sábado, 5 de abril de 2014


Senhores(as),
Boa tarde!
Gostaria que avaliassem a sugestão de texto abaixo. Peço aos professores José Brás, Maria José e Daniele, por sua comprovada experiência,  que entendam que a ideia é indexar a revista e dar acesso a diferentes atores da sociedade, promovendo de forma includente o conhecimento acadêmico.

CONECTANDO CIÊNCIAS (publicação eletrônica
Apresentação e política editorial
Esta Revista tem como referência a  ENTRETEXTOS, uma publicação  on line da UID-OPECE. Sendo o diferencial ter seus artigos lidos pelos autores e/ou lidos pelo programa TEXTALOUD permitindo que DISLEXICOS e DEFICIENTES VISUAIS tenham acesso ao conhecimento proposto.
 CONECTANDO CIÊNCIAS tem como objetivo a publicação de artigos resultantes da pesquisa no domínio da Educação, Saúde e, também, de outras investigações que podem provocar reflexões que contribuam para a formação das crianças, jovens e adultos, sendo essas investigações em âmbito nacional ou internacional.
A publicação de  textos e áudios resultantes de conferências, seminários e work shop, congressos e pesquisas efetuadas no âmbito de programas de Ensino Médio (INCENTIVANDO A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA), na graduação, estimulando os  projetos de investigação, e nos cursos de Pós-Graduação. Devem atender, também, às necessidades dos deficientes visuais, disléxicos e outras variáveis .  
 Os artigos poderão ser publicados, sempre que os autores o desejarem, em outras revistas nacionais ou internacionais. Todavia, o Conselho desta Revista  deverá ser previamente informado de tal intenção ou decisão.

I       Indicações gerais
1. Será privilegiada a publicação de textos que possam contribuir para enriquecer a investigação científica no âmbito das Ciências da Educação, da Saúde (Física e Mental)  e em domínios afins. Os trabalhos apresentados para publicação devem, preferencialmente, ter uma dimensão teórico-empírica e possuir uma revisão atual da literatura. Podem ser submetidas para publicação recensões críticas e temáticas consideradas relevantes que justifiquem a sua divulgação. 
2. Os artigos devem ser originais, redigidos em:  português, inglês, francês, alemão ou  espanhol  e enviados para o endereço constante no final da página. 
3. O Conselho de Redação reserva para si o direito de publicar ou não os trabalhos 
recebidos, comprometendo-se a informar os autores, no prazo máximo de cem dias, 
da decisão a que tenha chegado e dos seus fundamentos. Essa decisão terá por base o  parecer do Conselho de Redação e/ou a  avaliação efetuada por  especialistas reconhecidos das respectivas áreas.
4. Todos os artigos e textos em língua portuguesa devem estar de acordo com as normas do acordo ortográfico.
5. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras  ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.
6. Os textos apresentados serão sujeitos a um processo de seleção e revisão por arbitragem científica.
7. O conteúdo dos textos publicados é da responsabilidade dos respectivos autores.
8. O Conselho de Redação, com base no parecer da arbitragem científica, pode sugerir  aos autores a reformulação dos trabalhos. Uma vez aceito o texto definitivo, não serão  permitidas modificações posteriores.
9. A escrita de todos os artigos submetidos devem seguir as normas estabelecidas pela ABNT ou APA.
10. Todos os artigos submetidos devem seguir, rigorosamente, as normas estabelecidas por essa revista.

OBS: Todos os textos deverão ser acompanhados do audio correspondente sendo necessária a voz do próprio autor.

II Recomendações aos autores:
1. Os artigos devem ser enviados em suporte informático sem identificação do autor ou  autores. 
2. De modo a proteger o anonimato, na primeira página do documento, não deverá 
constar nem o nome do/s autor/es, nem da instituição onde desenvolve(m) atualmente a sua atividade.
Não deverá ser feita nenhuma  referência ao nome do/s autor/es no corpo do texto, nos cabeçalhos ou notas de rodapé. Assim, num ficheiro à parte, deve constar:

a) Identificação
b) Residência
c) Instituição a que pertence
d) E-mail
e) Telefone e fax
f) Título do artigo
g) Carta dirigida ao Conselho de Redação declarando a originalidade do artigo, 
aceitação da publicação, e de aceitação das normas da Conectando Ciências.
h) Pequena nota biográfica (4 a 5 linhas).

3. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras  ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.
4. Todos os originais a considerar para publicação poderão ser apresentados em :  português, inglês, francês, alemão e  espanhol . Os artigos poderão ser longos (até 70 mil caracteres, incluindo espaços, notas e referências bibliográficas) ou curtos (25 mil a 35 mil caracteres, incluindo espaços, notas e referências bibliográficas).
5. Os artigos devem ser acompanhados, no início, de um resumo na língua original e 
de um abstract no caso de a língua original não ser o inglês (não deve exceder 1500 
caracteres, incluindo espaços e palavras-chave e nele deve figurar o título do artigo); 
deve ter, ainda, 3 a 5 palavras-chave e Key-words separadas por ponto e vírgula.
 No caso de o artigo ser em inglês, francês, alemão ou  espanhol  , deve ser acompanhado de um resumo, também,  em português com as respectivas palavras-chave . 
6. Os trabalhos deverão ser enviados em Word por correio eletrônico.

Os artigos devem ser apresentados em fonte ARIAL 11, ou TIMES NEW ROMAN 12 a 1,5 espaços com margens de 2,5cm (esquerda) e de 2,5cm (direita, topo, baixo).

III Preparação do texto 

III. 1. Formatação dos artigos
As normas de referência bibliográfica seguidas pela CONECTANDO CIÊNCIAS são as normas: ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou APA (American Psychological Association): as citações bibliográficas devem ser inseridas de acordo com as mesmas normas. As notas, quando as houver, devem surgir em nota de rodapé, no final de cada página. Todos os artigos submetidos devem seguir, rigorosamente, as normas estabelecidas.
Referências bibliográficas
1. As referências bibliográficas serão sempre feitas , na forma da Norma que, após ser escolhida, deve ser seguida sem alterações do início ao fim do artigo..
2. Será incluída no final, com o título “Referências Bibliográficas.

Conectando Ciências e Instituto Muda Mundo

A revisão das provas é 
da responsabilidade do Conselho de Redação, que garante a reprodução fidedigna e formalmente correta dos textos selecionados para publicação; só em casos excepcionais, mediante pedido expressamente justificado, serão remetidas provas aos autores.


Conselho de Redação:
José Robson de Almeida
André Félix
Daniele Nunes Peixoto de Almeida
Maria José Conceição
José Brás
OBS: Caso possam nos emprestar seus nomes para serem membros permanentes do conselho, a revista se sentirá honrada.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

IJHRP publica questões relacionadas com o desenvolvimento de recursos humanos, recrutamento de funcionários, treinamento e remuneração, a cultura individual e organizacional, relações trabalhistas, ética e responsabilidade social corporativa, relações de trabalho, desenvolvimento organizacional e empregado, segurança e segurança dos funcionários, gerenciamento de pessoal, tecnologia HRM, a terceirização , compras e fornecedor global de desenvolvimento, aquisição e gestão da cadeia de fornecimento, e gestão de contratos. Além disso, a evolução das TI / SI, como o planejamento de recursos empresariais e identificação de freqüência de rádio, compras e gestão de suprimentos também são abordados nesta revista.

IJHRP - Revista Internacional de Recursos Humanos e Compras




Volume 1, Edição 10, pp 1-13; Fevereiro de 2014.
MOTIVAÇÃO E FISCALIZAÇÃO na indústria da hospitalidade COM FOCO PARA hotéis e pousadas em Mzuzu CIDADE

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Volume 1, Edição 10, pp 70-76; Fevereiro de 2014.
Construção e validação de uma escala de AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS NA hotéis de luxo SELECIONADOS nas Filipinas

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 77-85; Fevereiro de 2014.
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS COM PROGRAMAS DE PÓS graduação oferecidos por diferentes instituições de ensino superior no Sri Lanka

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Volume 1, Edição 10, pp 86-96; Fevereiro de 2014.
PAPEL DE INVENTÁRIO OTIMIZAÇÃO DE AQUISIÇÃO E-DESEMPENHO NO ESTADO paraestatais no Quênia

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 120-144; Fevereiro de 2014.
DESAFIOS relativas aos concursos públicos PRÁTICA registros em ENTIDADES PÚBLICAS NO QUÊNIA: UM CASO DO TESOURO NACIONAL

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 168-178; Fevereiro de 2014.
OS EFEITOS DA FUNÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO CRESCIMENTO DE MICRO EMPRESAS, QUÊNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 179-188; Fevereiro de 2014.
Comunicação eficaz e EMPREGADOS DE DESEMPENHO: O CASO DO UASU AT EGERTON UNIVERSITY, QUÊNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 260-273; Fevereiro de 2014.
O paradoxo da NEXUS Entre o DESEMPENHO PONTUAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES E PRODUTIVIDADE NA TANZÂNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 274-291; Fevereiro de 2014.
A ligação entre governos centrais e locais: é INCLINADO de forma SIMBIÓTICA para aliviar PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA TANZÂNIA?

