segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE SOCIÓLOGOS 
FRANCESES AO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR BRASILEIRA
SIMBOLIC VIOLENCE IN SCHOOL: FRENCH SOCIOLOGISTS CONTRIBUTIONS 
TO THE PHENOMENON OF BRAZILIAN SCHOOL VIOLENCE
Liliane Pereira de Souza
1
RESUMO 
Este artigo aborda o fenômeno histórico e atual da violência escolar, que a partir da 
década de 1980, no Brasil, vem sendo discutido e adquirindo grande importância 
para pesquisadores de diversas áreas. Nele a violência considerada não é a do ato 
praticado no sentido de agressão física, mas a violência simbólica, conceito criado 
pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo o qual a ação pedagógica é 
objetivamente estruturada e impõe um arbitrário cultural de um grupo de classe a 
outro grupo de classe. Analisando o fenômeno da violência simbólica é possível 
identificar sua presença no contexto histórico escolar brasileiro.
Palavras-chave: Escola – Violência simbólica – Estado
ABSTRACT
This article discusses the current and historical phenomenon of school violence, 
which since the 1980s, Brazil has been discussed and acquiring great importance to 
researchers in several areas. In it is considered non violence of the act committed in 
the sense of physical aggression, but thesymbolic violence, a concept created by the 
French sociologist Pierre Bourdieu, in wich the action is objectively structured 
teaching and imposesan arbitrary one cultural group to another class class group. 
Analyzing in phenomenon of symbolic violence is possible to identify its presence in 
the Brazilian school historical context. 
Keywords: School - Symbolic violence - State
INTRODUÇÃO
Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a violência simbólica 
presente nas escolas. Trata de um fenônemo histórico e atual, como podemos 
observar nas referências dos autores como Pierre Bourdieu, Émile Durkheim, 
Bernard Charlot, Marilia Pontes Sposito, Miriam Abramovay dentre outros que 
contribuem para o melhor entendimento desta violência que devido à 
problematização do aumento da mesma e suas consequências para toda a 21
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
sociedade, vem sendo discutida e adquirindo grande importância para 
pesquisadores de diversas áreas.
O objetivo é identificar o fenômeno da violência simbólica na realidade do 
contexto escolar brasileiro. Na perspectiva Bourdieusiana, a violência simbólica se 
expressa na imposição legítima e dissimulada, com a interiorização da cultura 
dominante e há uma correlação entre as desigualdades sociais e escolares. As 
posições mais elevadas e prestigiadas dentro do sistema de ensino (definidas em 
termos de disciplinas, cursos, ramos do ensino, estabelecimentos) tendem a ser 
ocupadas pelos indivíduos pertencentes aos grupos socialmente dominantes. 
Por mais que se democratize o acesso ao ensino por meio da escola 
pública e gratuita, continuará existindo uma forte correlação entre as desigualdades 
sociais, sobretudo culturais.  Essa correlação só pode ser explicada quando se 
considera que a escola valoriza e exige dos alunos determinadas qualidades que 
são desigualmente distribuídas entre as classes sociais, notadamente, o capital 
cultural e certa naturalidade no trato com a cultura e o saber, que apenas aqueles 
que foram desde a infância socializados na cultura legítima podem ter.
O FENÔMENO SOCIAL DA VIOLÊNCIA
Segundo alguns autores a violência é algo complexo e polissêmico, isso 
é, apresenta diferentes sentidos, e o seu significado se define a partir do seu 
contexto formador social, econômico e cultural, de acordo com o sistema de valores 
adotados por  cada sociedade e levando em considerações os seus níveis de 
tolerância para com a violência (SANTOS, 1999). 
No entendimento de Oliveira e Martins (2007), a violência contra o ser 
humano faz parte de uma trama antiga e complexa: antiga, porque data de séculos 
as várias formas de violência perpetradas pelo homem e no próprio homem; 
complexa por tratar-se de um fenômeno intrincado, multifacetado. Podemos então 
considerar a violência como todo ato ao qual se aplique uma dose de força 
excessiva e a agressão como uma forma de violência (força contra alguém aplicada 
de maneira intencional, com a pretensão de causar um dano à outra pessoa).
A desigualdade social é apontada como uma das origens estruturais da 
violência e suscita nas sociedades contemporâneas. A contradição de uma 22
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
sociedade desigual contribui para manifestações da violência física e moral. 
Favorece impulsos que se expressam através de hábitos, costumes, tradições.
Charlot (2002) evidencia que a violência enfatiza o uso da força, do poder, 
da dominação, que de certo modo toda agressão é violência na medida em que usa 
a força. É a violência enquanto vontade de destruir, de aviltar, de atormentar, que 
causa problema. Todavia, a violência será bem mais provável na medida em que a 
palavra se torna impossível.
Santos (2004) ressalta que as diferentes formas de violência presentes 
em cada um dos conjuntos relacionais que estruturam o social podem ser explicadas 
se compreendermos a violência como um ato de excesso, qualitativamente distinto, 
que se verifica no exercício de cada relação de poder presente nas relações sociais 
de produção do social.
Ainda para o autor (2002), a matriz teórica vem sendo composta a partir 
de uma abordagem geral que se nutre dos clássicos do pensamento sociológico. Em 
Durkheim, as contribuições sobre a divisão social do trabalho, a relação entre norma 
e conflito, o conceito de anomia, dificultam o bom funcionamento da sociedade. Mais 
recentemente, as interpretações de Pierre Bourdieu sobre a violência simbólica 
tiveram relevo para explicar os “sentimentos de insegurança” nos fenômenos de 
violência. 
AS PRIMEIRAS PESQUISAS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR
A história demonstra que a violência nas escolas não é um fenômeno 
novo. Contudo, novas formas de violência escolar nascem cotidianamente, fatos 
estes que têm tornado a violência o objeto de estudo de pesquisadores de diversas 
áreas, pois ela afeta a sociedade como um todo. 
Conforme relata Sposito (2001), a partir de 1980 ocorrem às primeiras 
pesquisas sobre violência escolar no Brasil, quando o tom predominante era de 
expor as constantes depredações e atos de vandalismo. Constata-se que a partir 
dos anos 1990, a violência escolar passa a ser preponderante nas interações dos 
grupos de alunos, aumentando a complexidade de análise destes fenômenos. Neste 
sentido, é possível evidenciar, por exemplo, a frequente existência de agressões 
verbais e ameaças.23
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
Também na década de 1990, na Europa, Charlot em seu estudo sobre a 
abordagem da violência na escola por sociólogos franceses ensejou a multidiversificação do fenômeno da violência e, além disso, a importância de 
preliminarmente distingui-lo perante as diversificações existentes:
A violência na escola é aquela que se produz dentro do espaço escolar, 
sem estar ligada à natureza e às atividades da instituição escolar: quando 
um bando entra na escola para acertar contas das disputas que são as do 
bairro, a escola é apenas o lugar de uma violência que teria podido 
acontecer em qualquer outro lugar. 
A violência à  escola está ligada à natureza  e às atividades da instituição 
escolar: quando os alunos provocam incêndios, batem nos professores ou 
os insultam, eles se entregam a violências que visam diretamente a 
instituição e aqueles que a representam. Essa violência contra a escola 
deve ser analisada junto com a violência  da escola: uma violência 
institucional, simbólica, que os próprios jovens suportam através da maneira 
como a instituição e seus agentes os tratam (modos de composição das 
classes, de atribuição de notas, de orientação, palavras desdenhosas dos 
adultos, atos considerados pelos alunos como injustos ou racistas...) 
(CHARLOT, 2002, p. 434 e 435).
Considerando a natureza do fenômeno, é importante destacar que não 
somente o ato da violência entre alunos deve ser exposto, mas também a 
capacidade da escola enquanto instituição e de seus gestores de suportar e criar 
situações de conflito, ligadas à cultura da própria escola, sem que essas situações 
não esmaguem os alunos sob o peso da violência institucional e simbólica. Em Julia 
(2001) é possível encontrar uma breve descrição sobre a cultura escolar:
Como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e 
condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão 
desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos; normas e 
práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas 
[...] Normas e práticas não podem ser analisadas sem se levar em conta o 
corpo profissional dos agentes que são chamados a obedecer a essas 
ordens e, portanto, a utilizar dispositivos pedagógicos encarregados de 
facilitar sua aplicação, a saber, os professores primários e os demais 
professores (2001, p. 10).
Para Bourdieu e Passeron até em suas omissões, a ação escolar do tipo 
tradicional “serve automaticamente os interesses pedagógicos das classes que 
necessitam da Escola para legitimar escolarmente o monopólio de uma relação com 
a cultura que elas não lhe devem  jamais completamente” (BOURDIEU E 
PASSERON, 1992, p. 140).24
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
A violência simbólica parte do princípio de que a cultura simbólica ou 
sistema simbólico é arbitrário, uma vez que não assenta numa realidade dada como 
natural, o sistema simbólico de uma determinada cultura é uma concessão social, e 
sua manutenção é fundamental para a perpetuação de uma determinada sociedade, 
através de interiorização da cultura por todos os membros da mesma.
CONCEITOS DE HABITUS E CAMPO
O conceito de  habitus é a mais conhecida das idéias de Bourdieu. O 
conceito tem uma longa história (Aristóteles, Boetius, Averroes, Tomás de Aquino, 
Hegel, Mauss, Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty...). A definição adotada por 
Bourdieu foi pensada como um expediente para escapar do paradigma objetivista do 
estruturalismo sem recair na filosofia do sujeito e da consciência. Aproxima-se da 
noção de Heidegger do modo-de-ser no mundo, mas tem características próprias. 
“Para Bourdieu, o habitus é um sistema de disposições, modos de perceber, de 
sentir, de fazer, de pensar, que nos levam a agir de determinada forma em uma 
circunstância dada” (THIRY-CHERQUES, 2006, p. 32).
Bourdieu evidencia que:
É a sua posição presente e passada na estrutura social que os indivíduos, 
entendidos como pessoas fisicas, transportam com eles, em todo tempo e 
lugar, sob forma de  habitus. Os indivíduos "vestem" os  habitus como 
hábitos, assim como o hábito faz o monge, isto é, faz a pessoa social, com 
todas as disposições que são, ao mesmo tempo, marcas da posição social 
e, portanto, da distância social entre as posições objetivas, entre as 
pessoas sociais conjunturalmente aproximadas e a reafirmação dessa 
distância e das condutas exigidas para "guardar suas distâncias" ou para 
manipulá-las estratégica, simbólica ou realmente reduzí-las, aumentá-las ou 
simplesmente mantê-las (1983, p. 75).
Habitus surge como uma definição para conciliar a oposição aparente 
entre realidade exterior e as realidades individuais. Para Bourdieu,  habitus são 
determinados pela condição de classe e se refere tanto a uma classe quanto a um 
grupo.
Para Bourdieu e Passeron consideraram que:
Se, no caso particular das relações entre a Escola e as classes sociais, a 
harmonia parece perfeita, é que as estruturas objetivas produzem os 
habitus de classe, e em particular as disposições e as predisposições que, 25
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
gerando as práticas adaptadas a essas estruturas, permitem o 
funcionamento e a perpetuação dessas estruturas (1992, p. 213).
Ainda, mostram que o sistema de ensino dentro da sociedade capitalista 
tem uma dupla função: a reprodução da cultura e a reprodução da estrutura de 
classes. Quando integra do conceito de  habitus, Bourdieu toma as idéias da luta 
pela dominação e da consciência de classe do marxismo.
