A vida moderna vem colocando desafios cada vez mais urgentes e complexos em nossas vidas. Um desses desafios é praticamente impostos às mulheres que se tornam mães: conciliar a vida profissional com a educação dos filhos.
Para as mães é importante entender que a sua importância na educação infantil é total. A relação entre mães e filhos determinará de forma decisiva como a criança receberá as informações que comporão a sua educação e a sua instrução; como ela reagirá ao contato social e como encarará os desafios e problemas levantados pela vida em comum que experimentará fora do âmbito familiar.
Quando as mães (principalmente as “de primeira viagem”) sentem-se tristes e preocupadas quando deixam seus filhos pela primeira vez na creche ou na escolinha. Muito longe de preocuparem-se apenas nesses momentos, as mães devem ter em mente que a participação e a importância delas para a educação e o desenvolvimento de seus filhos é algo enorme e que deve ser exercido e cultivado dia após dia; de forma ininterrupta e constante.
Outro aspecto importante na relação entre mães e filhos, no que tange a educação, é a participação delas no levantamento de deficiências que as escolas apresentem e na busca de formas de superação dessas deficiências. Ao mesmo tempo, elas devem ser capazes de perceber alterações comportamentais em seus filhos e verificar se essas alterações estão diretamente ligadas a problemas de convivência na escola ou fora do meio familiar. Quanto mais tempo a mãe puder passar com seu filho e mais íntima e constante for sua relação com ele; mais facilmente ela poderá detectar esses problemas e saná-los de forma rápida e segura. Concorrendo de forma primordial e fundamental para evitar que a criança forme em sua personalidade traços que a levem a tornar-se um adulto inseguro e temeroso do mundo que a cerca – é importante garantir que a educação da criança seja plena e eficaz.
Para uma boa relação entre mães e filhos, a mãe deve ter em mente que a educação correta é o acúmulo de informações que garantirão as crianças uma vida plena futura. E esse acúmulo tanto de deve dar no campo intelectual quanto no emocional. Brincar com seus filhos, participar das atividades na escola, conversar e desenvolver uma parceria sadia com as crianças é o ponto fundamental para dar-lhes a segurança de que são amados sem estender-lhes uma cobertura de proteção exagerada e perniciosa, que os transformará em crianças mimadas e incapazes de agir em sociedade de forma perfeita e completamente enquadrada aos costumes sociais de seu meio.
As mães são o alicerce fundamental sem o qual a educação das crianças seria enormemente prejudicada e, em alguns casos, até impossibilitada; tala enorme importância que a mãe tem para seu filho.
Por isso, você que é mãe, não se furte ao prazer e a obrigação de garantir que seu filho se transforme em um adulto plenamente capaz de levar uma vida satisfeita e feliz. Participe ativamente de sua educação e dê-lhe todas as oportunidades de aprender, com você e com o mundo que o cerca, tudo o que será necessário para que ele desfrute do melhor possível em matéria de desenvolvimento de suas capacidades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário