CAROLINA LEAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Atualizado às 15h13.
Candidatos de várias regiões do país reclamam na internet de dificuldades para usar a senha de acesso às notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgadas na quinta-feira (13) à noite. Por volta das 13h30 desta sexta, alguns ainda não tinham conseguido acessar o sistema. Há reclamações também sobre anulação das notas do 2º dia de provas, que avaliou matemática, linguagens e códigos, e da redação.
Sistema que oferece vagas pelo Enem abre inscrição em 16 de janeiro
Inep divulga gabarito do Enem para prejudicados e presos
Ao menos 30 sabiam tema de redação do Enem, diz professor
Enem cresce em custo e erros, mas recebe apoio
Caroline Nogueira, 18, é uma das estudantes que diz ter tido a nota anulada. Segundo ela, no campo do 2º dia de provas aparece apenas um traço e a redação é dada como anulada. "Não cometeria tal erro em anular uma redação. Se o problema só tivesse acontecido comigo, saberia que era erro meu. Mas ocorreu com muita gente".
Amanda Aguiar, 17, relata o mesmo problema com as provas do segundo dia. Para ela, como há vários relatos semelhantes, a correção deveria ser revisada. Em apenas uma comunidade da rede social Orkut, havia mais de 50 reclamações referentes ao problema.
No caso de Nathalia Lima, as notas do segundo dia também não ficaram registradas. "Consta como se eu tivesse faltado no dia e eu não faltei, estive presente e fiz tudo direitinho", conta. Ela disse que entrou em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que não deu previsão de resposta. Sua preocupação é com as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começam no domingo (16) -- o sistema usa como base para seleção a nota do Enem.
Outra dor de cabeça para os estudantes era a senha usada para acessar as notas. Cícero Lima, 28, tenta acessar o sistema desde as 23h30 de ontem. Ele usou inicialmente a senha dada no momento da inscrição, mas ela foi considerada inválida. Ele então clicou no link que dava a opção de redefini-la e às 8h30 de hoje ainda não tinha recebido a nova senha por e-mail.
Durante a manhã, ao ligar para o 0800 disponível no site, demorou 15 minutos para ser atendido e a ligação caiu no momento em que iam pegar seus dados para protocolar um pedido de redefinição de senha. Desde então, não consegue mais falar com os atendentes -- o sistema está congestionado. "Depois disso chegaram novas senhas, mas nenhuma é válida".
Quem conseguiu acessar o sistema dá dicas para tentar fazer a senha funcionar, como digitar apenas os primeiro oito dígitos e colocar tudo em maiúsculo --com Cícero, nada deu certo.
Laíssa Andrade, 17, conta que tentou acessar usando uma senha de dez dígitos, até que se lembrou que a orientação inicial era de que a senha teria apenas oito dígitos. "Mas no site você pode digitar quantos dígitos quiser, não havia nenhuma informação de que seriam apenas oito."
Arthur Blazoudakis Büneker, 17, também reclama das orientações do Inep. Ele tenta acessar suas notas desde as 23h de ontem. Assim como Cícero, ao telefonar para o 0800 recebe a mensagem de que o sistema está congestionado.
Por e-mail, a orientação é que o estudante acesse o endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao para cadastrar uma senha definitiva. No entanto, ao clicar no endereço a mensagem que aparece é de "página não encontrada".
Procurado, o MEC (Ministério da Educação) disse apenas que o sistema está sobrecarregado, e que mais informações deveriam ser obtidas com o Inep, responsável pela prova. Até as 13h30, a reportagem não tinha conseguido contato com o órgão.
Aqui você encontra: Cultura, Educação, Artigos Científicos e sugestões para o seu estudo. O que irá diferenciar está revista eletrônica, ter, em um futuro breve, seus artigos em áudio, lidos pelos autores e/ou por programas e projetos de extensão como: 'Biblioteca Falada' - A UNESP/ FAAC, faz adaptação de textos e vídeos para áudios. Permitindo assim que DISLÉXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto. http://www.acessibilidadeinclusao.com.br/ José Robson de Almeida.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário