terça-feira, 10 de maio de 2011

Vídeo faz sucesso com 'síntese' de 170 horas de imagens da Via Láctea


Fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd captou imagens na montanha mais alta da Espanha; vídeo já foi visto mais de 8 milhões de vezes.
Da BBC
O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha, El Teide, para captar imagens impressionantes do céu. A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo "A Montanha", que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros.
Em menos de um mês, o vídeo já foi visto por mais de 8 milhões de pessoas nos sites Vimeo e YouTube.
Via Láctea Montanha 1 (Foto: Terje Sørgjerd (www.facebook.com / TSO Photography) )Via Láctea é vista com detalhe no centro da foto. (Foto: Terje Sørgjerd / www.facebook.com / TSO Photography)
As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vista a partir do topo da montanha, no parque nacional de mesmo nome localizado nas ilhas Canárias.
"O local é também uma de minhas ilhas favoritas, com uma variedade fantástica de natureza e paisagens. Sabia que se eu conseguisse colocar essas coisas juntas eu certamente inspiraria as pessoas", disse o fotógrafo.
Sørgjerd diz que para conseguir captar suas imagens, dormiu menos de dez horas ao todo ao longo da semana em que ficou sobre a montanha e enfrentou desafios como uma tempestade de areia vinda do deserto do Sahara. A visibilidade quase nula a olho nu não o impediu de capturar com sua câmera a luz das estrelas por trás das nuvens de poeira.
Via Láctea Montanha 2 (Foto: Terje Sørgjerd (www.facebook.com / TSO Photography))O norueguês subiu na montanha mais alta da Espanha, a 3.718 metros de altitude, para fazer 170 horas de imagens do céu na região. (Foto: Terje Sørgjerd / www.facebook.com / TSO Photography)
Sørgjerd já havia feito sucesso com um trabalho anterior, A Aurora, no qual conseguiu capturar imagens da aurora boreal em um parque nacional no norte da Rússia, a temperaturas que chegavam a 25 graus Celsius negativos.
"Depois do sucesso de A Aurora, me senti imensamente inspirado a fazer algo semelhante depois. A Via Láctea me pareceu um grande desafio, e El Teide, a montanha mais alta da Espanha, me pareceu a locação perfeita", diz o fotógrafo.
Sørgjerd conta que sua forte paixão pela natureza o levou a adotar como profissão em 2006 o antigo hobby.
Mas ele diz que fotografar o céu com qualidade está cada vez mais fácil, mesmo para os amadores. "As câmeras estão cada vez melhores e capturar mais luz sem muito ruído se torna mais fácil a cada ano. É só sair e praticar, praticar e praticar", sugere.
Via Láctea Montanha 3 (Foto: Terje Sørgjerd (www.facebook.com / TSO Photography))Amanhecer flagrado pelas lentes de Terje. (Foto: Terje Sørgjerd / www.facebook.com / TSO Photography)

Nenhum comentário :

Postar um comentário