Fonte: https://educacaoemexame.pt/
Não há mãe, pai, político, comentador ou especialista que não tenha uma ligação ao sistema educativo ou uma opinião acerca dele. Mas nem sempre estão disponíveis dados e análises que nos ajudem a ir além do senso-comum ou da mera opinião.
A partir de 2000, o PISA (Programme for International Student Assessment) permitiu tirar a fotografia aos sistemas educativos, revelar sucessos e expor fraquezas. Os resultados dos alunos portugueses melhoraram significativamente nestes testes internacionais, passando da cauda da OCDE para desempenhos acima da média dos países da organização. Porquê? O que aconteceu para os resultados melhorarem?
A Fundação Francisco Manuel dos Santos, o Conselho Nacional de Educação e o Expresso associaram-se para dar resposta a estas questões, partindo da investigação feita no estudo “aQeduto” (disponível para download aqui) sobre os dados PISA. Em Portugal, as análises de desempenho do sistema educativo com base nestes testes são ainda pouco frequentes. A informação é geralmente disponibilizada através de publicações técnicas, nem sempre acessíveis a todos os interessados no tema. A par da investigação de qualidade, interessa divulgá-la de modo compreensível e intuitivo, para uma reflexão e discussão alargadas sobre o tema.
A obra “A Educação em Exame.pt” vem colmatar esta lacuna: apresenta os resultados do PISA, acrescentando dados de outras fontes. Aqui é disponibilizada uma visão única, comparada e evolutiva sobre o sistema educativo em Portugal nos últimos 15 anos, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos e as famílias; os professores e as escolas; e os recursos que o país dedica a esta área.
O site oferece um panorama sobre o sistema português, associado a uma forte vertente de comparações internacionais. Tendo em conta o número de países e regiões onde o PISA é aplicado, surgiu a necessidade de reduzir o número de países em análise, de forma a chegar a resultados e representações gráficas de leitura mais fácil. Procedeu-se a um estudo de agrupamento de países, ou seja, selecionaram-se características de relevo no estudo dos sistemas educativos e agruparam-se os países com base nelas, utilizando-se um país representante de cada grupo. Deste processo resultaram onze países, para os quais foram feitas várias análises.
Através de um formato digital e interactivo, com um design responsive, adaptado às novas formas de comunicação, onde se combina o rigor dos factos com a simplicidade de os comunicar, todos os interessados podem ficar a conhecer a realidade educativa portuguesa.
Ficha técnica do projecto
Título: A Educação em Exame
Autoria: Ana Sousa Ferreira (Faculdade de Psicologia - ULisboa), Bárbara Simões, Isabel Flores (CICS-NOVA), Isabel Leiria (Expresso) e Teresa Casas Novas.
Coordenação científica: Pedro Magalhães e Mónica Vieira (FFMS).
Gestão do projecto digital: Maria Ferreira e Rui Pimentel (FFMS)
Coordenação editorial: B. creative Media e Maria Ferreira (FFMS)
Concepção e desenvolvimento do projecto digital: B. creative
Apoio Conselho Nacional de Educação: David Justino
Apoio Grupo Impresa: Ricardo Costa
Os autores da obra não adoptam o novo Acordo Ortográfico.
As opiniões expressas nesta edição são da exclusiva responsabilidade dos autores e não vinculam a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Caso tenha alguma questão, contacte-nos através do endereço:
ffms@ffms.pt
Agradecimento aos entrevistados
Adelina Precatado
António Guerreiro
Bruno Saavedra
Eduardo Marçal Grilo
Isabel Le Gué
Maria de Lurdes Rodrigues
Nuno Crato
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