quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estou repassando porque estou ao lado deles e digo mais... se fosse uma turma de bandidos, invadindo o quartel, quem apareceria seria o pessoal dos "direitos humanos"! Estariam lá na porta defendendo o direito deles de serem ouvidos, como são trabalhadores e verdadeiros heróis, não só pelo que fazem, mas também porque conseguem sobreviver dignamente com esse salário de fome então não tem valor para essa turma! 


                       Mensagem Reencaminhada

 
Caros amigos, peço que divulguem esse e-mail, para que a
população do Rio de Janeiro e do Brasil saiba o que acontece, 
de verdade, em nosso Estado.

Grato, Robson Simas – Cel BM RRem





 
CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


Povo Fluminense,
Os Bombeiros do Rio de Janeiro, profissionais trabalhadores, ordeiros e competentes, em respeito à população que sempre defenderam, por vezes com o sacrifício da própria vida, vem a público esclarecer o que tem ocorrido na Corporação e no Governo do Estado e o que levou companheiros e seus familiares a desafiarem os desmandos do Comandante Geral Cel Pedro Marco e doGovernador Sérgio Cabral.
Como sabemos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é uma corporação voltada para a preservação de vidas e proteção de Bens da população do Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo da sua existência, o CBMERJ sempre se pautou pela hierarquia e disciplina e também pela credibilidade de seus serviços, estando ao lado da população Fluminense em todas as suas aflições e enfrentando com bravura as calamidades naturais que atingem o Estado. São inúmeras as vidas salvas e os bens preservados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, que a população chama carinhosamente de Heróis. Ao nos formarmos,juramos defender a população com o Sacrifício da nossa própria vida e assim temos feito ao longo desses 155 anos de existência.
A Corporação recolhe cadáverescombate os mosquitos da dengueatua nas UPAS, guarnece o sambódromo no carnaval e atua no Rock in Rio (sem remuneração extra, embora o evento seja cobrado ao público), além de exercer as suas funções de salvamentos e combate à incêndio, recebendo um dos PIORES SALÁRIOS pagos pela categoria no Brasil (tabela ao Final).
O reequipamento da Corporação não é mérito do Governador, mas sim da população do Estado do Rio de Janeiro que paga a taxa de incêndio e que, ainda assim, não sabe que os recursos não são totalmente destinados à Corporação.
A Ira do Sr. Sérgio Cabral, com os Bombeiros, vem de 2009, quando foi vaiado pela Corporação durante o lançamento da Campanha “Cultura Antidengue” no ginásio do Maracanãzinho e desde então tem discriminado os Bombeiros militares, sejam nas gratificações (usando seu poder de discricionariedade) seja nas condições de trabalho (vocês viram alguma homenagem aos heróis que morreram na calamidade da Região Serrana?)
Agora, a população do Estado do Rio de Janeiro, assiste a suaCorporação de heróis ser aviltada e achincalhada pelas atitudes ditatoriais do Governador Sérgio Cabral que culminou com os manifestantes adentrando o Quartel Central da Corporação, no ultimo dia 03, para serem ouvidos pelo seu Comandante Geral,que omisso, serviu de “pau mandado” do governador Sérgio Cabral eignorou os clamores de sua Tropa, nem comparecendo ao local.
O Governador Sérgio Cabraladotando os melhores recursos da DITADURA, mandou o BOPE invadir com tiros e bombas o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, ferindo militares honestos, mulheres e crianças indefesas. Atitude inadmissível em um Estado democrático de Direito!
Porque o Comandante Geral do CBMERJ, Cel Pedro Marco, não tomou as medidas necessárias para a retirada de seus militaresdo pátio do Quartel Central? Estavam todos desarmados e com seus familiaresNão era necessário o uso da força e sim do diálogoOs Bombeiros são pacíficos por natureza.
O Governador nunca gostou da Corporação. Nomeou para Secretário o Ex médico do CBMERJ Sérgio Côrtes, um homem que deixou a Corporação por não concordar com os baixos salários e a carga de trabalho excessiva e agora nada faz para ajudar a Corporação, apenas integra os desmandos administrativos e superfaturados do Governo do Estado na área da saúde.
Assistimos perplexos ao Comandante Geral da PMERJ usurpar o Comando do CBMERJ e se dirigir, dentro do quartel dos Bombeiros, à tropa de profissionais honestos como se bandidos fossem.
Nossos militares foram presos e conduzidos aos quartéis da PMERJ como criminosos apenas por reivindicar dignidade profissional!
Se nossos companheiros erraram ao ADENTRAR a SUA SEGUNDA MORADA, o Governador foi CRIMINOSO e DITATORIAL ao ordenar ainvasão do Quartel Central dos Bombeiros pelo BOPE com uso deFORÇA, TIROS E BOMBAScomo se ali fosse uma antro de criminosos e não de profissionais que arriscam a sua vida pela população, CAUSANDO FERIMENTO EM MULHERES E CRIANÇAS e obrigando a nossos companheiros ao confronto.
AJUDEM AQUELES QUE SEMPRE O SOCORRERAM!!!
NUNCA DEIXAMOS DE ATENDER E SOCORRER A POPULAÇÃO!
MOSTRE A SUA INDIGNAÇÃO POR ESSE ATO VIOLENTO E DITATORIAL DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL!!!
MOSTRE O SEU APOIO AOS BOMBEIROS!
ENVIEM  ESSA  CARTA  PARA TODOS OS SEUS AMIGOS.
ACOMPANHEM E APOIEM O NOSSO MOVIMENTO PELO SITEhttp://www.sosguardavidas.com  
SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:
01º - Brasília - R$ 4.129.73