Quanto ao conceito de campo, para Bourdieu:
Se particulariza, pois, como um espaço onde se manifestam relações de 
poder, o que implica afirmar que ele se estrutura a partir da distribuição 
desigual de um  quantum social que determina a posição que um agente 
específico ocupa em seu seio. Bourdieu denomina quantum de capital social 
(BOURDIEU, 1983, p. 21).
Segundo Thiry-Cherques (2006), o sistema de ensino é visto por Bourdieu 
como empreendimento da cultura de classes. O autor sustentou que a cultura 
escolar, dominada pela cultura burguesa através dos códigos comportamentais, 
lingüísticos e intelectuais, reproduz as ilusões (illusio) necessárias ao funcionamento 
e à manutenção do sistema: as crenças compartilhadas em um campo. Sendo que, 
a família, a escola, o meio não só reproduzem as desigualdades sociais, como 
legitimam inconscientemente esta reprodução. São aparelhos de dominação. A 
desigualdade não residindo no acesso ao campo, mas no âmago do próprio sistema.
O campo é delimitado pelos valores ou formas de capital que lhe dão 
sustentação; a dinâmica social no interior de cada campo é regido pelas lutas em 
que os agentes procuram manter ou alterar as relações de força e a distribuição das 
formas de capital específico.
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o  habitus adquirido na família 
esteja no princípio da recepção e da assimilação da mensagem escolar, e que “o 
hábito adquirido na escola esteja no princípio do nível de recepção e do grau de 
assimilação das mensagens produzidas e difundidas pela indústria cultural” 
(BOURDIEU E PASSERON, 1992, p. 54). De acordo com Adorno (1995), a indústria 
cultural é um instrumento de manipulação das consciências, usada pelo sistema 
para se conservar, se manter ou submeter os indivíduos.26
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
A ESCOLA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Para entender melhor as relações entre as práticas da violência e a 
escola, é necessário saber que esta se passa pela reconstrução das relações 
sociais que estão presentes no espaço social escolar. 
Para Oliveira e Martins (2007):
A violência que se configura dentro do espaço escolar, manifestada através 
do comportamento dos alunos, lança professores diante da confusão da 
possibilidade de um ensino libertador (caso seja esta a sua proposta) e de 
uma realidade insuportável, na qual os educadores recorrem a expedientes 
autoritários e até mesmo violentadores, a fim de manter a “ordem geral”. 
São estabelecidas regras, controles, punições e dominações para disciplinar 
os alunos em estados de rebeldia (OLIVEIRA E MARTINS, 2007, p. 95).
É neste escopo que emergem os conflitos e as crises dentro da escola, 
que podemos perceber melhor o seu funcionamento atribuído à sua finalidade. Em A
Reprodução, Bourdieu e Passeron tratam da questão da escola e, segundo os 
autores, toda ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica enquanto 
imposição, por um poder
2
arbitrário, de um arbitrário cultural. Segundo os autores: “A 
ação pedagógica inicial deriva seu principal recurso, sobretudo quando tenciona 
desenvolver a sensibilidade a uma forma particular de capital simbólico
3
, dessa 
relação originária de dependência simbólica” (BOURDIEU E PASSERON, 2001, p. 
202).
Esse poder de violência simbólica só exerce sua função pedagógica 
“quando são dadas as condições sociais de imposição e inculcação” (BOURDIEU, 
1975, p.22). 
Como afirma Stoer (2008):
A ação pedagógica reproduz o arbitrário cultural das classes dominantes ou 
dominadas. A ação pedagógica (institucionalizada) da escola reproduz a 
cultura dominante e, através desta, a estrutura de relações de força dentro 
de uma formação social, possuindo o sistema educativo dominante o 
monopólio da violência simbólica legítima. Todas as ações pedagógicas 
praticadas por diferentes classes ou grupos sociais apoiam objetiva e 
indiretamente a ação pedagógica dominante, porque esta última define a 
estrutura e o funcionamento do mercado econômico e simbólico (2008, p. 
15).
O poder arbitrário na escola é responsável pela imposição e inculcação, 
que são as relações de força, do arbitrário cultural, pois os conteúdos, métodos de 27
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
trabalho, avaliação, são impostos pelos agentes como importantes e merecedores 
de serem ensinados. Sendo assim, através da ação pedagógica, mantêm-se a 
reprodução, de uma violência simbólica. E defende Bourdieu e Passeron que a 
condição da prática da ação pedagógica é o não reconhecimento.
Para Adorno (1995):
A imagem do professor sendo aquele que é fisicamente mais forte e que 
castiga o mais fraco também afeta a vantagem do saber do professor frente 
ao saber de seus alunos, que ele utiliza sem ter direito para tanto, uma vez 
que a vantagem é indissociável de sua função, ao mesmo tempo em que 
sempre lhe confere uma autoridade de que dificilmente consegue abrir mão 
(1995, p. 104).
O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como 
vítima deste processo, ao contrário, o oprimido considera a situação natural e 
inevitável. Nas escolas públicas brasileiras, ignoram-se a origem dos seus alunos, 
transmitindo o ensino padrão. Bourdie e Passeron explicam este processo pela Ação 
Pedagógica, que perpetua a violência simbólica através de duas dimensões 
arbitrárias: o conteúdo da mensagem transmitida e o poder que instaura a relação 
pedagógica exercido por autoritarismo.
Segundo Durkheim exige-se na prática que o professor tenha autoridade 
(1972):
A educação deve ser um trabalho de autoridade. Para aprender a conter o 
egoísmo natural, subordiná-lo a fins mais altos, submeter os desejos ao 
império da vontade, conformá-los em justos limites, será preciso que o 
educando exerça sobre si mesmo um grande trabalho de contenção. Ora, 
não nos constrangemos e não nos submetemos senão por uma destas 
razões: ou por força da necessidade física, ou porque o devamos 
moralmente. Isso significa que a autoridade moral é a qualidade essencial 
do educador (DURKHEIM, 1972, p. 53-54).
Os agentes que exercem ação pedagógica são investidos de uma 
autoridade que vem das classes dominantes. Sobre os dominados, Bourdieu (2001) 
aponta que estes contribuem com frequência à sua revelia, outras vezes contra sua 
vontade, para sua própria dominação, aceitando tacitamente, como que por 
antecipação, os limites impostos:
Tal reconhecimento prático assume, muitas vezes, a forma da emoção 
corporal (vergonha, timidez, ansiedade, culpabilidade), em geral associada 
à impressão de uma regressão a relações arcaicas, aquelas características 
da infância e do universo familiar. Tal emoção se revela por manifestações 
visíveis, como enrubescer, o embaraço verbal, o desajeitamento, o tremor, 28
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
diversas maneiras de se submeter, mesmo contra a vontade e a 
contragosto, ao juízo dominante, ou de sentir, por vezes em pleno conflito 
interior e na “fratura do eu”, a cumplicidade subterrânea mantida entre um 
corpo capaz de desguiar das diretrizes da consciência e da vontade e a 
violência das censuras inerentes às estruturas sociais (BOURDIEU, 2001, p. 
205).
A violência simbólica é essa coerção que se institui por intermédio da 
adesão que o dominado não pode deixar de conceder ao dominante (portanto, à 
dominação), quando dispõe apenas, para pensá-lo e para pensar a si mesmo, ou 
melhor, para pensar sua relação com ele, de instrumentos de conhecimento 
partilhados entre si e que fazem surgir essa relação como natural, “pelo fato de 
serem, na verdade, a forma incorporada da estrutura da relação de dominação” 
(BOURDIEU, 2001, p. 206).
Abramovay (2002) acrescenta ainda que são manifestações de violência  
simbólica:  abuso do poder, baseado no consentimento que se estabelece e se 
impõe mediante ouso de símbolos de autoridade; verbal; e institucional como a 
marginalização, discriminação e práticas de assujeitamento utilizadas por 
instituições diversas que instrumentalizam estratégias de poder.
Esta violência se mostra nas relações de poder, na violência verbal entre 
professores e alunos, na discriminação indireta de gêneros e raça, entre outras e 
descreve o processo pelo qual a classe que domina  economicamente impõe sua 
cultura aos dominados.
   Pode-se atribuir à escola brasileira a reflexão de Bourdieu, segundo a qual:
Se considerarmos seriamente as desigualdades socialmente condicionadas 
diante da escola e da cultura, somos obrigados a  concluir que a eqüidade 
formal à qual obedece todo o sistema escolar é injusta de fato, e que, em 
toda sociedade onde se proclama ideais democráticos, ela protege melhor 
os privilégios do que a transmissão aberta dos privilégios (1998 p.53).
A realidade nas escolas brasileiras é o aumento significativo de alunos, a 
massificação do ensino num cenário onde o índice de pobreza da população é 
elevado e de poucos investimentos na área educacional. Acrescenta-se que a 
escola é vista como reprodutora das desigualdes sociais e que a exclusão é uma 
das grandes causas da violência na escola. 
Abramovay (2002) ressaltou a realidade do cotidiano das escolas públicas 
brasileiras em exemplos de violência institucional, como alunos que relatam que há29
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
professores que têm dificuldade de dialogar com eles, humilhando-os e 
ignorando completamente seus problemas, não querendo nem sequer escutá-los. 
Outros tratam mal os alunos, recorrem a agressões verbais e os expõem ao ridículo 
quando estes não entendem algo ou quando não conseguem responder a uma 
pergunta.
A escola funciona como um aparelho ideológico de reprodução da 
ideologia da classe dominante. Segundo descreveu Bourdieu:
A propensão das famílias, e das crianças para investir na educação, que 
constitui por si só um dos fatores importantes do êxito escolar depende do 
grau em que dependem dos sistemas de ensino para a reprodução de seu 
patrimônio e de sua posição social, bem como das oportunidades de seu 
sucesso prometidas a tais investimentos em função do volume de capital 
cultural que possuem (2001, p. 264).
O capital cultural designa nichos da atividade humana nos quais se 
desenrolam lutas pela detenção do poder simbólico que produz e confirma 
significados. Esses conflitos consagram valores que se tornam aceitáveis pelo senso 
comum. A posse de capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em 
que facilita a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
Para os filhos das classes trabalhadoras, a escola representa uma 
ruptura no que refere aos valores e saberes de sua prática, que são desprezados, 
ignorados e desconstruídos na sua inserção cultural, ou seja, necessitam aprender 
novos padrões ou modelos de cultura.  Sendo assim, para os alunos filhos das 
classes dominantes alcançarem o sucesso escolar torna-se bem mais fácil do que 
para aqueles que têm que desaprender uma cultura para aprender um novo jeito de 
pensar, falar, movimentar-se, enfim, enxergar o mundo, inserir neste processo para 
se tornar um sujeito ativo nesta sociedade.
O PAPEL DO ESTADO
O Estado influencia fortemente as relações de força. O caráter simbólico 
da violência centra-se nas características fundamentais da estrutura de classes da 
sociedade capitalista, decorrente da divisão social do trabalho e baseada na 
apropriação diferencial dos meios de produção.30
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
Formalmente, para o Estado, a escola trataria a todos de modo igual, 
todos assistiriam as mesmas aulas, seriam submetidos às mesmas formas de 
avaliação, obedeceriam às mesmas regras e, portanto, supostamente, teriam as 
mesmas chances. Todavia, as chances são desiguais, pois alguns estariam numa 
condição mais favorável do que outros para atenderem às exigências, muitas vezes, 
implícitas na escola.
A escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de 
transferência de capitais.  “A mais profunda e estrutural modalidade de violência 
perpetrada pelo Estado é a violência simbólica, cujo modus operandi se dá à sombra 
da permanente naturalização de seus objetos e/ou alvos, configurando o que se 
poderia chamar de um permanente “estado de violência”, onde o que está em jogo 
não é a integridade física de indivíduos e/ou grupos, mas sim a integridade de sua 
participação cultural” (MENDONÇA, 1996, p. 2). 
