Natureza 469 , 5 (06 de janeiro de 2011) doi: 10.1038/469005a
Publicado on line 05 de janeiro de 2011
O Ano Internacional da Química está em curso. Químicos deve comemorar passado de sua disciplina como a fundação de outros campos, e encarar o futuro com o aumento da confiança.
termos Assunto:Química Comunicação comunidade de investigação
ferramentas de artigo
日本语 要约
Online coleção
"A química pode ser uma coisa boa e ruim", disse o comediante Adam Sandler EUA. "Química é bom quando você faz amor com ele. Química é ruim quando você fazer o crack com ele. "
Os bons pontos abundante de química estão a ser promovidos para o público este ano. Sob a bandeira oficial das Nações Unidas do Ano Internacional da Química, químicos em todo o mundo estão a unir as mãos para celebrar o seu assunto. Por que 2011? Formalmente, é para marcar o 100 º aniversário de Marie Curie recebem o Prêmio Nobel de Química por sua descoberta do rádio e polônio. Informalmente, os químicos são, sem dúvida afiado para o seu tempo no sol. No ano passado foi o Ano da Biodiversidade e 2009 foi o Ano da Astronomia. O Ano Polar Internacional se estendia desde 2007 em 2008 e 2005 foi o Ano Internacional da Física. É hora de Química Chegou seguramente - é de 350 anos, afinal de contas, desde que Robert Boyle publicou O Chymist Cético e colocar a disciplina científica firmemente no mapa moderno (ver página 30 ).
É lamentável para os campeões da química que suas figuras icônicas tem que ser compartilhada com outras disciplinas. No mundo de fala Inglês, Boyle é talvez o mais comumente associado com a sua legislação relativa a pressão eo volume de um gás, e assim com a física. E ele não é portador apenas compartilhada padrão. Mesmo os organizadores do espetáculo deste ano, a química está negociando sobre a reputação de alguém cuja fama depende fortemente de seu fascínio fatal com radioatividade, para o qual Curie foi premiada com o 1903 do Prêmio Nobel em Física.
"Não há escassez de problemas a que os químicos podem contribuir com soluções".
Esta situação é ainda mais crítica na pesquisa moderna. Química é muitas vezes central, com os princípios e as descobertas que permitem trabalhar em outros assuntos. Sua capacidade de reagir e reorganizar a matéria para aplicações tais como armazenamento de energia, novos materiais e processos industriais mais eficientes é fundamental para a tecnologia moderna. No entanto, muitas vezes, outras disciplinas como a ciência dos materiais emergir como o público tem de sucessos como.
Unsung Heroes
Natureza chamou a atenção para esta síndrome em 2001 ( Nature 411 , 399 , 2001 ). A "falta de química do tipo 'significa' preciso e identificável uma que a disciplina é facilmente mal interpretada", que escreveu, "e aqueles que nela trabalham são frequentemente subestimados". Uma década depois, este tornou-se uma causa popular para aqueles que procuram promover os benefícios das ciências químicas. Os organizadores da festa deste ano, por exemplo, querem "melhorar a compreensão e apreciação da química por parte do público" e "promover o papel da química em contribuir com soluções para desafios globais".
Não há dúvida de que importantes avanços da química muitas vezes falta o reconhecimento generalizado de que eles merecem. O que pode ser feito para mudar isso? Embora os químicos têm razão em sublinhar que o seu trabalho sustenta grande parte da ciência moderna, essas fundações raramente são aclamados. Mas talvez a química tem menos um problema de imagem pública do que uma falta de vontade de se afirmar. Para sob a forma utilitarista que a química feeds em outras disciplinas, tem uma rara e maravilhosa majestade em seus próprios termos. Talvez esta seja a satisfação suficiente para muitos. Testemunha edição desta semana da Nature : ao lado variedade de perspectivas sobre a química eo seu futuro (ver página 23 ), publicamos três trabalhos importantes em todo o campo, em química supramolecular, química orgânica e bioquímica (ver páginas 72 , 76 e 116 ). E como o ano se desenrola, pretendemos publicar uma investigação mais proeminentes das ciências moleculares, bem como uma série de opiniões sobre alguns dos temas mais atraentes da área.
No entanto, como o financiamento da ciência torna-se mais competitivo e é avaliado pelos resultados visíveis, os organizadores da campanha de química têm o direito de buscar crédito onde é devido. Talvez o foco se deslocará para químicos como as fronteiras entre os campos continuam a se confundir. Como os biólogos, por exemplo, ampliar a ação de moléculas para testar os processos fisiológicos e celulares, incluindo a forma como as células se comunicam, eles estão efetivamente trabalhando como químicos - embora os químicos que trabalham com as moléculas de grandes dimensões.
Há outras maneiras de aumentar o perfil da química. Em trabalhos de biologia, e muitos trabalhos de síntese química, as referências fundamentais da química de base - as descrições de síntese e caracterização de compostos - são muitas vezes relegados para informações complementares, onde elas podem definhar despercebido e sem créditos. Os químicos freqüentemente reclamam que a análise de citações deve ser alterado para explicar isso.
Alcance global
Uma função importante do ano de química será trazer à luz contribuições ocultas para a ciência ea sociedade em geral. Certamente, não há escassez de problemas globais para que os químicos podem contribuir com soluções, tais como a busca de energia limpa. E a Royal Society of Chemistry em Londres, afirma que cerca de 20 % do produto interno bruto da Grã-Bretanha já está baixo para o trabalho de químicos.
A química é um campo maduro, mas a sua, produtiva e influente dias emocionantes estão longe de acabar. Em poucos anos passados sozinhos, Nature publicou resultados de pesquisa de ponta nas farmácias em toda a disciplina. Alguns têm sondado as propriedades do grafeno material emergentes ( ver página 14 ) e experiências com a nova ferramenta de DNA nanotecnologia para concepção e montagem de máquinas moleculares. Outros já publicou detalhes de melhoria e novos materiais para dispositivos de armazenamento de energia. Os químicos orgânicos mostraram como moléculas complexas podem ser feitas sem a necessidade de abrigar os grupos de proteção comumente usados para proteger as moléculas frágeis da decomposição durante as reações. E o uso de nanopartículas de ouro em reações de oxidação revelou detalhes fundamentais de catálise - o motor de grande parte da química e da vida - e reforçou o trabalho mais vasto de químicos que se esforçam para desenvolver mais limpo e menos poluente processos industriais (ver página 18 ).
Se a química pode ser verdadeiramente bons e maus, como Sandler observados, então o mesmo pode ser dito para todas as ciências, como para todos os esforços humanos. Mas quando a química é boa, é muito, muito bom. Ele merece a sua celebração.
Aqui você encontra: Cultura, Educação, Artigos Científicos e sugestões para o seu estudo. O que irá diferenciar está revista eletrônica, ter, em um futuro breve, seus artigos em áudio, lidos pelos autores e/ou por programas e projetos de extensão como: 'Biblioteca Falada' - A UNESP/ FAAC, faz adaptação de textos e vídeos para áudios. Permitindo assim que DISLÉXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto. http://www.acessibilidadeinclusao.com.br/ José Robson de Almeida.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário