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Aqui você encontra: Cultura, Educação, Artigos Científicos e sugestões para o seu estudo. O que irá diferenciar está revista eletrônica, ter, em um futuro breve, seus artigos em áudio, lidos pelos autores e/ou por programas e projetos de extensão como: 'Biblioteca Falada' - A UNESP/ FAAC, faz adaptação de textos e vídeos para áudios. Permitindo assim que DISLÉXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto. http://www.acessibilidadeinclusao.com.br/ José Robson de Almeida.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
Por onde anda a Pós-Doutora Daniele Nunes Peixoto de Almeida, que teve atuação decisiva no diagnóstico do caso do sul-africano William Charles Erasmus, morto recentemente no Rio de Janeiro com um quadro de febre hemorrágica não identificada. A investigação sobre a causa do óbito descartou a infecção por Arenavírus e concluiu que a morte foi causada por rickettsiose.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
domingo, 29 de novembro de 2015
Title: Colégio Santa Mônica: uma porta aberta para o Ensino Superior
Author: Almeida, José Robson de
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Colégio Santa Mônica: uma porta aberta para o Ensino Superior
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Title: | Colégio Santa Mônica: uma porta aberta para o Ensino Superior |
Author: | Almeida, José Robson de |
Abstract: |
Ao longo da história do homem, tem-se verificado que as diferenças sociais têm gerado problemas no tecido urbano e rural. Muitos estudiosos acreditam que diferenças como essas podem e devem ser reduzidas a números menos alarmantes através da formação educativa.
Nesta dissertação, propomo-nos a estudar o Colégio Santa Mônica, Unidade Bonsucesso, que foi fundado em 1937. Está localizado próximo aos Complexos do Alemão, Jacaré e da Maré, áreas cujos moradores vêm travando uma guerra urbana e social que tem influenciado a formação dos jovens residentes, tanto dentro quanto fora dessas ilhas dicotômicas. Paradoxos como esses estão no cotidiano contemporâneo, mas que exigem soluções criativas, concretas e eficientes que deem aos jovens sua liberdade da escravidão cultural e social, imposta ao meio em que vivem.
A Pesquisa desenvolvida recorre a documentos, imagens e dados obtidos em jornais, relatórios de acompanhamento e calendários usando, como fonte principal, a instituição. Os resultados obtidos sinalizam uma gestão competente que norteia princípios aos seus discentes, através de uma formação humana, esportiva e acadêmica de qualidade, a ingressarem em uma universidade com prestígio, evidenciando os fatores e protagonistas predominantes no papel educativo, traçado pelos e para os atores que vivenciam no Rio de Janeiro, uma dicotomia antropológica.
In mankind's long history, it has been established that social differences have created difficulties in humanity's urban and social fabric. Many researchers believe these social differences can and should be reduced to less alarming numbers through the educational process. In this thesis, we propose to study the Santa Mônica School, Bonsuccesso unit, founded in 1937. It is located near the Alemão, Jacaré, and Maré complexes, whose occupants have been fighting an urban and social war that has influenced the education of the young residents, both inside and outside these dichotomous groups. These paradoxes are common in contemporary daily life, but require creative, concrete, and efficient solutions that liberate youth from the cultural and social bondage imposed on the way they live. The research utilizes documents, images, and data obtained from newspapers, firsthand accounts, and agendas from the institution as the primary sources. The results obtained indicate that the guiding principles of competent management and quality training of human beings in academics and athletics facilitated entrance into high quality universities as seen by the predominate factors and leaders in the educational field, tracked for and by the individuals that experienced this anthropologic dichotomy in Rio de Janeiro.
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Description: | Orientação: Maria Neves Gonçalves |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/6358 |
Date: | 2015 |
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JOSÉ ROBSON - f.pdf | 6.670Mb | View/ | Dissertação de Mestrado |
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quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Diplomas do Exterior
O artigo 48 da Lei 9.394/96 trata em seu parágrafo 2º da revalidação de diplomas de graduação expedidos por Universidades estrangeiras e em seu parágrafo 3º do reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado expedidos por Universidades estrangeiras.