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 321-333; Fevereiro de 2014.
DESEMPREGO URBANO E os fenômenos da "feminização da TRABALHO MANUAL" na costa do Quênia: O CASO DO KILIFI COUNTY, QUÊNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 334-342; Fevereiro de 2014.
CONTRIBUIÇÃO dos sindicatos de treinamento de funcionários, PROGRESSÃO NA CARREIRA E EMPREGO SATISFAÇÃO: O CASO DO UASU AT EGERTON UNIVERSITY, QUÊNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 343-347; Fevereiro de 2014.
O IMPACTO DOS TERMOS E CONDIÇÕES DE SERVIÇO EM motivação dos professores da pré-escola no Quênia

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 421-438; Fevereiro de 2014.
PODE PARTICIPATIVO abordagens funcionam em situação de ALTA POTÊNCIA DESIGUALDADES? LIÇÕES DA TANZÂNIA

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 439-452; Fevereiro de 2014.
EFEITOS DE REGISTROS DE GESTÃO NA EFICIÊNCIA DA FUNÇÃO AQUISIÇÃO: CASO DA COSTA HOSPITAL GERAL

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 10, pp 470-488; Fevereiro de 2014.
Fatores externos que influenciar a prestação de serviços de qualidade nas instituições públicas: um caso de O Departamento de Imigração - REGIAO DA COSTA

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Volume 1, Edição 11, pp 1-22; Abril de 2014.
FATORES QUE INFLUENCIAM CONTRATOS PÚBLICOS eficiente na GRAÇA PROGRAMA EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUÊNIA: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO Machakos

Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF
Volume 1, Edição 11, pp 61-87; Abril de 2014.
A priorização do três frentes ANTI-CORRUPÇÃO ESTRATÉGIA DE NAIROBI COUNTY, QUÊNIA (2003-2011)


Formato HTML ResumoTexto Completo Formato PDF

sexta-feira, 28 de março de 2014

[PDF] CONSTRUINDO E DISCUTINDO O DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE …

[PDF] O ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

VN de Almeida - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... Pensar em DEUS. ... relações entre as diversas áreas do conhecimento e usar este para
entender situações cotidianas e resolver problemas reais. ... Há informações sobre ações
educativas nessa área, também no período Imperial. Porém, é ...


[PDF] O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS EA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA-RR.

EM Ferst - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... a docência poderá minimizar os demais problemas, evidente que não se pode Page 29. 39 ...
qualquer classe social, porque está na cultura, na tecnologia, no modo de pensar. ... Existe, no
processo educativo, um arcabouço de representações de sociedade e de ...


[PDF] MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UTILIZANDO A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.

A de Azevedo Eick - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... privilegiando o intelecto, o pensar, e não apenas o acumular conhecimento. ... ensino, produção
em massa, concentração e centralização; utilização de meios técnicos de comunicação,
usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos. ...


[PDF] COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EO NOVO ENEM: estudando as escolas de Roraima

JAX Neto - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... anos finais, de forma que a continuidade dos estudos só era possível para aqueles ... duração. ... Art.
1º O ensino secundário tem as seguintes finalidades: 1. Formar, em prosseguimento da obra
educativa do ensino primário, a personalidade integral dos adolescentes. ...


[PDF] CONSTRUINDO E DISCUTINDO O DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE …

AL Marques - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... Foi identificado como principais problemas: a falta reciclagem dos resíduos sólidos; o
desmatamento, inclusive de mata ciliar; o desconhecimento da legislação ambiental; a falta
de saneamento básico, de higiene e com reflexos na saúde da população. ...


[PDF] DIAGNÓSTICO E CONCEPÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRESENTES AS AÇÕES AMBIENTAIS …

MSSDEO VELOSO - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... no município a maioria estão em processo de execução e outros não dão mais continuidade,
em decorrência de ... problemas ambientais são complexos e exigem uma abordagem multi, inter
e ... necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em ...


