sábado, 19 de março de 2011


19/03/2011 - 16h13

Olhos passam mais mensagens, diz especialista

da Livraria da Folha
Divulgação
Especialista aponta a força dos olhos na comunicação sem palavras
Especialista aponta força dos olhos na comunicação sem palavras
Quando você fala, apenas 7% da mensagem estão nas palavras. O resto fica por conta do tom de voz (38%) e linguagem corporal (55%). Os dados são da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que estudou o peso da expressão facial, gestos manuais e posição do corpo na comunicação humana. Segundo especialistas, saber um pouco mais sobre esses sinais silenciosos pode ajudá-lo a ter sucesso no trabalho, a entender mais os clientes, sua equipe e também seu chefe.
Em casa ou no trabalho, mesmo quando sua boca está fechada, você fala o tempo todo. Suas mãos, seu rosto, suas pernas dizem o que realmente vai na sua mente. Em "A Vantagem não verbal: segredos e ciência da linguagem corporal no trabalho"(Vozes), a PhD no assunto, Carol Kinsey Goman dá uma aula sobre como aprender a ler o corpo e seus movimentos e usar essas informações a seu favor no trabalho. Atenção para os olhos, as "janelas da alma", eles são a parte mais tagarela do corpo.
Todo mundo, ou quase, passou por isso. Numa festa ou evento de negócios, a pessoa com que se conversa desvia os olhos para olhar em volta da sala. Embora as pessoas não ouçam com os olhos, o outro parou de escutá-lo. Já o olhar fixo, segundo Kinsey Goman, é negativo. Direto, ousado e contínuo, a maioria considera esse olhar algo rude ou ameaçador. "Comunica um desejo de domínio, uma impressão de superioridade, uma ausência de respeito ou vontade de insultar", diz a autora. Mas, captar esses pequenos sinais oculares requer prática.
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
No livro, a autora dá dicas de como iniciar exercícios no dia a dia, com colegas de trabalho. Por exemplo, pergunte a alguém qual a cor de seu primeiro carro. Se o teste der certo, ao recordar para responder, o outro vai olhar para cima e para a esquerda. A lista dos "olhos da mente" tem ajudado muita gente a resolver problemas no trabalho. Saber se você está usando um olhar profissional ou um olhar social, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Pois, discutir questões de trabalho com um olhar social não dá.
Usando um triângulo imaginário - os olhos ficam na base e o ápice no meio da testa -, a autora explica que, para quem quer ter o "ar de negócios", o ideal é manter o olhar nessa região. Ao inverter o triângulo e deslocar o foco para a boca, seu olhar pode ser interpretado como paquera no local de trabalho. Mas são muitos os tipos de linguagem corporal. No livro, a autora reúne o resultado de 25 anos de pesquisa. Para Kinsey Goman, se você sabe traduzir essa linguagem corporal, pode vender sua mensagem sem dizer uma única palavra.

Nenhum comentário :

Postar um comentário