Café Filosófico.
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Coleção Filosofia no Ensino Médio
A coleção propõe ajudar os educadores a se preparem e entenderem como trabalhar com os fundamentos, a forma e os conteúdos desta área do conhecimento. Aborda as principais questões e dúvidas que envolvem a introdução da filosofia na grade curricular do ensino médio.
O projeto é levado a cabo por Silvio Gallo (Unicamp),Celso Favaretto (USP), Renata Lima Aspis(Unicamp), reconhecidos especialistas no ensino de filosofia no país. Eles apresentam e debatem as questões em torno dos fundamentos, da forma e conteúdo a serem trabalhados.
O primeiro DVD, "Experiência Filosófica", levanta algumas hipóteses do que poderia ser o ensino de filosofia para jovens, levando o espectador a acompanhar uma reflexão sobre a filosofia do ensino de filosofia. Já o segundo, "Elementos Didáticos para a Experiência Filosófica" mostra de forma clara e detalhada uma das principais diretrizes para esse trabalho com jovens do ensino médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores.
O terceiro DVD, "A História da Filosofia e os Textos na Experiência Filosófica", explica as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, e ainda traz reflexões a respeito da utilização do texto filosófico em sala de aula e da avaliação no ensino de filosofia.
Em "Procedimentos Didáticos na Aula de Filosofia", o último da série, em forma de conversa, os autores debatem possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e contando um pouco de suas experiências.
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PROGRAMA 1 - EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Levantando algumas hipóteses do que poderia ser o ensino de filosofia para jovens, este primeiro programa leva o expectador a acompanhar uma reflexão no que poderíamos chamar de filosofia do ensino de filosofia. - Para que ensinar Filosofia? - Expectativas sobre o ensino de Filosofia - Teor filosófico e criticidade - A experiência do pensar - O ensino de Filosofia como experiência filosófica - O ensino de história da Filosofia.
PROGRAMA 2: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Este programa apresenta de forma clara e detalhada uma das principais diretrizes de um possível ensino de filosofia para jovens no Ensino Médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores. - Objetivos - Sensibilização - Problematização - O universo de interesse dos alunos - Investigação filosófica - Argumentação e conceituação filosóficas.
PROGRAMA 3: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA E OS TEXTOS NA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Este programa explica as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, e ainda traz reflexões a respeito da utilização do texto filosófico em sala de aula e da avaliação no ensino de filosofia. - Operações no ensino de Filosofia: - Detectar os pressupostos - Reconstruir argumentos - Confrontar teses filosóficas - Emitir juízos - Os textos na experiência filosófica - Avaliação na experiência filosófica - Depoimentos de alunos.
PROGRAMA 4: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA AULA DE FILOSOFIA Em forma de conversa, os autores debatem possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e contando um pouco de suas experiências. - Plano de ensino na aula de Filosofia - Filosofia e o exercício do pensamento organizado - Propostas de práticas
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Postagem especialmente dedicada a quem trabalha com educação.
Seminários Internacionais Museu Vale do Rio Doce
O EVENTO
Como abertura das atividades do ano de 2009, o Museu Vale apresenta a quarta edição dos seus Seminários Internacionais. Desde o primeiro ano, em 2006, com o tema Arte no pensamento, os Seminários Internacionais Museu Vale propõem promover a reunião de artistas, críticos e curadores de arte, pensadores e escritores com um grande público, a fim tanto de pensar a arte quanto de fazer do pensamento arte. Ao contrário de quadros ou esculturas, instalações ou fotografias, com este evento, o Museu Vale abre as suas atividades anuais com uma exposição de pensamento – arte contemporânea? Onde começa a arte e termina o pensamento? Mas, antes, por que a arte começa onde termina o pensamento? Que fronteira os separa? Que relação os une?
O propósito dos Seminários do Museu Vale é proporcionar um amplo e profundo questionamento acerca da identidade e da diferença entre arte e pensamento.
No primeiro seminário, em 2006, foi contada a história de como o Ocidente, de Platão a Heidegger e Habermas, pensou a arte.
Em 2007, depois de uma abordagem histórica e de acordo com o projeto do Museu Vale, com o tema Sentidos na/da arte contemporânea, o segundo seminário questionou a arte contemporânea tanto no sentido de quem a faz, quanto no de quem a pensa. Em 2008, com o tema E para que poetas em tempo indigente?, o terceiro seminário apresentou, a partir de uma interrogação do poeta Hölderlin, a questão acerca do papel da arte diante da crise de nosso tempo. Dando continuidade a este projeto, com o tema Criação e crítica, o propósito deste quarto seminário é mostrar a relação entre o fazer artístico e o pensamento que o compreende, promovendo um encontro entre o artista criador e o pensador crítico para um diálogo reflexivo sobre a arte. Para isso, foram convidados treze palestrantes nacionais e três internacionais, todos relacionados ao universo da arte – artistas ou críticos.
Desta forma, a Fundação Vale, que trabalha pelo desenvolvimento das comunidades onde está presente, contribuindo para fortalecer as pessoas e respeitando as identidades culturais de cada localidade, reforça sua crença na cultura como meio de expressão da identidade, da história e da alma de cada região do país..
FRANÇOISE DASTUR (Palestra de abertura)
ACYLENE MARIA CABRAL FERREIRA
OSWALDO GIACOIA JUNIOR
MÁRCIO SELIGMANN-SILVA
FERNANDO SANTORO
PEDRO COSTA REGO
RICARDO BARBOSA
BERNARDO BARROS COELHO DE OLIVEIRA
EMMANUEL CARNEIRO LEÃO
ARTE NO PENSAMENTO MODERNO
MARCIA SCHUBACK - O nada da arte e o todo da natureza
ARTE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
MARIA CRISTINA FRANCO FERRAZ - Percepção, subjetividade e corpo: do século XIX ao XXI
ARTE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
GILVAN FOGEL - Arte: uma festa para os olhos!? (Ou, no caso: Ser só pintor)
CELSO FAVARETTO - Do moderno ao contemporâneo
FERNANDO PESSOA - Arte e verdade em Nietzsche e Heidegger – ou: Da arte como superação da decadência do homem