sábado, 14 de maio de 2016

Uma Leitura Realmente Inclusiva

Logotipo da Dorinateca - Link para Home

 Já há bastante tempo a Fundação Dorina realiza a distribuição de livros nos formatos acessíveis para bibliotecas, escolas e espaços de leitura e muitas vezes surgem dúvidas sobre como disponibilizar esses materiais ao público, ou seja, como promover ações de leitura inclusiva?
Na verdade essa dúvida acaba sendo também um despertar para as inúmeras possibilidades de ações de incentivo a leitura.
Mas como ponto de partida incentivamos conhecer um pouco mais sobre cada formato acessível e o público leitor que fará uso dos livros.
Para apoiar nisso a Fundação Dorina desde 2013 vem desenvolvendo o projeto Rede de Leitura Inclusiva – com a formação de grupos de trabalho nos quais os profissionais de leitura trocam informações e oportunidades de livro e leitura para os seus diferentes públicos. Esta é uma ação gratuita que conta com a colaboração de cada participante ao disponibilizar espaço para as reuniões e eventos bem como conhecimentos com palestras e minicursos.
Enquanto mobilizador do projeto, a Fundação Dorina compartilha informações de leitura inclusiva para o público com deficiência visual  e  incentivamos que os parceiros contribuam  também com suas experiências no atendimento ao público com outras deficiências ou mesmo sem deficiência.
A Rede de Leitura Inclusiva acontece nacionalmente por meio dos grupos de trabalho formados em cada estado e você pode fazer parte também!  Basta entrar em contato em leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br , mais informações também estão disponíveis em www.redeleiturainclusiva.org.br.

REVISTA FALADA COMPLETA UM ANO NA WEB!

Publicação pioneira em áudio completa mais de 50 edições com informações sobre o universo da deficiência visual
Você já ouviu uma revista ou conhece a Revista Falada da Fundação Dorina? Esta publicação foi pensada para o público com deficiência visual e também para profissionais que atuam com pessoas cegas ou com baixa visão e também para os interessados no tema da deficiência visual. Em abril, a publicação atingiu mais de 50 edições e completou um ano! Para aqueles que não conhecem, a Revista Falada segue um conceito pioneiro de publicação em áudio e existe desde 2007. Anteriormente era distribuída em CDs aos leitores de todo o Brasil, desde o ano passado é disponibilizada gratuitamente no site (www.fundacaodorina.org.br/revistafalada).
Em edição moderna e com novas edições a cada sexta-feira, vale a pena conferir os assuntos de todas as regiões do país relacionados à política, economia, sociedade e tecnologia, além de entrevistas. O intuito é Informar para Incluir – promovendo às pessoas cegas ou com baixa visão o acesso à informação oferecendo bases para que exercerem seu papel de cidadãos.
Hoje, as editorias e temas abordados na revista semanal são: Fundação em Revista, com notícias sobre ações e projetos da Fundação Dorina; Fique Sabendo, com notícias sobre o mundo da deficiência visual; Cidadão em Ação, com informações para que a pessoa com deficiência visual lute pelos seus direitos e se aproprie deles; Você em Destaque, com mensagens dos leitores (tanto escritas quanto em áudio); Café no Estúdio, um espaço para entrevistas com pessoas ligadas ao mundo da deficiência visual; e Happy Hour, editoria de entretenimento com abordagens variadas e possui seis subeditorias que se intercalam.
Faça a Revista Falada com a gente! Você também pode contribuir respondendo a uma pesquisa sobre os temas abordados na Revista Falada, basta responder ao formulário hospedado no site http://goo.gl/forms/NXCjuBsS9n
Confira todas as edições publicadas em www.fundacaodorina.org.br/revistafalada.  Se quiser enviar uma sugestão de pauta, um assunto a ser abordado ou um personagem que possa ser entrevistado, entre em contato pelo e-mailrevistafalada@fundacaodorina.org.br.

Links úteis para quem lê muito!


Nenhum comentário :

Postar um comentário