quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Educação, Aqui, É Sinônimo de Cultura!! J.Robson do CSM/SG Rio de Janeiro - Brasil


Para evitar esses riscos, conversamos com a psicóloga Marilene Proença, pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP e membro da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional), que forneceu algumas dicas que vão ajudar você a controlar a ansiedade e manter o equilíbrio emocional durante os dias de prova.

Confira a seguir 7 pensamentos que para controlar a ansiedade durante o Enem 2012:

1. Não existe uma única maneira de enfrentar a ansiedade, cada um encontra sua própria estratégia, aquilo que faz mais efeito ou sentido

A melhor maneira de controlar a ansiedade é a sua própria, ou seja, não existe uma regra geral que serve para todos. Marilene sugere, por exemplo, ir com amigos, chegar mais cedo ou dormir mais no dia anterior para acordar com menos sono. "O importante é que cada estudante possa perceber na sua maneira de ser e viver quais são as estratégias que irão ajudá-lo a enfrentar essa situação". Se você não sabe ou tem dificuldades em encontrar aquilo que poderia te ajudar, pense em outras situações parecidas com o Enem e como as enfrentou. "Durante a história de escolarização, o aluno já viveu muitas experiências de prova e avaliação. Então, a ansiedade não é algo novo. Ele deve buscar nessas experiências quais foram as estratégias que funcionaram para ele", aconselha.

2. Não sabemos tudo o tempo todo

Por ser composto por dois dias de prova seguidos, o Enem é um exame mais cansativo que outros vestibulares, como a Fuvest, por exemplo. O intervalo entre sábado e domingo, para muitos candidatos, pode se transformar em um verdadeiro terror. Os alunos começam a se comparar uns com os outros, ou acham que não foram bem no primeiro dia de prova e se prejudicam no segundo. Para a psicóloga, "o importante é perceber que o exame é um todo, não apenas um dia, mas sim uma somatória da preparação e dos dois momentos de prova. Não é possível saber tudo o tempo todo". Ela sugere que você use aquilo que percebeu da prova para criar estratégias de tempo e organização para o dia seguinte. "Aquilo que atrapalha também pode ajudar", diz.

3. Olhe para dentro, para ver como você pode melhorar, e olhe para fora, pois você não está sozinho

Não pense que você está sozinho ou que é o único a passar por essa situação. Além disso, o Enem não é a primeira, muito menos a última avaliação que você irá enfrentar na vida. "É um contexto que deve ser enfrentado para outras questões que serão vivenciadas no futuro. Deve ser usado para aprimorar o desempenho nesse tipo de experiência", recomenda Marilene.

4. Não espere o ambiente ideal para fazer a prova, sem barulhos, por exemplo, porque ele não vai existir
A questão da concentração é uma das maiores dificuldades para muitos alunos. Infelizmente, não há uma regra que, se seguida, irá fazer alguém se concentrar. A psicóloga adverte para os riscos nesse tipo de situação. "Não vá com a expectativa de que se não estiver tudo certo, ideal, você não fará a prova direito.Faz parte da vida não ter controle sobre tudo, sobre o ambiente em que se está. Alguém pode fazer barulho com comida, ou pode haver uma construção próxima do local da prova, por exemplo", diz.

5. Priorize aquilo que você domina, pois isso te deixa mais confiante e seguro para fazer aquilo que tem dificuldade

Se perceber que está com problemas em determinada questão, vá para a próxima pois o tempo não vai parar para que você resolva a pergunta. Marilene dá a dica: "priorize aquilo que você domina e deixe o mais difícil para depois, você se sentirá mais autoconfiante."

6. Cada pessoa encontra seus próprios recursos para enfrentar situações desafiantes, como o Enem

Superstições, por exemplo, podem ser úteis para aqueles que acreditam nesse tipo de recurso. "O importante é melhorar sua confiança. Mas se você não estudar, nenhuma metodologia vai fazer a prova por você", adverte Proença.

7. O Enem é uma prova comparativa e não competitiva

"O Enem avalia seu conhecimento acumulado no ensino médio. Você não está competindo pela melhor nota, a prova é uma expressão da formação que recebeu durante a escola. Por conta disso, a responsabilidade não é só do aluno. É também social, pois ele estará expressando a qualidade da escola em que estudou", explica Marilene.

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