[PDF] Análise de Erros produzidos por estudantes de um curso de Engenharia Civil na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I

AD Pereira Filho - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... contínuo e enriquecedor na medida da vivência de novas experiências e realidades. O
entendimento apresentado de que as propostas educativas devem considerar as ... processo
educativo. ... Clements Austrália 1980 6º ano Problemas de aritmética ...


[PDF] RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA EO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS

JMC DE MAGALHÃES - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... Nesse período, eles voltam a ser incorporados ao cotidiano dos jovens, nascendo o jogo
educativo que se expande durante o ... presente momento com fins educativos. ... de problemas e,
nesse contexto, podemos usar os jogos como aliados para estimular e motivar os alunos. ...


[PDF] Evolução Conceitual no Campo de Equilíbrio Estático dos Corpos Rígidos

EA Pereira - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... envolvem o uso de softwares educativos, como recursos didáticos que auxiliem as práticas ... No
entanto, a simples opção de usar um software educativo como recurso didático não ... diferentes
modalidades de situações e problemas caracterizados pela presença de conceitos, ...


[PDF] O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE PERCEBENDO-SE EM CYBERFORMAÇÃO

DJ Seidel - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... horizontes à formação de professores de matemática, especialmente em relação aos processos
educativos matemáticos online. ... No entanto, nessa época, já acreditava que seria possível pensar
a ... problemas, visando a obtenção dos resultados por computador” e “Escrever ...

[PDF] BIO-GEO-GRAFIAS: Experiências espaciais e construção da identidade docente

M Martins de Meireles, J Fraga Portugal - Anekumene, 2014
... Há, portanto, uma fluidez marcada pelo encontro com o outro, consigo mesmo e com
a aprendizagem profissional, condição que reafirma a premissa de Nóvoa (1992) sobre
a impossibi- lidade de separar o eu profissional do eu pessoal. ...


[PDF] Estratégias de ensino e mobilização dos conteúdos do clima na Geografia Escolar: possibilidades de ação didática por meio de materiais didáticos

A Olivia Alves - Anekumene, 2014
... In: Cadernos De AplicaçãO. Porto Alegre: Ufrgs, Vol. 22, N 1, 2009, P. 113-144. Sacristan,
JG ConsciÊncia E Ação Sobre A PráTica Como LibertaÇão ProfissionAl De Professo- res.
In: NóVoa, Antonio. Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1995. ...


[PDF] FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

NM de Rossi Giusti - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... No início dos anos 90, especialmente a publicação do livro “Formação de professores
e profissão docente”, coordenado pelo professor português António Nóvoa, em que discute
“Os professores ea sua formação” (NÓVOA, 1992, p.13-33), ...


[PDF] ATIVIDADES EM CAMPO E AS POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: VIVENCIANDO O AMBIENTE COMO LOCUS TRANSVERSAL E …

C Moraes - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... _____ Prof. Dr. Antônio Batista Pereira Canoas, 25 de novembro de 2009. ... realidade
local sejam estratégias adequadas para tanto. 1.1 CONTEXTO Barra do Ribeiro
teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, ...


[PDF] A REALIDADE AMBIENTAL EM ITAJAÍ/SC E AS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS VOLTADAS À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DV de Oliveira - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
Page 1. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRO-REITORIA DE PESQUISA E
PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DANIELE VASCONCELLOS DE OLIVEIRA ...


[PDF] A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO MÉDIO

RNCS Vilarins - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... Dr. Antonio Garcia Madrid Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha ... elencados pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e para
os Cursos de Licenciatura em Matemática e autores como Nóvoa (1995), Perrenoud ...


[PDF] Constitucionalización de la definición del tributo

FJR de Castilla Ponce, CR Moreno - Derecho PUCP, 2014
... Haciendo un balance sobre este desarrollo científico, César García Novoa hace notar el
predominio de la política fiscal sobre el ... Mauricio Alfredo Plazas Vega28 establece que autores
como MS Giannini, Benvenutti, Sandulli, Mielle, Allegretti, Gian Antonio Michelli, Augusto ...


[PDF] REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM ESCOLAS DE BOA VISTA-RR

GM Nascimento - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
Page 1. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E
PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
E MATEMÁTICA GILFRAN MELO NASCIMENTO REFLEXÕES ...


