domingo, 4 de abril de 2010

Educação Infantil!



Título: A pesquisa em educação infantil no Brasil : trajetoria recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia
Autores: Eloisa Acires Candal Rocha
Ana Lucia Goulart de Faria
Ana Lucia Goulart de Faria [Orientador]
Carmen Maria Craidy
Maria Clotilde Rossetti-Ferreira
Zeila de Brito Fabri Demartini
Palavras Chave: Pesquisa - Congressos
Pesquisa educacional
Educação
Educação de crianças
Data: 25-Feb-1999
Editora: Biblioteca Digital da Unicamp
Resumo: Este trabalho buscou analisar a produção recente sobre a educação da criança de O a 6 anos no Brasil, bem como mapear a contribuição de diferentes ciências para a constituição de uma Pedagogia da Educação Infantil. Foi tomado como universo representativo para a análise um conjunto de trabalhos produzidos no interior das Ciências Humanas e Sociais e apresentados em congressos científicos entre 1990 e 1996. o foco da análise centrou-se basicamente na produção da área da Educação. Contudo, realizou-se, também, um levantamento da produção em outras áreas científicas, tais como: Psicologia (SBP e SBPC); Antropologia, Sociologia e Ciência Política (ANPOCS e SBPC); e História (ANPHU e SBPC).A expectativa era que ao mapear a freqüência, a abrangência e o universo temático em cada uma destas áreas se pudesse descortinar a contribuição que trazem para um aprofundamento da compreensão acerca da educação infantil.A produção acadêmica sobre a educação da criança pequena nas áreas analisadas por esta pesquisa mostra que o conhecimento ali produzido defronta-se em cada campo específico com as mesmas polêmicas fundamentais presentes na relação entre a infância e a Pedagogia: a polêmica entre liberdade e subordinação, entre natureza e cultura, entre atenção e controle, etc. A análise evidencia que estas polêmicas acabam definindo a abordagem e a orientação teórico-metodológica das investigações sobre o tema "Educação Infantil" nas diferentes áreas.Observa-se que, nos anos noventa, vem se consolidando uma perspectiva que leva cada vez mais em conta as dimensões contextuais do objeto estudado, de forma oposta às tendências mais voltadas para uma postura de enquadramento social baseada em sujeitos idealizados e contextos naturalizados, ou ainda, de forma oposta às tendências concretizadas em pesquisas que privilegiam o indivíduo e o estabelecimento de padrões de desenvolvimento e aprendizagem. Neste movimento de análise e aprofundamento, evidenciaram-se construções teóricas que permitiram a identificação de um conjunto de regularidades, sugerindo, não obstante as inúmeras polêmicas ainda presentes, a possibilidade do nascimento de uma Pedagogia, com corpo, procedimentos e conceituações próprias. Da mesma maneira, observa-se uma acumulação de conhecimentos sobre a educação infantil que tem contribuído para a constituição de um campo particular no âmbito da Pedagogia. É este campo que venho denominando de Pedagogia da Educação Irifantil.Todo o movimento de análise e compreensão que procurei desenvolver nesta tese consolidou ainda mais a convicção inicial de que os elementos presentes na produção cotidiana das creches e pré-escolas já encontram uma elaboração em nível acadêmico que permite falar nesta Pedagogia da Educação Infantil como uma especificidade que precisa ser melhor acolhida no âmbito da prática e da pesquisa educacionais
This research sought to analyze the recent production about the early childhood Education (O to 6 years old) in Brazil and to delineate the contribution of different sciences for the constitution of a Childhood Pedagogy. It was taken as representative universe for the analysis a group ofworks produced inside the Human and Social Sciences and presented in scientific congresses between 1990 and 1996. The focus of the analysis was centered basically in the production of the area of the Education. However, it took place also a survey ofthe production in another scientific areas, such as: Psychology (SBP and SBPC); Anthropology, Sociology and Polítical Science (ANPOCS and SBPC); and History (ANPHU and SBPC). The expectation was to chart the ftequency, the inclusion and the thematic universe in each one ofthese areas with the objective of analyzing these productions in such a way to facilitate a visualization ofthe contribution that they bring for a larger understanding about the children education The academic production about the early childhood Education in the areas analyzed by this research exhibition that the knowledge is conftonted in each specific field with the same polemics presents in the relationship between the childhood and the Pedagogy: the polemic between fteedom and subordination, between nature and culture, between attention and control, etc. The analysis evidences tOOt these polemics end up defining the aproach and the theoretical-methodological orientation ofthe investigations on the theme "Childhood Education" in the different areas. Another interesting characteristic is that those tendencies more approached to a posture of social ftaming, based on idealized subjects and naturalized contexts, or still, summed up in researches that privilege the individual and the establishment of development and learning pattems come losing space in the nineties. They are losing space for those tendencies that, in opposite way, take more into account the context dimensions of the studied object. In this movement of analysis, theoretical constructions were e"f'Ídenced. Nevertheless the countless polemics still presents, this theoretical constructions allowed the identification of a group of regularities that suggests the possibility of the birth of a Pedagogy, with body, whit procedures and whit its own conceiving. In the same way, an accumulation of knowledge is observed about the childhood education that has been contributing to the constitution of a private field in the ambit ofthe Pedagogy. This field I come denominating: Early Childhood Education Pedagogy. The whole analysis movement and understanding that I tried to develop in this thesis still consolidated more the initial conviction that the present elements in the daily production of the "creches" and "pré-schools" aiready find an elaboration at academic levei that allows to speak about this Early Childhood Education Pedagogy as a specialty that needs to be ' welcomed better in the ambit of the educational practice and the educational research
URI: http://hdl.handle.net/10229/47876
Outros Identificadores: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000184228
oai:unicamp.br:vtls000184228
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