02º - Sergipe – R$ 3.012.00

03º - Goiás – R$ 2.722.00

04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00

05º – São Paulo – R$ 2.170.00

06º – Paraná – R$ 2.128,00 1

07º - Amapá – R$ 2.070.00

08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00

09º - Maranhão– R$ 2.037.39

10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00

11º - Alagoas - R$ 1.818.56

12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00

13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14

14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00

15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00

16º - Tocantins – R$ 1.572.00

17º - Amazonas – R$ 1.546.00

18º - Ceará – R$ 1.529,00

19º - Roraima – R$ 1.526.91

20º - Piauí – R$ 1.372.00

21º - Pernambuco – R$ 1.331.00

22º - Acre – R$ 1.299.81

23º - Paraíba – R$ 1.297.88

24º - Rondônia – R$ 1.251.00

25º - Pará – R$ 1.215,00

26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00

27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)

Educação, Aqui, É Sinônimo de Cultura!!!: 08/06/2011 08h30 - Atualizado em 08/06/2011 08h30...

Educação, Aqui, É Sinônimo de Cultura!!!:
08/06/2011 08h30 - Atualizado em 08/06/2011 08h30...
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08/06/2011 08h30 - Atualizado em 08/06/2011 08h30

Em escola do Rio, experimentos despertam o interesse pela física

Carrinho movido por ratoeira e foguete de plástico ajudam a entender teoria.
Aulas práticas animam os estudantes.

Affonso AndradeDo G1, no Rio
Todo aluno de ensino médio já se apavorou com as aulas e provas de física. Mas e se no dia a dia da matéria houvesse mais atividades práticas? Foi o que fez o professor Alfredo Mitidieri, do Colégio Santa Mônica de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Com o apoio da direção, ele incorporou dois projetos ao calendário acadêmico da instituição: um carrinho movido por uma ratoeira e foguetes de garrafa pet que são lançados ao ar com ajuda da água.

“Começou com uma ideia da turma em fazer algo menos teórico. Ao mesmo tempo, a direção pediu novas atitudes e metodologias para que a física deixasse de ser tão mitificada e não tivesse tantas reprovações”, diz Mitidieri.

Os alunos, claro, aprovaram a nova forma de aprender a matéria. A estudante Sthefanie Barbosa ressalta a importância de vivenciar o que o professor explica em sala de aula.

“Os experimentos são utilizados para que os alunos tenham contato direto com determinado conceito físico. Nós pesquisamos, perguntamos e percorremos todo o caminho para concretizar algum fenômeno”, relata Sthefanie.

A oportunidade de tirar as fórmulas do quadro negro e utilizá-las no dia a dia anima os estudantes. Além do conceito básico, o trabalho em grupo nos experimentos ajuda na hora de voltar para a teoria.
“A gente consegue levar a brincadeira da prática para a sala de aula. Na hora da prova, conseguimos lembrar do que utilizamos nos projetos e isso facilita”, analisa Matheus Ribeiro, que tem o sonho de construir um foguete moderno, com chips de programação, utilizando o que aprendeu nas aulas de física.

Apesar de ser uma “brincadeira”, os experimentos precisam ser levados muito a sério. Eles fazem parte da avaliação dos alunos. O dia de prova se transforma em uma verdadeira competição. E ganha ponto o trabalho mais eficiente e também o mais bonito.

Mesmo com toda essa tensão para ver seu projeto ser o “vencedor”, os jovens deixam o clima de rivalidade de lado. Matheus conta que toda a turma fica animada e unida para torcer por seus trabalhos e pelos colegas.

“O dia de prova é uma loucura só. Ficam todos na arquibancada gritando, berrando. Quando o foguete sobe, todo mundo canta junto. Todo mundo adora”.

Carrinho de ratoeira

O projeto dos carros movidos à ratoeira é famoso nos Estados Unidos, onde são comercializados e utilizados em competições. Alfredo Mitidieri descobriu o projeto na internet e se convenceu de que seria uma boa oportunidade de exemplificar de forma fácil uma matéria tão temida pelos alunos.

“O que eu fiz foi pegar um projeto já existente e implantar na escola, explicando fisicamente o seu funcionamento”, diz.

A mola da ratoeira funciona como um motor para o carrinho. Há uma transformação da energia potencial elástica da mola em energia cinética.

“Justamente esta transformação de energia que deixavam os alunos assutados. Olhavam e apenas aceitavam o conceito. Hoje em dia, eles entendem com a prática”, explica o professor. Ele acrescenta que o rendimento da turma melhorou.

“Melhorou o relacionamento com a turma, pois passei a criar um vínculo maior com os alunos, uma relação de amizade. A matéria na prática me ajuda a analisar outros níveis da aprendizagem, como o trabalho em grupo”, afirma.

Foguete de plástico
O foguete propulsionado à água é um trabalho mais complexo, mas com um resultado mais vistoso e satisfatório para o professor e os alunos. Ele funciona com o princípio da ação e reação. O experimento é feito com uma garrafa pet.

“Nós botamos água dentro da garrafa e, ao introduzirmos ar, ele fica pressurizado. Então, quando liberamos o gatilho da base de lançamento, o ar empurra a água para fora como uma ação. A reação é a água que empurra o foguete para cima”, diz Mitidieri. O professor explica como utiliza a parte teórica da física no projeto, que também tem um paraquedas, que se abre na hora da descida do foguete.