Carl Rogers
fevereiro 13, 2010 às 2:06 am | Publicado em Grandes Educadores | 5 comentáriosEtiquetas: Ana Gracinda Queluz Garcia, Carl Rogers
Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, área em que atuou por mais de 30 anos. Na Educação, Rogers representa a corrente humanista. Valoriza técnicas de intervenção facilitadora e considera fundamentais atitudes como a de uma escuta sensível e congruência por parte dos educadores para que possam ajudar na evolução de um ser humano, que é essencialmente bom e ávido por conhecimento.Suas idéias, um importante contraponto às idéias comportamentalistas de B. F. Skinner, tornaram-se mais conhecidas no Brasil nos anos 70, principalmente a partir de grupos de estudos orientados pela educadora Rachel L. Rosenberg. É nessa época que Rogers dirige sua atenção de maneira prioritária à educação, propondo uma pedagogia que valoriza a experiência e é centrada no aluno. Acredita que o aluno aprende melhor, é mais criativo e capaz de solucionar problemas quando encontra um ambiente humano e de facilitação.
Célestin Freinet
fevereiro 12, 2010 às 3:14 am | Publicado em Grandes Educadores | 5 comentáriosEtiquetas: Célestin Freinet
Célestin Freinet foi um dos maiores educadores do século XX.Pedagogo humanista, autodidata, político e sindical, sintetizou em sua obra as aquisições da psicologia e da pedagogia, tornando-as aplicáveis rs práticas cotidianas em classe. A Pedagogia Freinet é um conjunto original de propostas teóricas, instrumentos e técnicas assentadas em alguns princípios e eixos pedagógicos: cooperação, livre expressão, responsabilidade, solidariedade, comunicação e documentação. Freinet, através de seu método natural de aprendizagem, deixa um importante legado para a formação de seres íntegros, sociais e politícos, capazes de trilhar seus destinos individual e socialmente na construção de uma sociedade democrática e pacífica.
JEAN PIAGET ( Coleção Grandes Educadores) Yves de La Taille
janeiro 20, 2010 às 2:00 pm | Publicado em Grandes Educadores | 4 comentáriosEtiquetas: Coleção, JEAN PIAGET
Biólogo de formação, psicólogo que estudou o desenvolvimento cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da Pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador.
Educadores Brasileiros Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.
janeiro 6, 2010 às 5:06 am | Publicado em Grandes Educadores | 8 comentáriosEtiquetas: Diana Vidal
Foram os precursores do movimento da Escola Nova no Brasil, e estiveram à frente das principais reformas educacionais do país. Quer mediante suas produções em Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Filosofia, quer pela participação direta nas políticas públicas,(incluindo aí a criação do MEC, universidades, Institutos de Educação e a CAPES), os três “cardeais” da Educação Brasileira transformaram e consolidaram o sistema educacional brasileiro. O programa é conduzido pela profª Diana Vidal.
Matthew Lipman
dezembro 24, 2009 às 8:41 am | Publicado em Grandes Educadores | 1 comentárioEtiquetas: Matthew Lipman
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Matthew Lipman é um dos mais reconhecidos educadores do nosso tempo. Criador de uma metodologia de ensino de filosofia para crianças, Lipman conquistou o respeito de importantes instituições ligadas à Educação, como a UNESCO, que divulga este trabalho por todo o mundo. Lipman foi um dos 8 educadores convidados a fazer parte da série “Os transformadores”.Essa metodologia transcende o ensino de filosofia e inspira o trabalho de educadores de todas as áreas. A partir de uma comunidade de investigação (grupo formado por alunos e professor), os alunos conversam e pensam sobre questões essenciais ao homem. Temas como a verdade, a justiça, a beleza tomam significado para a criança e o adolescente a partir de um diálogo filosófico que tem lugar na sala de aula.
Henri Wallon
dezembro 23, 2009 às 9:37 am | Publicado em Grandes Educadores | 2 comentáriosEtiquetas: Henri Wallon, Izabel Galvão
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Uma das originalidades da teoria de Wallon é sua tentativa de ver a criança de um modo mais integral, considerando que a escola é um lugar onde se educa, mas, principalmente, onde se deve estudar a personalidade da criança.Com foco na criança, Wallon busca compreender o desenvolvimento de forma integrada, levando em conta os domínios cognitivo, afetivo e motor.A perspectiva teórica de Wallon traz ainda uma preocupação bastante atual: como construir uma educação para todos, independentemente de sua condição social, origem ou raça, e, ao mesmo tempo, uma educação para cada um, que contemple a complexidade do indivíduo em todas as suas dimensões.
