Precisamos ensinar nossas crianças que elas são responsáveis por suas vidas e escolhas. Ensiná-las que é preciso ter respeito pelo outro, pois assim, serão respeitadas, ensiná-las a serem adultos equilibrados, justos, conscientes, solidários e carinhosos. Que aprendam fazer escolhas sempre baseadas no amor e na justiça. E assim sendo, acredito que teremos um mundo bem melhor e mais feliz!
Luis Roizman
Discordo, respeitosamente, Maria Cristina. As crianças hoje no Brasil é que precisam nos ensinar tudo isso - valores que os adultos não conseguiram preservar.
·
Maria Cristina Tófoli
Com certeza esses bons educadores terão que hoje ensinar essas crianças, através de vários fundamentos e estratégias , o caminho para essa formação integral.
Maria é através das crianças que podemos mudar o mundo eu tenho ciência de que as instituições de ensino produzem escolarização e as famílias educação. Porém, a relação existente entre escola e a família é, sobretudo nos dias de hoje, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores e/ou gestores dos sistemas e unidades de ensino em quase todo o mundo. Deixo uma reflexão de que atos e propostas acadêmicas podem influenciar na postura das crianças em seus lares usando duas citações: Montandon e Perrenoud (1987:7), "de uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família".
Perrenoud (2000, p. 112) sustenta que “[...] os professores são os primeiros artesões e cabe a estes profissionais o grosso trabalho de desenvolver e manter o diálogo, mesmo que em uma visão assimétrica e míope de reciprocidade. [...]”, mas que leva a interação e dá o significado e a identidade aos atores da escola/instituição. Parabéns Maria cristina por sua iniciativa de debater. Fica um abraço, desse simples professor.
·
José Robson Almeida
Professora para alinhar a nossa reflexão a essa belíssima citação de Vygotsky , lembro que para Piaget, "o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. Esse conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo."
Maria Cristina Tófoli
Perfeito! “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito” Jean Piaget
Magda Gomes
Falo isso todos os dias para meus alunos. Todo dia é um novo dia. Podemos sempre renovar nossas escolhas individuais e coletivas.
·
Maria Cristina Tófoli
É isso mesmo prof. Magda. Precisamos de educadores assim como você. Conscientes e compromissados! Parabéns.
Magda Gomes
Maria Cristina Tófoli muito obrigada. Acho que é por isso que escolhemos essa profissão.
Me sinto útil, dando minha contribuição para um mundo melhor.
Ao menos estamos tentando! Gostei
Me sinto útil, dando minha contribuição para um mundo melhor.
Ao menos estamos tentando! Gostei
Lôlia Paiva
Sim, mas tb devemos prepará-las para a vida e suas realidades, nem sempre belas. Prepará-las para os nãos, para os talvez e, mais que urgente é q olhem para os outros e os identifiquem pelas cores ou detalhes de suas vestimentas, nunca pelas características físicas. Sem preconceito, sem esteriótipos, sem invasão e com empatia sempre. Certamente teremos seres humanos melhores e mais dignos.
·
Maria Cristina Tófoli
Com certeza, prof. Lôla. Conscientizar nossos alunos sobre a diversidade e se possível, tratando-a com respeito e acolhimento. Parabéns!
Lílian Márcia A. Oliveira Freitas
Pedagogia da escolha! Se, desde cedo, as crianças tivessem oportunidade de escolher (entre atividades, por exemplo) e conviver com essa escolha, essa consciência seria aflorada. :)
·
Maria Cristina Tófoli
Olá, Lilian. Concordo e creio que se houvesse mais respeito( e conhecimento) pela educação, pelos alunos e pelas escolhas, as práticas seriam outras e consequentemente teríamos melhores resultados. Um abraço.
Prof. Maurício Apolinário
Seu texto vem em bom momento, quando vemos uma mãe celebridade contrariada porque sua filhinha resolveu brincar de boneca e de casinha, e isso vai de encontro a suas ideologias.
·
Maria Cristina Tófoli
Prof. Maurício, grata pela colocação e bem lembrado. Lamentável o fato da celebridade. E pior, quantos pais acharam que ela estava certa? Uma discussão "pra" lá de horas, não é mesmo? Enquanto isso, nós seguimos com nossa linda missão, certos de que estamos fazendo o melhor. Abraço.
·
Maria Cristina Tófoli
Muito bem colocado, professora Ilka. Concordo. Negligenciada por falta de compromisso e falta de conhecimento. O que acha? Abs
Nenhum comentário :
Postar um comentário