Os documentos emanados do CNE sobre o tema podem ser acessados pelo link abaixo:
- Revalidação / Reconhecimento de Diplomas - Normativos
- Revalidação / Reconhecimento de Diplomas - Outros pareceres
- Parecer CNE/CES nº 142/2001, aprovado em 31 de janeiro de 2001
Aprecia a Indicação CES 03/2000, que propôs a constituição de Comissão para analisar a questão da validade de títulos expedidos por instituições brasileiras associadas a instituições estrangeiras, ou expedidos diretamente por instituições estrangeiras. - Resolução CNE/CES nº 1/2001, de 3 de abril de 2001
Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. - Resolução CNE/CES nº 2, de 3 de abril de 2001
Dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Parecer CNE/CES nº 1.299/2001, aprovado em 6 de novembro de 2001
Propõe a aprovação de Resolução dispondo sobre a revalidação de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos de ensino superior estrangeiros. - Resolução CNE/CES nº 1/2002, de 28 de janeiro de 2002
Estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. - Parecer CNE/CES nº 122/2005, aprovado em 07 de abril de 2005
Proposta de alteração da Resolução CES/CNE nº 2, de 3 de abril de 2001, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Resolucão CNE/CES nº 2/2005, de 9 de junho de 2005
Altera a Resolução CNE/CES nº 2, de 3 de abril de 2001, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Parecer CNE/CES nº 160/2006, aprovado em 8 de junho de 2006
Aprecia a Indicação CNE/CES nº 1/2006, de 6 de junho de 2006, que propõe a alteração do art. 3º da Resolução CNE/CES nº 2/2005, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Resolução CNE/CES nº 12, de 18 de julho de 2006
Altera o prazo previsto no art. 3º da Resolução CNE/CES nº 2, de 9 de junho de 2005, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Parecer CNE/CES nº 260/2006, aprovado em 9 de novembro de 2006
Alteração do art. 4º da Resolução CNE/CES nº 1/2002, que estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. - Parecer CNE/CES nº 138/2007, aprovado em 14 de junho de 2007
Alteração do art. 3º da Resolução CNE/CES nº 2/2005, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Resolução CNE/CES nº 5, de 4 de setembro de 2007
Altera o prazo previsto no art. 3º da Resolução CNE/CES nº 2, de 9 de junho de 2005, que dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais. - Parecer CNE/CES nº 146/2007, aprovado em 5 de julho de 2007
Revisão do Parecer CNE/CES nº 260/2006, que tratou da alteração do art. 4º da Resolução CNE/CES nº 1/2002. - Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007
Altera o art. 4º e revoga o art. 10 da Resolução CNE/CES nº 1/2002, que estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. - Parecer CNE/CES nº 218/2008, aprovado em 5 de novembro de 2008
Aprecia a Indicação CNE/CES 6/2008, que trata do reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, obtidos nos Estados Partes do MERCOSUL. - Parecer CNE/CES nº 247/2009, aprovado em 7 de agosto de 2009
Proposta de alteração da Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, e da Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007, que estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. - Resolução CNE/CES nº 6, de 25 de setembro de 2009
Altera o § 3º do art. 4º da Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. - Resolução CNE/CES nº 7, de 25 de setembro de 2009
Altera o § 2º do art. 8º da Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007, que estabelece normas para a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.
- Parecer CNE/CES nº 118/2010 aprovado em 7 de maio de 2010 - Reexame do Parecer CNE/CES nº 218/2008, que aprecia a Indicação CNE/CES nº 6/2008, que trata do reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, obtidos nos Estados Partes do MERCOSUL.
- Resolução CNE/CES nº 3, de 1º de fevereiro de 2011 - Dispõe sobre o reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, obtidos nos Estados Partes do MERCOSUL.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Inserção no esporte melhora rendimento escolar, diz estudo
Pesquisa calculou o valor do investimento em atividades esportivas necessário para aumentar resultados de alunos
Investir em programas de inserção no esporte pode melhorar os resultados escolares das crianças. A conclusão é de uma pesquisa feita no Programa de Pós-graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), que calculou o quanto o poder público necessita investir em atividades esportivas para aumentar as notas dos alunos, o chamado custo-efetividade.