Lev Vygotsky
dezembro 20, 2009 às 1:41 am | Publicado em Grandes Educadores | 3 comentáriosEtiquetas: Lev Vygotsky, Marta Kohl de Oliveira
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Vygotsky se preocupa em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica. Talvez por isso, suas idéias têm tido tanta repercussão entre os educadores do ocidente, apesar de sua distância no tempo e espaço (viveu na antiga União Soviética e morreu a mais de 60 anos).A produção de Vygotsky foi vasta: escreveu cerca de 200 trabalhos científicos que foram pontos de partida para inúmeros projetos de pesquisa posteriores, desenvolvidos por seus colaboradores e seguidores, e ainda centrais na agencia de psicologia da educação contemporânea.
Paulo Freire
dezembro 19, 2009 às 11:35 am | Publicado em Grandes Educadores | 14 comentáriosEtiquetas: Ângela Antunes, Moacir Gadotti, Paulo Freire
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Paulo Freire é considerado mundialmente um dos maiores educadores do século XX, por uma ousadia até hoje muito pouco praticada: colocar o oprimido como sujeito da sua aprendizagem e da transformação da sua realidade. Criou uma metodologia que insere a leitura do mundo, a liberdade, o diálogo, a aprendizagem significativa para uma educação transformadora e, nem por isso, menos eficiente que a tradicional. Paulo Freire, autor de mais de 25 livros, foi professor nas universidades de Harvard e de Genebra, na universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). A Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa em 27 universidades, de diversos países.
Edgar Morin
dezembro 17, 2009 às 5:22 am | Publicado em Grandes Educadores | 8 comentáriosEtiquetas: Edgar Morin, Edgard de Assis Carvalho
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Edgar Morin, um dos maiores intelectuais da atualidade, é um crítico da fragmentação do conhecimento. Propõe o desenvolvimento do pensamento complexo, uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.Este vídeo apresenta os principais conceitos presentes no pensamento de Morin. Segundo Edgard de Assis Carvalho, “a educação do futuro exige um esforço transdisciplinar que seja capaz de rejuntar ciências e humanidades (…) precisamos enfrentar os paradoxos que o desenvolvimento tecnoeconômico trouxe consigo, globalizando de um lado e excluindo do outro”.
John Dewey
dezembro 16, 2009 às 5:25 am | Publicado em Grandes Educadores | 18 comentáriosEtiquetas: John Dewey, Marcus Vinicius Cunha
Tópico de autoria do Xforsil que nos enviou por email.
Grandes Educadores
John Dewey foi um dos mais notáveis filósofos americanos da educação. A defesa de uma escola democrática e a valorização da experiência bem como do pensamento reflexivo foram suas marcas mais profundas.John Dewey foi uma dos expoentes do Pragmatismo. Para essa filosofia o pensamento e a ação formam um todo indivisível e toda formulação teórica é uma hipótese ativa a ser demonstrada em situação prática de vida.Para John Dewey, devemos recusar verdades incontestáveis, dogmatismos e formulações inquestionáveis, e enfatizar a descoberta, o diálogo e a busca do consenso.
E-MAIL DO BLOG
MENU
RECOMENDAMOS
- 9outside9
- A navalha de Dalí
- Aletheia Agorah
- Café com Filosofia
- colecoesnerds
- Distropia
- dreamnfusion
- Espaço Fenomenológico-Existencial
- Expressão Mulher
- Filoso Filo
- Filosofia do (no) Caos
- Ghiraldelli
- Info Norte PR
- Janela do Universo
- Memória Roda Viva
- Mundo Filosófico
- Nicolau Maquiavel
- Página antiga deste blog
- Portal dia a dia Educação
- Videoteca de Humanidades
COMENTÁRIOS
shamankh em Josué de Castro – Cidadã… daniel em Josué de Castro – Cidadã… Mario em Josué de Castro – Cidadã… Ed em E-books fabiano emLegendagem Bruno Marcondesem A Volta dos Deuses Embusteiros… shamankh emDarwin’s garden shamankh emFernando Saussure – Breve… VISITANTES ONLINE:
Nenhum comentário :
Postar um comentário