[PDF] A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: a visão do licenciando e do egresso do curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA sobre a formação oferecida pelo …

L de Oliveira Cruz - Teses e Dissertações PPGECIM, 2014
... O estudo buscou apoio teórico em Fiorentini, Imbernón, Nóvoa, Pimenta, Tardif, dentre outros,
e nos aportes legais que orientam a formação de professores no Brasil. ... Paiva (2006); Nóvoa
(1997); Perrenoud et al (2007, 2008 ); Ponte (2005) e Tardif (2007). ...


[HTML] Antioxidant potential and cytotoxic activity of two red seaweed species, Amansia multifida and Meristiella echinocarpa, from the coast of Northeastern Brazil

DB ALENCAR, SR SILVA, K PIRES-CAVALCANTE… - Anais da Academia …, 2014
... Antônio Campos, 59633-010 Mossoró, RN, Brasil. ... Studies have shown that phenolic
compounds can have antioxidant, anti-inflammatory, antitumoral and antiviral
activities, with positive effects on human health ( Novoa et al. ...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Paulo Freire–Pedagogo do Direito à Educação

AR Monteiro - 2014

[PDF] DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFG-JATAÍ COM O USO DE IMAGEM E DESENHO NO ENSINO DE HISTÓRIA

EA Carvalho, MRF Silva, EM Andrade - Anais do Simpósio Nacional de História da …, 2014
... percebermos a “curiosidade”, instigada pela atividade diferenciada de ensino que levou
à tona o senso crítico – em consonância com o que afirma Paulo Freire (1996) acerca do
processo que culmina na construção da “autonomia” em sala de aula. ...

[HTML] Learning trends in the production of knowledge in nursing education in the state of São Paulo

BP Canever, ML Prado, VMS Backes, MC Schveitzer - Revista brasileira de …, 2013
... Deve ser concebida, a partir da perspectiva dialógica de Paulo Freire, como o usuário do serviço
ser reconhecido como sujeito portador de um saber que pode ser base para uma prática
emancipatória de ressignificação do processo saúde-doença-cuidado. ...

[PDF] Da Desesperança à Pedagogia do Amor: O Caso de Roberto

C Ramos - 2013
... 1 Resumo A educação transformadora certamente é a forma mais usual com o qual muitos
acadêmicos sonham. Dentre eles Paulo Freire... Abstract Transformative education certainly is
the most usual form with which many academics aspire. Among them Paulo Freire...

[PDF] ÁGUA E AMBIENTE: UM ESTUDO SOBRE O USO EA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

CD Rodrigues, JAC Silva, DCP Moraes - Anais do Encontro Dia do Geógrafo, 2014
... apesar de ficamos com uma turma bem extensa. O estágio é um período para refletirmos se
o que fazemos é mesmo o que queremos para o futuro, para explicar melhor recorramos ao
mestre Paulo Freire que nos diz que estágio é uma história de pedras e de flores: ...

[PDF] Tendências pedagógicas na produção do conhecimento em educação em enfermagem do estado de São Paulo

PPG em Enfermagem, B Florianópolis-SC - Rev Bras Enferm, 2013
... Deve ser concebida, a partir da perspectiva dialógica de Paulo Freire, como o usuário do serviço
ser reconhecido como sujeito portador de um saber que pode ser base para uma prática emanci-
patória de ressignificação do processo saúde-doença-cui- dado. ...

[PDF] MOVIMENTO ESTUDANTIL PROPOSITOR, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE

IM da Rosa, ME Cestari, FL Pivoto, R Pereira… - REVISTA BRASILEIRA DE …, 2014
... com a proposta do mesmo. construcáo de metodologías de acáo e dc um arcabouco
teórico referente a cducaeáo popular. Nesse sentido, Paulo Freire ganhou destaque
como marco referencial. Nesta fase, foi escolhido o ...

[PDF] Interações discursivas ea elaboração dos conceitos de raça e espécie em aulas de Biologia

MJ Corazza, VD Pedrancini - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2014
... nos processos de significação em sala de aula. Para muitos desses estudos, as
teorias interativas de Vygotsky e Paulo Freire representam uma fonte de inspiração.
Na perspectiva de ensino e aprendizagem, assumida em ...

[PDF] “Rio da Vida Coletivo”: empoderamento, emancipação e práxis

RO Barreto, APP Paula - Revista de Administração Pública, 2014
... De acordo com Martins e colaboradores (2009), o fenômeno que circunda o empodera- mento
equivale ao conceito de libertação de Paulo Freire, de modo que recomendam o uso da Page
6. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 48(1):111-30, jan./fev. 2014 116 ...

