Hipertensão: mal que avança entre as crianças
Doença, geralmente associada ao envelhecimento, atinge cada vez mais os pequenos e também adultos com até 34 anos no Brasil
POR CLARISSA MELLO
Rio - Cerca de 30 milhões de brasileiros são hipertensos. Desses, 19% são crianças, adolescentes e adultos com menos de 34 anos. A doença, antes associada ao envelhecimento, está atingindo faixas etárias cada vez mais jovens — estima-se que cerca de 5% das crianças sofram do mal.
Segundo especialistas, o problema dessa ‘precocidade’ é o aumento do tempo de convivência com a doença. Em média, o brasileiro convive por 24 anos com a hipertensão. Em 2030, essa duração pode chegar a 35 anos.
Arte: O Dia
Livre seu filho do problema
Não é tão difícil evitar a hipertensão. De acordo com Brandão, o primeiro passo é controlar como a criança gasta o tempo de lazer. “Elas não devem ficar por mais de duas horas usando computador, vendo televisão e jogando videogame”, explica.
Segundo a médica, também é importante evitar o excesso de sal nos alimentos e fazer com que elas pratiquem atividades físicas diárias, por pelo menos 30 minutos. “Isso também vale para os adultos”, diz, ressaltando que toda a família deve se alimentar de frutas, verduras e legumes todos os dias.
últimominuto
01h05 Ciência&Saúde
18h03 Ciência&Saúde
16h15 Ciência&Saúde
15h35 Ciência&Saúde
15h34 Ciência&Saúde
nossaseleção
rio
ZONA NORTE
economia
SEU BOLSO
brasil
DEPUTADOS
diversão&tv
TRAIÇÃO?
maislidas
diversão & tv
PANICAT JUJU ATACA ...
diversão & tv
FANI PACHECO ...
brasil
BALANÇO DO TRE-RJ ...
diversão & tv
MADRINHA DE ...
Outros jornais da EJESA
Nenhum comentário :
Postar um comentário