Durkheim (2002) defende a idéia que:
O indivíduo é produto da sociedade como um todo e sua existência só se 
torna real mediante a atuação do Estado. Entretanto, é somente com um 
equilíbrio de forças entre os grupos secundários e o Estado que o indivíduo 
pode existir de fato, afinal, “é desse conflito de forças sociais que nascem 
as liberdades individuais” (DURKHEIM, 2002, p. 88).
Para Bourdieu (2001), a instituição do Estado como detentor do 
monopólio da violência simbólica legítima atribui, por sua própria existência, um 
limite à luta simbólica de todos contra todos em torno desse monopólio, ou seja, pelo 
direito de impor seu próprio princípio de visão. 
Neste sentido, o Estado como detentor do monopólio, coloca em dúvida a 
igualdade de oportunidades e a importância do sistema escolar para que isso 
aconteça. Sendo que na realidade brasileira, parte significativa da população 
encontra-se em situação de desemprego, abandono e inúmeras iniquidades 
características de um Estado agente de opressão e facilitador das realizações da 
classe dominante.  
Segundo Bourdieu (1983):
As entidades metafísicas ("classe dominante" ou "aparelho de Estado") e as 
teorias puramente verbais, como as que fazem do Estado um aparelho 
onipotente ao serviço dos desígnios dos dominantes, cedem, desta 
maneira, o lugar a uma ciência rigorosa da concorrência pelo poder, em 
particular nas empresas ou nas administrações públicas, organismos 31
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
capazes de concentrar e de redistribuir uma grande parte  dos recursos 
disponíveis, graças ao poderes sobre os meios materiais (sobretudo 
financeiros), institucionais (regulamentação das relações sociais) e 
simbólicos, que são controlados pelas autoridades administrativas. Isto 
coloca uma interrogante sobre a parte que é deixada a ação propriamente 
política, ao governo, pelas leis tendências que a ciência social estabelece 
(BOURDIEU, 1983, p. 43).
Não é em grupos sociais ou nos indivíduos que se depara com o 
mecanismo da distribuição de oportunidades  educacionais, mas na própria cultura 
acadêmica, e esta é ligada efetivamente a classe dominante.
A classe social não se define somente por uma posição nas relações de 
produção, mas pelo  habitus de classe, que está normalmente associado a essa 
posição. O uso da violência simbólica é dirigido por um individuo, ou grupo, que 
controla o poder simbólico sobre os outros, fabricando crenças no processo de 
socialização, induzindo os dominados a enxergarem e a avaliarem o mundo de 
acordo com os critérios e padrões definidos pelos dominantes. Neste caso, como o 
Estado é facilitador das classes dominantes, suas ações para a melhoria ou não das 
condições das escolas públicas, em âmbito geral, vai depender dos interesses desta 
classe dominante. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A  realidade educacional dentro de uma sociedade capitalista, 
esporadicamente, cumpre sua função como reprodutora de desigualdades sociais e 
culturais. Como parte do cotidiano escolar, a violência se torna fruto dessas 
desigualdades, quer seja através da imposição de regras coletivas ou pela repetição 
dos modelos que os alunos vivenciam no ambiente familiar.
No campo educacional, dada a sua natureza, a violência simbólica muitas 
vezes passa despercebida. Não obstante, em algumas situações, ela é claramente 
identificável. Quando as regras da escola não são claras, quando os alunos são pré-
julgados ou não são escutados, quando os professores afastam-se muitas vezes 
porque não conseguem responder aos anseios dos educandos ou, ainda, quando há 
a imposição de tarefas dobradas a estes, é exercida a violência simbólica. 
