terça-feira, 3 de junho de 2014

Instituições de ensino islâmicas clássicas no Hindustão - Biblioteca Digital Mundial

Instituições de ensino islâmicas clássicas no Hindustão - Biblioteca Digital Mundial



Descrição

  • Esta obra trata da história do ensino em madrassas na Índia, de suas mais antigas fundações sob osultão Mahmud Ghaznavi (979 a 1030), um patrono do aprendizado que governava um extensoimpério que incluía a maior parte do que hoje é o Afeganistão, o leste do Irã, o Paquistão e onoroeste da Índia. As madrassas, ou escolas religiosas islâmicas, foram disseminadas após o iníciodo sultanato em Deli em 1206, posicionando-as entre as mais antigas instituições ativas da Índia. Asprimeiras madrassas eram centros de aprendizagem onde eram educados os filhos de governantese dos funcionários da administração do governo. Quando o governo muçulmano sucumbiu diantedo surgimento do Raj britânico, as madrassas perderam sua reputação como centros de excelênciae sofreram na competição com o ensino moderno. O envolvimento dos líderes das madrassas narebelião de 1857 fez com que eles se tornassem suspeitos aos olhos dos britânicos, mas o ensinoislâmico ressurgiu com a criação, em 1866, de um seminário muçulmano chamado Darul Uloom,em Deoband. O seminário desempenhou um papel duplo na disseminação do conhecimentoislâmico e na mobilização de muçulmanos indianos para participarem da luta nacionalista quevisava a expulsão dos britânicos. Este livro detalha a distribuição das madrassas e descreve osmétodos de ensino e os currículos nas escolas madrassas indianas e persas. Ele inclui informaçõessobre alunos e renomados estudiosos do sistema de ensino islâmico, além de poetas e sua poesia.

Autor

Data de Criação

Informação da Publicação

  • Shaikh Abdul Karim, Amritsar, Índia

Idioma

Título no Idioma Original

  • ہندوستان کی قدیم اسلامی درسگاہیں

Lugar

Período

Tópico

Outras Palavras-Chave

Tipo de Item

Descrição Física

  • 130 páginas, 23,4 x 15,1 centímetros

Instituição

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