domingo, 24 de outubro de 2010

Dia-a-dia Educação

Artigos, Teses e Dissertações
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Categoria: Pedagogia  Artigos
Fazer Download agora! A influência e a atuação dos partidos políticos no movimento estudantil brasileiro e as semelhança Popular
Versão: HTML
Atualização:  24/5/2010
Descrição: 
SANTOS, Jordana de Souza

O objetivo deste artigo é a análise das influências da Ação Popular (AP) e das Dissidências Estudantis Comunistas no Movimento Estudantil (ME) no contexto da ditadura militar procurando identificar qual a repercussão dos ideais destas organizações nas ações dos estudantes. Estabelecemos um paralelo entre o problema da partidarização do ME nos anos 1960 e 1970 com a atualidade do ME apontando também as semelhanças quanto à atuação e formação do ME latino-americano.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Ditadura militar. UNE.
Downloads 163  163  Tamanho do arquivo 129.53 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/simposio_iii.html
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Categoria: Pedagogia  Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado
Versão: PDF
Atualização:  13/10/2010
Descrição: 
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.
Downloads 15  15  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia  Artigos
Fazer Download agora! Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão  Popular
Versão: PDF
Atualização:  28/5/2010
Descrição: 
AGUIAR, Márcia Ângela
SCHEIBE, Leda

O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.

Palavras-chave: Reforma educacional. Formação de profissionais da educação. Reforma do curso de pedagogia. Institutos Superiores de Educação. Diretrizes curriculares
Downloads 322  322  Tamanho do arquivo 66.89 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia  Artigos
Fazer Download agora! Manifesto dos pioneiros da educação nova: perspectivas da pedagogia social no Brasil Popular
Versão: 2008
Atualização:  21/8/2009
Descrição: 
MELO, Simone Paz de

Este artigo trata de lançar hipóteses dos possíveis gérmens da Pedagogia Social no Brasil, no que concerne à educação escolar. Destaca que alguns princípios da Pedagogia Social estariam presentes no discurso do Manifesto dos Pioneiros de 1930. Chama a atenção para refletir sobre a dimensão social da escola.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Manifesto dos pioneiros. Demandas. Educação Escolar.
Downloads 7042  7042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ  Site http://
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Categoria: Pedagogia  Artigos
Fazer Download agora! O jogo segundo a teoria do desenvolvimento humano de Wallon Popular
Versão: 2008
Atualização:  21/8/2009
Descrição: 
FREIRE, Cleudo Alves; COSTA, Daiane Soares da; RODRIGUES, Ronnáli da Costa; ALMEIDA, Rozeli Maria de; MELO, Raimunda Ercilia Fernandes S. de

O presente capítulo compreende um trabalho de revisão bibliográfica. Promove uma reflexão a partir de estudos teóricos evidenciados no Curso de Pedagogia pela Faculdade CDF Ponta Negra, na disciplina A criança de zero a seis anos: formação pessoal e social, ministrada pela professora Ms. Tânia Câmara Carvalho de Araújo em que nos situamos na condição de alunos pesquisadores. Nos propomos a discutir o desenvolvimento educacional por meio dos conceitos de atividade lúdica, jogo e trabalho na perspectiva de Wallon. O que a psicogênese diz em relação ao jogo, qual a sua importância, como Wallon aborda o pensamento de outros teóricos, quais os pontos convergentes e divergentes, qual a sua justificativa face às opiniões de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Janet entre outros.

Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Lúdico. Jogo.
Downloads 14451  14451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Editora Queima Bucha (1.ed. Edição Natal - RN - Ma  Site http://
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Pensadores da Educação: César Coll


Pensadores da Educação: César Coll
foto de César Coll"A realidade sociocultural e econômica do aluno influencia em seu desempenho, assim como as condições de trabalho do professor e o aparato que o sistema oferece para ele formar-se e aprimorar sua prática."

César Coll Salvador
 
(Psicólogo espanhol)


Principais ideias
Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC, das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Inspirado em Jean Piaget, Coll orienta todo seu pensamento numa concepção construtivista de ensino-aprendizagem. Ele afirma que a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. Para ele o que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor. O novo currículo proposto por Coll contempla ainda os temas transversais, que devem estar presentes em todas as disciplinas e séries da Educação Básica. O ideal, acredita ele, é que aulas e explicações sobre saúde, sexualidade ou meio ambiente estejam totalmente integradas ao dia a dia. Pode parecer complexo, mas é simples. Basta colocar as conversas sobre alimentação saudável, reciclagem, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do saneamento básico, entre tantos assuntos, na pauta de todos os professores. 

Atualmente, Coll é Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.

Imagem
Imagem pronta para utilização na TV Multimídia. 
ícone de imagemCésar Coll
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Livros
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Fontes
Texto produzido por Cristiane Rodrigues de Jesus, adaptado das fontes :