física

  • 194 páginas; 20 centímetros

Instituição

Referências

  • Khalid Azab and Ahmad Mansur, Matba’at Bulaq (The Bulaq Press), (Alexandria, Egypt: Bibliotheca Alexandrina, 2005), (in Arabic), http://www.bibalex.org/bulaqpress/En/Bulaq.htm (in English).
  • Abu Futuh Radhwan, Tarikh Matba’at Bulaq (History of the Bulaq Press), (Cairo: Amiriyah Press, 1953), (in Arabic).

Instituições de ensino islâmicas clássicas no Hindustão - Biblioteca Digital Mundial

Instituições de ensino islâmicas clássicas no Hindustão - Biblioteca Digital Mundial



Descrição

  • Esta obra trata da história do ensino em madrassas na Índia, de suas mais antigas fundações sob osultão Mahmud Ghaznavi (979 a 1030), um patrono do aprendizado que governava um extensoimpério que incluía a maior parte do que hoje é o Afeganistão, o leste do Irã, o Paquistão e onoroeste da Índia. As madrassas, ou escolas religiosas islâmicas, foram disseminadas após o iníciodo sultanato em Deli em 1206, posicionando-as entre as mais antigas instituições ativas da Índia. Asprimeiras madrassas eram centros de aprendizagem onde eram educados os filhos de governantese dos funcionários da administração do governo. Quando o governo muçulmano sucumbiu diantedo surgimento do Raj britânico, as madrassas perderam sua reputação como centros de excelênciae sofreram na competição com o ensino moderno. O envolvimento dos líderes das madrassas narebelião de 1857 fez com que eles se tornassem suspeitos aos olhos dos britânicos, mas o ensinoislâmico ressurgiu com a criação, em 1866, de um seminário muçulmano chamado Darul Uloom,em Deoband. O seminário desempenhou um papel duplo na disseminação do conhecimentoislâmico e na mobilização de muçulmanos indianos para participarem da luta nacionalista quevisava a expulsão dos britânicos. Este livro detalha a distribuição das madrassas e descreve osmétodos de ensino e os currículos nas escolas madrassas indianas e persas. Ele inclui informaçõessobre alunos e renomados estudiosos do sistema de ensino islâmico, além de poetas e sua poesia.

Autor

Data de Criação

Informação da Publicação

  • Shaikh Abdul Karim, Amritsar, Índia

Idioma

Título no Idioma Original

  • ہندوستان کی قدیم اسلامی درسگاہیں

Lugar

Período

Tópico

Outras Palavras-Chave

Tipo de Item

Descrição Física

  • 130 páginas, 23,4 x 15,1 centímetros

Instituição