Para isso, a economista Julia Guimarães Aranha, autora do estudo, separou 86 crianças de 8 a 10 anos do município de Indaiatuba (SP) entre dois grupos. O primeiro deles participou de um programa de inserção no esporte da prefeitura e o outro não.
Após acompanhar os alunos durante três meses e calcular todos os custos envolvidos no programa, ela concluiu que, para que a nota de português subisse um ponto, deve-se investir R$ 133,05 em um trimestre. Já para matemática, o valor desembolsado pela prefeitura da cidade deveria ser de R$ 134,07 neste período. Durante a pesquisa, as notas dos alunos do grupo que participou do programa melhoraram, em média, 0,790 e 0,784, respectivamente em português e matemática.
A pesquisa "Impacto de um programa público de iniciação esportiva para crianças: gastos, antropometria, rendimento escolar e qualidade de vida" foi defendida em agosto de 2014 e está disponível no banco de teses da USP.
Com informações de Hérika Dias, da Agência USP de Notícias
Outubro/2014
Prática Docente
Como professores de todo o Brasil transformaram a vida de seus alunos
Histórias de quem superou as adversidades da profissão e ampliou o impacto de suas atividades para além dos muros da escola
Marta Avancini e Luciana Alvarez
Professora Ana Telles com seus alunos: crianças apresentaram sarau para a comunidade |
No município de Campo Bom (RS), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumond fazem mutirões para recolher lixo e plantar mudas de árvores nas margens do arroio. Em São Paulo (SP), estudantes do colégio Stance Dual fizeram um levantamento dos problemas do bairro, elegeram prioridades, se organizaram e enviaram uma carta à subprefeitura responsável pela região, solicitando a recuperação da praça Contos Fluminenses. Em Cacoal (RO), alunos da Escola Estadual Cora Coralina estão envolvidos numa iniciativa que ajuda a controlar a dengue no município: eles distribuem sementes de crotalária, uma planta que atrai libélulas, predadores naturais das larvas e do mosquito que causa a doença.
Embora diferentes entre si e fortemente vinculadas às realidades em que estão inseridas, as iniciativas acima descritas possuem algo em comum: foram colocadas em prática por professores e extrapolaram o ambiente escolar, impactando o entorno de suas escolas. No Rio Grande do Sul, a evasão escolar diminuiu junto com a redução das enchentes do arroio Peri. Em Rondônia, o projeto Cacoal contra a dengue ganhou fôlego e escala, resultando numa parceria da escola com as secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente. Em São Paulo, a praça foi reformada e, agora, o desafio é envolver os comerciantes da região da Bela Vista para fazer a manutenção do local.
Esses exemplos mostram que, apesar de um cotidiano atribulado e permeado de desafios, em todas as partes do Brasil muitos docentes transformam problemas e desafios do dia a dia em iniciativas que mudam (para melhor) a vida dos alunos, das escolas e, muitas vezes, da comunidade. Quais seriam, então, as características que fazem com que esses profissionais se destaquem em seu grupo? Como eles conseguem superar a realidade muitas vezes desanimadora das escolas brasileiras? O que faz com que eles se tornem professores transformadores?
Para Bernadete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, são muitos os professores que realizam ações transformadoras e inovadoras no Brasil e que, para isso, muitas vezes, superam as dificuldades que encontram no trabalho e, até, as falhas de formação. Segundo a pesquisadora, o diferencial desses profissionais é aliar uma insatisfação com a realidade ao impulso de encontrar soluções para os problemas.
COMPROMISSO SOCIAL
Como se sabe, o cenário para o exercício da docência no Brasil oferece condições distantes do ideal. Um a cada quatro docentes tem contrato precário ou é terceirizado, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A remuneração ainda deixa a desejar, embora tenha melhorado nos últimos anos: na média, o salário dos docentes corresponde a 51% do salário médio de um profissional com curso superior, formado em outras áreas. Além de ganhar menos, os professores trabalham longas horas, muitas vezes em diversos estabelecimentos: cerca de 40% dos professores fazem jornada dupla ou tripla, segundo dados de 2009 do Ministério da Educação (MEC).
