Teoria Do Conhecimento - Parte 1 - Presentation Transcript
- Teoria do Conhecimento
- Perguntas para se Pensar
- Perguntas para se Pensar
O que é o conhecimento?
O que se podeconhecer?
Quando se tem conhecimento?
Praque serve o conhecimento?
Porqueterconhecimento?
Ondeestá o conhecimento?
Quem tem conhecimento?
Como terconhecimento?
Terconhecimentoé bom ou ruim?
- O objetivo desta aula é discutir o conceito de conhecimento e os diversos problemas relacionados a ele.
Objetivo
- O Problema do Conhecimento
O que é?
Quais são os fundamentos do conhecimento humano ?
O que se pode conhecer?
Conhecimento do “material” (perceptível)
Conhecimento do imaterial
O que significa “existir”?
É possível ter conhecimento?
Se sim, como distinguir o verdadeiro do falso?
Se não, qual o estado mais aceitável que posso alcançar ?
Como se pode conhecer?
- Onde está o conhecimento?
Quem tem conhecimento?
Existe conhecimento inato? Qual?
Para que serve o conhecimento?
Como se comunica o conhecimento ?
Ter conhecimento é bom ou ruim?
Cont.
- Como se pode Conhecer?
- Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas...
- “I Keep six honest serving-men
(They taught me all I knew);
Their names are What and Why and When
And How and Where and Who”
Rudyard Kipling (1902)
(Conhecidocomo 5 W e 1 H)
A atitude de curiosidade
- Quem?
Quanto?
Quando?
Por que?
Onde?
O que?
Como?
(Conhecido como 3 Q e 1 POOC)
A atitude de curiosidade
- Crença verdadeira justificável (Platão)
Paradigmas
O que é o conhecimento?
- Crença
Uma crença não é mais verdadeira por ser unânime, nem menos verdadeira por ser solitária (Millor Fernandes, 1994)
Verdade
- Justificável
- Logic… an imperative, not to know the true, but to posit and arrange a world that shall be called true by us. (Friedrich Nietzsche)
O que é o Conhecimento
- O que se pode conhecer ?(ou do que há para se conhecer)(ou do que existe)
- Do que existe ou sempre existiu
A atitude passiva
- Ontologia
Os três mundos de Popper
Mundo1:
O mundo físico ou o mundo fora da mente, independente da mente e antecede a consciência. O mundo da matéria e as forcas (gravitacionais, magnéticas, etc.) Corresponde a noção de ‘coisa em si’ de Kant.
Mundo 2:
O mundo da consciência ou de estados mentais. O mundo dos fenômenos mentais, como dor, medo, etc.
Mundo 3:
O mundo dos artefatos conceituais ou verdades que não sendo físicas, constituem verdades independentes da mente humana, como , por exemplo, os princípios matemáticos e geométricos.
- As quatro causas (Aristóteles)
Existem quatro causas implicadas na existência de algo:
A causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa, a argila, por exemplo);
A causa formal (a coisa em si, como um vaso de argila);
A causa eficiente (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, como as mãos de quem trabalha a argila);
A causa final (aquilo para o qual a coisa é feita, por exemplo, portar arranjos para enfeitar um ambiente).
- “it is impossible for a person to (re)search either for what he know or what he doesn’t… He couldn’t (re)search for what he knows, for he knows it and no one in that condition needs to (re)search; on the other hand he couldn’t (re)search for what he doesn’t know, for he won’t even know what to (re)search for”. (Socrates)
(Adapted from Day, 1994, p.47).
É possível ter conhecimento?(Paradoxo de Meno)
- Fundamentalismo:
Crenças básicas
Toda crença não básica deve ser justificada em relação às crenças básicas para adquirir sua validade
Representante: Descartes (Descartes)
Ceticismo:
Rejeita o fundamentalismo argumentando que não existem princípios internos validos.
Representantes: Dewey, Pierce.
Falseamento:
Todo conhecimento é passível de revisão.
Não existe nada que experiências futuras não possa provar que nosso conhecimento é provisório.
Representante: Popper
3 posições quanto ao grau de certeza na possibilidade de se ter conhecimento
- Como se obtém Conhecimento?
- Depende da Concepção sobre a Natureza do Conhecimento
O conhecimento existe por si
Se o ser humano nasce sem ele (tabula rasa), deve adquiri-lo de alguma forma.
O desvendar do conhecimento
O problema da Transferência.
O conhecimento é uma construção humana.
A natureza histórica do conhecimento.
A construção do conhecimento;
Conhecimento como paradigma.
- O ser humano atribui a origem do conhecimento a fontes variadas:
Revelacão, inspiração divina, graça;
Autoridade, tradição, precedente legal, opinião de especialistas;
Senso comum (comunicação interpessoal);
Lógica: dedutiva e indutiva;
Observação sensorial (empírica);
Pesquisa científica (busca disciplinada).
Fontes do conhecimento
- O que significa existir?
- A visãomaterialista:
Se algoexistepode ser medido e pesado.
Atomismo e Reducionismo:
Qualidades primárias da matéria:
Extensão no espaço
Preenchimento do espaço
Forma e tamanho
Movimento e descanso
Os objetos maiores são formados de objetos menores
Alem de objetos, a natureza é composta de espaço e tempo, como o meio onde existem os objetos.
John Locke (1632-1704)
O que significa existir?
- Qualidades secundárias da máteria
Potências que causam em nós várias sensações (calor, pressão, etc.)
cont
- A experiência consiste de duas formas distintas de percepção:
De objetos externos sensíveis;
De operações internas da mente:
Crenças;
Dúvidas;
Raciocínio;
Desejos;
Reflexões.
Experiência
- Auto Conhecimento (Locke-1632-1704)
Experiência
Reflexão
Percepção Sensorial
Inferência
Dedução
Indução
- Auto-Conhecimento
Conhecimento do outro
Conhecimento da realidade
Para entender
Para mudar
Visão Utilitarista
Para “se dar bem”
Para “enganar”
Para “levar vantagem”
A lei de Gerson. (vide youtube)
Pra que serve o conhecimento?
- Símbolos
Linguagem
Como se comunica o conhecimento ?
- Ter conhecimento é bom ou ruim?
- Bíblia
(Eclesiastes 1)
17 E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.
(Eclesiastes 12)
12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
- Conhecimento, sem visão e força moral, gera tecnocratas.
Força moral, sem visão e conhecimento, gera ideólogos.
Visão, sem força moral e conhecimento, gera demagogos.
(Warren Bennis)
Conhecimento vs. Ação
- Todo ser humano, por natureza, deseja conhecimento (Aristóteles, 384 a.C.-322 a.C.)
O conceito de Conhecimento tem muitos problemas.
Sem nos debruçarmos sobre estes problemas o conhecimento não passa de meras ilusões.
Conclusões
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