[PDF] Possibilidades de atuação do Fonoaudiólogo na Educação: Ações no Ensino Regular com interface na educação inclusiva

MS Cárnio, ML Bitar - FONOAUDIOLOGIA NA EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO EM …, 2013
... e a saúde dos atores sociais. “O diálogo funda a co-laboração.” “Não é no silêncio
que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflex

Memória Complicado: Rumo a uma terceira onda em estudos de memória

Memória Complicado: Rumo a uma terceira onda em estudos de memória

G Feindt, F Krawatzek, D Mehler, F Pestel, R Trimçev - História e Teoria de 2014
... Com um impulso semelhante, Paul Ricœur, Memória, História, Forgetting (Chicago: University of
Chicago Press, 2004), 443, afirma: "Um emparelhamento é assim feita entre 'antecipar' e 'devolver'
como o emparelhamento de horizonte de expectativa e espaço de experiência em Koselleck, mas na ...

[PDF] comparativista imagologia e o Fenômeno de Estranheza

M Świderska - CLCWeb: Literatura Comparada e da Cultura de 2013
... Świderska desenvolve ist imagologia do trabalho de conceito de rc Moura de Paul Ricoeur ....
Minha concepção foi inspirada pelo trabalho de Hugo Dyserinck, pelo fenomenológica
hermenêutica de Paul Ricoeur e idéias desenvolvidas por Jean-Marc Moura ....

[PDF] Narrativas fraturadas em romance e filme

M Spiridon - Interlitteraria de 2013
... eventos - no sentido aristotélico de mitos como a imitação de uma ação (Ricoeur 1985: 12) - em vez
de lhes dizer .... Como Paul Ricoeur afirma, "é importante não confundir os dois principais estrutural
processos que estão na base da narração: configuração (pelo autor) e reconfiguração ...

[PDF] Interculturalidade e sistema literário Mundo (s)

J Škulj - CLCWeb: Literatura Comparada e da Cultura de 2013
... Spiridon, Monica, ed. (masculino) Europa: Identidade múltiplo, Modernidade / Europas (múltiplos).
Identidades múltiplos, modernités múltiplos. Bucureşti: Ararat de 2002 Ricoeur, Paul.. "Identidade narrativa".
Em Paul Ricoeur: Narrativa e Interpretação. Ed. David Wood ....

[PDF] Mundo Literaturas, Literatura Comparada, e Glocal cosmopolitismo

P Bartoloni - CLCWeb: Literatura Comparada e da Cultura de 2013
... Evoluindo? Além disso, certo que a função da literatura hoje é o de ordenação e
esclarecendo um mundo caótico, que esta alegação não simplesmente re-afirmar o mesmo
princípio de que Paul Ricoeur argumentou com força na década de 1980? É ...

Património Arquitectónico e Modelos em 3D

M Centofanti, S Brusaporci, V Lucchese - ... Modelagem de objetos apresentados em imagens de 2014
... Narrado. Se nos referirmos a reflexões de Paul Ricoeur sobre a dimensão narrativa da
arquitetura ea dimensão temporal do espaço arquitetônico [58], podemos reconsiderar
o próprio modelo como uma conta de visual de uma narração arquitetônico ....

[HTML] Memoria poética e infancia en la escritura de Antonia Torres y Alejandra del Río

A Salomone, K Cea - Aisthesis de 2013
En ... terminos Teórico-Metodológicos, Este estudio en si apoya reflexiones, Entre ellas las de Paulo
Ricoeur (La memoria, la historia, el olvido), Opaco operativizan la noción de memoria asumiéndola
Como un proceso mentais de rememoración Consciente del pasado, Realizado Por ...

[PDF] A partir Cultural-mundismo terceiro para o Mundial-System Literária

J Habjan - CLCWeb: Literatura Comparada e da Cultura de 2013
... Neste caso, Moretti seria aliado com um defensor tão fervoroso desta tradição filosófica
como Paul Ricoeur, a heideggeriana que rejeitou rótulo "metafísica ocidental" de Heidegger
como um caso de "preguiça de pensar" (368; respondendo a críticas similares de uso próprio de ...


