Aqui você encontra: Cultura, Educação, Artigos Científicos e sugestões para o seu estudo. O que irá diferenciar está revista eletrônica, ter, em um futuro breve, seus artigos em áudio, lidos pelos autores e/ou por programas e projetos de extensão como: 'Biblioteca Falada' - A UNESP/ FAAC, faz adaptação de textos e vídeos para áudios. Permitindo assim que DISLÉXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto. http://www.acessibilidadeinclusao.com.br/ José Robson de Almeida.
domingo, 5 de agosto de 2012
Enem 2012: os assuntos mais comuns na prova de matemática
Professores apontam porcentagem, probabilidade e geometria como temas quentes
RIO - Em tempos de Jogos Olímpicos, a prova de Matemática e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ser comparada a uma maratona. São 45 questões para responder, além de outras 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e uma redação no mesmo dia. Para ajudar na sua preparação, O GLOBO ouviu professores para elencar os assuntos mais recorrentes no Enem.
VEJA TAMBÉM
Dois temas precisam estar na ponta da língua dos vestibulandos: porcentagem e proporção, principalmente quando aplicados a interpretação de tabelas e gráficos. Análise combinatória, probabilidade e progressões aritméticas e geométricas também são bastante comuns.
- Há uma gama muito grande de conteúdos exigidos, mas o foco é principalmente na análise de dados e suas representações gráficas. Eu ressaltaria também questões relacionadas às funções, tanto na forma gráfica quanto na análise matemática mais profunda. Além disso, a geometria também é muito importante. É essencial dominar os conteúdos da geometria plana e transferir esses conhecimentos para a geometria espacial, ao enxergar quais formas planas formam o sólido que é apresentado - afirma o professor Lúcio Coelho, do Colégio CEL.
Paulo Henrique Silva, que dá aula da disciplina no Colégio pH, explica que os temas citados são mais fáceis de serem contextualizados e por isso aparecem em muitas perguntas. Ao mesmo tempo, é característico do Enem não puxar muito no conteúdo. Segundo ele, um dos maiores adversários dos estudantes costuma ser o tempo: em média, cada candidato tem três minutos e meio para escolher a resposta certa. Silva diz que só com muita prática é possível alcançar este resultado.
- O ideal é tentar fazer exercícios e provas anteriores dentro deste tempo. O exame é cruel, porque não aprofunda muito, mas é longo e com muitas questões. É indispensável treinar o controle do tempo. Quanto mais exercícios fizer, mais facilidade o aluno terá para identificar o que está sendo pedido e o caminho para a resolução do problema. Só com treino ele vai conseguir interpretar rápido o enunciado - explica o professor.
Coelho ressalta que o fato motivacional não pode ser deixado de lado. Por isso, ao começar o Enem, o estudante deve buscar itens que já domina e tem mais facilidade. Na medida em que for ganhando confiança, seu rendimento tende a melhorar no restante da prova. O professor Jorge Luiz Frias, do A. Liessin, concorda.
- O mais importante é o aluno ler a prova inteira. Porque ela é feita de uma forma que são poucos os que conseguem chegar até o final. Então, se encontrou algum tipo de dificuldade, passa para a próxima. O ideal é acertar todas as fáceis, a maioria das médias e o que conseguir das mais difíceis - diz Frias, relembrando que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que enquadra as questões nas três categorias.
em http://oglobo.globo.com/vestibular/enem-2012-os-assuntos-mais-comuns-na-prova-de-matematica-5636718#ixzz22hAPZ2zr
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
SUL DA ÁSIA E ÁSIA CENTRAL
435 itensEUROPA
2833 itensOCEANIA E PACÍFICO
40 itensNORTE DE ÁFRICA E MÉDIO ORIENTE
640 itensSUDESTE DA ÁSIA
59 itensAMÉRICA DO NORTE
258 itensÁFRICA
217 itensAMÉRICA LATINA E NO CARIBE
1332 itensLESTE DA ÁSIA
560 itens
Artigos recentemente adicionados ou atualizados
2 de agosto de 2012
- Comente sobre compêndio mero de astronomiaO autor deste comentário, Salah al-Din Muhammad ibn Musa, também conhecido como Qadi Zada (filho do juiz) nasceu em Bursa (Turquia) em 1364 e morreu em Samarkand ...
- Conceitos básicos de aritméticaAcredita-se que Bahaa al-Din al-Amili (1547-1621 d. C. 953-1031 d. H.) nasceu em Baalbek, no Líbano, mas sua família mudou-se para Herat, no Afeganistão de hoje ...
- Mapa de toda a ilha de CubaVinckeboons Joan (1617-1670) foi um cartógrafo holandês e gravador de uma família de artistas de origem flamenga. Ele foi contratado na empresa Companhia Holandesa da Índia Ocidental e elaborou mapas ...
Últimos tweets a Biblioteca Digital Mundial
- @ WDLorg:1616 mapa do # Paraguai eo Rio de la Plata bacia, feita pelo famoso cartógrafo holandês Willem Blaeu. bit.ly/N2ByXx # WDLTour
- @ WDLorg:
- @ WDLorg:Um retrato de 1869 de um Galla (Oromo) pelo artista escocês William mulher Simpson. bit.ly/N3Qdne http://t.co/Xt6NZNv9
UNESCO
|
|
Documentos e publicações de mais recente da UNESCO
| ||||||||||||||||||||
|
Assinar:
Postagens
(
Atom
)