Para Bernadete, o que faz surgir algo de diferente em meio a esse cenário de problemas marcados é o sentido de compromisso social que impulsiona alguns profissionais a buscar soluções para os problemas que identificam, articulando-as com práticas educativas que, por vezes, assumem caráter inovador. A pesquisadora ressalta ainda que esses professores estão insatisfeitos com os modelos tradicionais de ensino e aprendizagem e acreditam que a educação pode melhorar, apostando em seu poder transformador.
Por vezes, as iniciativas e ações são individuais, gestadas na convivência com os alunos na sala de aula, conforme o docente vai percebendo suas dificuldades e potenciais, identificando seus interesses e possibilidades de mobilização. Quando se abre o canal de diálogo e interação entre alunos e professores, as ações se traduzem em ampliação do universo de conhecimento (tanto de alunos quanto dos professores), melhoria da aprendizagem, desenvolvimento da consciência cidadã, dentre outras.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Outras vezes, as iniciativas inovadoras estão associadas a projetos de maior fôlego, ligados a organizações sociais, cada vez mais presentes no cotidiano das escolas. Para Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a presença das ONGs e outras entidades é um fator que tem colaborado para o surgimento de experiências inovadoras e transformadoras na escola.
“As ONGs complementam o papel do poder público, oferecendo apoio técnico, o que pode ajudar a potencializar projetos e ações que se diferenciam das práticas tradicionais”, analisa Amabile.
Na cidade de Irecê, no interior da Bahia, a criação de uma rádio e de um jornal escolar, com apoio de uma entidade do terceiro setor, o Instituto Brasil Solidário, foi a via para modificar profundamente o ambiente da Escola Municipal Luiz Viana Filho. Na medida em que os alunos assumiram a rádio e o jornal, o clima e as relações sociais foram melhorando, a ponto de a escola deixar de ser temida, para se tornar uma das mais concorridas da região. “Hoje temos fila de professores querendo ser transferidos para cá”, conta o professor Jefferson Maciel Teixeira, que há três anos assumiu a direção do colégio.
DIREITO DE APRENDER
Para o chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Marcelo Mazzoli, o somatório de compromisso social com valorização do aluno, típico das experiências transformadoras que acontecem no ambiente escolar, remete a uma dimensão fundamental: a garantia do direito de aprender. “Esses professores assumem um compromisso desenvolvendo ações que materializam, no cotidiano da escola, o direito de aprender”, diz Mazzoli.
Mas, como ganhar escala em iniciativas que hoje se restringem ao âmbito do esforço pessoal? Por isso a importância de que as ações lideradas por professores sejam valorizadas, ganhem cada vez mais espaço como prática didática e sejam propagadas, diz Mazzoli. “São iniciativas que estabelecem a adesão do aluno, da escola e da comunidade do entorno a um projeto educativo”, justifica.
Nesse ambiente, o professor assume uma posição de protagonista, na medida em que desencadeia processos que modificam hábitos, práticas, comportamentos, além de ampliar horizontes. Nesse sentido, resgata-se a centralidade do papel do docente no processo educacional. Veja, nos links abaixo, as histórias de quem já assumiu um papel central na educação brasileira.
*Reportagem publicada na íntegra originalmente na edição 210 de Educação, com o título "Profissão: transformar"
Professores qualificados podem melhorar Ideb das escolas
Inep lança indicador que mostra o impacto dos professores na nota do Ideb
Marina Kuzuyabu
Indicador que será lançado pelo Inep mostrará a relação entre a qualificação dos professores e o Ideb da escola |
Professores licenciados que atuam em suas áreas de formação são capazes de aumentar em um ponto o Ideb. A relação aparece no novo indicador que será apresentado pelo Inep. O instrumento encontra-se em fase de desenvolvimento e apresentará dados do Censo da Educação Básica cruzados com os do Ideb. O objetivo é mensurar o impacto das diversas variáveis que interferem no desempenho dos alunos. Também na direção de fornecer mais informações, a autarquia ligada ao MEC publicou uma portaria autorizando o acesso de consultores, professores e pesquisadores à base de dados protegidos. Os interessados, no entanto, devem solicitar previamente uma autorização antes de se dirigirem à sede do órgão, em Brasília, onde todas as consultas serão realizadas.
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