[PDF] Apontamento sobre a História da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

J Magalhães - 2013
... da Educação, António Nóvoa, ao tempo Presidente do Conselho Científico, reiterou que
«a Psicologia Page 14. 14 ... científicas nacionais e internacionais» (idem, ibidem), como fez
tensão de salientar António Nóvoa, que aproveitou para recordar: ...

[PDF] Experiência, diálogo e indagação: a formação docente como Experiência filosófica

CS Sampaio, T Ribeiro, I Helal - Revista Contrapontos, 2013
... vêm corroborando a asserção de que, embora desde a década de 1980 a discussão acerca
da formação docente, na perspectiva do/a professor/a reflexivo/a, venha se desenvolvendo e
consolidando, sobretudo com as reflexões realizadas por Antônio Nóvoa (1992), Donald ...

[PDF] DIÁRIOS DE CAMPO COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

AMK Khaoule, EF Carvalho - Anais do Simpósio Nacional de História da UEG e …, 2014
... Dissertação de mestrado em Geografia. Universidade Estadual de Maringá. 2005. NÓVOA,
Antônio. Os professores: um “novo” objecto da investigação educacional? In _____ (org.). Vida
de professores. Porto: Porto Editora, 2007. PERRENOUD, Philippe. ...

[PDF] L'importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal. In Actes du Colloque International AIFRISSS'Rendre Compte de …

P Costa, AR Mira - 2013
... de Pedagogia e Educação, Portugal (plc@uevora.pt). António Ricardo Mira – Docteur en Sciences
de l'Education – Professeur - Universidade de Évora/Departamento de Pedagogia e Educação,
Portugal (arm@uevora.pt). Page 12. 48 ... Tejuelo, 14, 86-108. Nóvoa, A (1992). ...

[PDF] A Comunicação na Transição do Pré-Escolar para o 1. º Ciclo

MIF Gonçalves - 2013
... professores, dando assim enfâse à pessoa do professor, aos seus itinerários profissionais e
ao mesmo tempo a sua evolução pessoal ao longo da carreira, pela década de 90, António Nóvoa
refere “que a literatura pedagógica foi invadida por obras e estudos sobre a vida dos ...

[PDF] O DOCENTE UNIVERSITÁRIO COMO PROFISSIONAL PESQUISADOR DE SUA PRÓPRIA PRÁTICA

AA Fávero, D Pasinato - Revista Contrapontos, 2013
Page 1. 195 Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 13 - n. 3 - p. 195-206 / set-dez
2013 O DOCENTE UNIVERSITÁRIO COMO PROFISSIONAL PESQUISADOR DE
SUA PRÓPRIA PRÁTICA THE UNIVERSITY PROFESSOR ...

[PDF] Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1. º e 2. º Ciclo do Ensino Básico

ECM Leopoldo - 2013
Page 1. Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino
Básico Ester da Conceição Martins Leopoldo Relatório de Estágio apresentado
à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de ...

[DOC] O desafio do trabalho com aluno que apresenta deficiência múltipla

MI PEREIRA
... Porto Alegre: Mediação, 2005. GONZÁLES, José Antônio Torres. ... Belo Horizonte, 2006. NÓVOA,
António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. ... Disponível em
<http://www.simpro.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em. 7 de dez. de 2012>. ...

[PDF] Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos

ARB Jordão - 2013
... movimento com a história da evolução da pedagogia e educação em Portugal (Nóvoa; 1996;
cit por González, 2002: 38). Contudo, é importante e essencial separar os dois ... Moderna, como
César Porto, Faria Vasconcelos, António Sérgio, Álvaro de Lemos, Adolfo ...

Pathogens, Pests, and Economics: Drivers of Honey Bee Colony Declines and Losses

KM Smith, EH Loh, MK Rostal, CM Zambrana-Torrelio… - EcoHealth, 2014
... 2010a). This pest is a key factor in recently elevated colony losses in Canada (Currie et al. 2010;
Guz- man-Novoa et al. 2010) and much of Europe (Aston 2010; Chauzat et al. ... 2006; Hosseini
et al. 2010) and in other types of biological inva- sions (Levine and D'Antonio 2003). ...

Virtude e o Cientista: Usando Virtude Ética para examinar os desafios éticos e morais da ciência

Virtude e o Cientista: Usando Virtude Ética para examinar os desafios éticos e morais da ciência

JY Chen - Ciência e Ética Engenharia
... Sabedoria, para os cientistas. Inspirando-se a concepção de práticas de Alasdair MacIntyre,
Discuto bens internos às práticas, que são constitutivas de uma ciência praticada
bem e ajuda a esclarecer o que isso implica. Na expansão da ciência ...