Quando professores da rede pública brasileira percebem baixos salários e 
péssimas condições  de trabalho,  quando são forçados   a   adotar  uma   didática 32
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
pré-definida e a abdicar a sua criatividade de educador, quando sofrem pela 
intransigência do Estado na resolução dos problemas educacionais e ensejam 
greves, materializam-se aí exemplos claros de violência simbólica. Afinal, a priori, o 
Estado mostra-se como detentor de poderes.      
Desta maneira, percebe-se que, dentro da escola, a violência simbólica é 
sofrida multilateralmente, cotidianamente fazendo parte do processo educacional. 
Neste sentido, o primeiro passo para discuti-la demanda o estabelecimento de 
agentes e vítimas envolvidas neste fenômeno, o que causa preocupação de 
relevância e solidifica o comprometimento quanto à esse estudo.
Neste artigo, a escola é tomada como microcosmo da resolução dos 
problemas sociais, onde é possível identificar agentes, vítimas e o fenômeno da 
violência simbólica. Todavia, é importante salientar que a escola, como instituição 
social, mesmo preservando considerável parte da cultura do processo educacional e 
ao demonstrar-se como espelho dos problemas sociais, não encontrará 
exclusivamente em seu escopo a solução para a correção de todos os problemas. 
A contribuição dos trabalhos realizados por Bourdieu e outros sociólogos 
no que concerne a educação é considerável, e tem grande valia para entendimento 
de que o fenômeno social não é unicamente produto das ações individuais, que a 
lógica dessas ações deve ser procurada na racionalidade dos agentes e sendo 
assim, que a instituição escola não é neutra.33
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
REFERÊNCIAS
ABRAMOVAY, Miriam et. all. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002.
ADORNO, Theodor W.  Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 
1995.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma 
teoria do sistema de ensino. 3. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
______.  A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 
Francisco Alves Editora S/A: Rio de Janeiro, 1975.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
______. O poder simbólico. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
______.  Escritos de educação. Organização: Maria Alice Nogueira e Afrânio 
Catani. Petrópolis, Vozes, 1998.
CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa 
questão. Sociologias, Porto Alegre, n.8, p. 432-443, 2002.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
________. Lições de sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo: Martins 
Fontes, 2002.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele 
de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001, p. 
9-44.34
Revista LABOR nº7, v.1, 2012  ISSN: 19835000
MENDONÇA, S. R. Estado, violência simbólica e metaforização da cidadania. 
Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, 1996, p. 94-125.
OLIVEIRA, É.C. S. e MARTINS, S. T. F. Violência, Sociedade e Escola: da recusa 
do diálogo à falência da palavra. Psicologia & Sociedade, 19(1), p. 90-98; jan/abr, 
2007.
SANTOS, José Vicente Tavares dos (Orgs.). A Palavra e o gesto emparedados: a 
violência na escola. PMPA, SMED. 1999.
SANTOS, José Vicente Tavares. Violências e dilemas do controle social nas 
sociedades da “modernidade tardia”. São Paulo em Perspectiva, a. 18, n. 1, 2004.
_______. Violências, América Latina: a disseminação de formas de violência e os 
estudos sobre conflitualidades. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n” 8, jul/dez 2002, 
p. 16-32.
SPOSITO, M. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar  no Brasil. 
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n.1, p. 87-103, 2001.
STOER, S. R. A genética cultural da reprodução.  Educação, Sociedade & 
Culturas, n.º 26, 2008, 85-90.
THIRY-CHERQUES, H.R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática.
Revista Administração Pública. 2006, vol.40, n.1, pp 27-53.
                                                
1
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação  – Curso Mestrado da Universidade 
Federal de Mato Grosso do Sul  – UFMS. Especialista em Recursos Humanos e Graduada em 
Administração pelo Instituto Campo Grande de Ensino Superior. E-mail: lilianedesouzaa@gmail.com
2
Como  conceito realista a classe dominante, que designa uma população verdadeiramente real e 
detentores dessa realidade tangível que se chama poder (Bourdieu, 2004).
3
O capital simbólico assegura formas de dominação, que envolvem dependência perante ele .

Nenhum comentário :

Postar um comentário