Por que nós ainda precisamos de Aquino?

F Ryan - New Blackfriars de 2014
... Nos últimos anos temos visto um "retorno à ética das virtudes" entre as pessoas, como Jean Porter, Stanley
Hauerwas, Alasdair MacIntyre e Paul J. Wadell, para citar apenas alguns .... 254-285: 255 n.2. 45
Alasdair MacIntyre, dependentes animais racionais. Por que os seres humanos precisam virtudes ....


Agostinho, Tomás de Aquino e as Guerras Cultura

J McDade - New Blackfriars de 2014
... Você resolver isso a partir de princípios liberais? Seu espírito-guia é Alasdair
Poderosa acusação de MacIntyre de tais tentativas em After Virtue e quem Justiça,
Cuja racionalidade? Agostinho, é claro, afirmou que a justiça ...


Naturalismo, relativismo e da Autoridade da Moralidade

CW Gowans - relativismo moral e filosofia chinesa: David ... de 2014
Alasdair MacIntyre ... argumentou que em todas as culturas as pessoas normalmente acreditam que a sua moral  julgamentos são verdadeiros em um nonrelativist, sentido realista, e que os relativistas morais não podem ser responsáveis ​​por  este (MacIntyre 1998, 204-5). Acredito que MacIntyre exagera o caso para a extensão da ...


Valores Universais e virtudes em Gestão Versus Cross-Cultural Relativismo Moral: Uma Estratégia para a Educação para limpar o terreno para a Ética Empresarial

G Demuijnck - Journal of Business Ethics, 2014
... Trabalhar como modelo para o florescimento humano. Como Alasdair MacIntyre diz,'' uma moral de
virtudes exige como contrapartida uma concepção da lei moral'' (MacIntyre 1981, p. 233).
13 Dancy (2009). 14 Em geral, a ética aplicada é nada ...


[PDF] Friedrich Wilhelm Joseph Schelling: Philosophische Untersuchungen über das Wesen der Freiheit menschlichen

V Roberto - ... Vorlesungsverzeichnis Sommersemester 2014
... U. Wolf, u. A. Leist, Frankfurt a. M. 1997 Alasdair MacIntyre, Der Verlust der Tugend
(After Virtue), Frankfurt a. M. 1987 M. Nussbaum, A Fragilidade da Bondade: Sorte e
Ética na Tragédia grega e Filosofia, Cambridge 1986 página 60 ....


[PDF] Relevante Texte werden in einem leitor und auch zur linha Verfügung gestellt. Der genaue wird Se-mesterfahrplan in der ersten Sitzung festgelegt. Regelmäßige ...

E Autoren - ... Vorlesungsverzeichnis Sommersemester 2014
... U. Wolf, u. A. Leist, Frankfurt a. M. 1997 Alasdair MacIntyre, Der Verlust der Tugend
(After Virtue), Frankfurt a. M. 1987 M. Nussbaum, A Fragilidade da Bondade: Sorte e
Ética na Tragédia grega e Filosofia, Cambridge 1986 página 72 ....


[PDF] El Modelo educativo de Platón

MV Andrade - Comité Editorial
Page 5. Fundação Centro Nacional de Desarrollo e Investigación en Tecnologías
Libres (CENDITEL) Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC)
Mérida-Venezuela ISSN: 2244-7423 El Modelo educativo ...



[PDF] diferenças religiosas: subjetividade e alteridade na Canção de Rolando

N Raymond - 2013
Página 1. Diferenças religiosas: subjetividade e alteridade na CHANSON
DE ROLAND por Normand Raymond Bachelor of Arts, University Laurentian de 2001 Mestre
de Letras da Universidade York, de 2005, apresentado à Faculdade de Pós-Graduação de ...


Ce Este tulburarea mentală (edição romena)

M Lăzărescu - 2014
Página 1. Mircea Lazarescu METALII G Page 2. E | ESTE IIIBIHAREA METALIA EVOIUţOnism,
Cultura, POL | ROM 2014 Page 3. © 2014 por Editura Polirom www.polirom.ro Editura Polirom
Iasi, Bdul Carol I nr. 4; PO BOX 266, 700,506 Bucureşti, Splaiul Unirii nr. 6, bl. B3A, sc ....