quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

 
Quilos a mais na balança não são necessariamente algo ruim, segundo um novo estudo realizado por Katherine Flegal, Brian Kit, Heather Orpana e Barry Graubard.

Os pesquisadores do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, revisaram quase 100 estudos sobre a relação entre índice de massa corporal (IMC) e mortalidade para concluírem que, de maneira geral, pessoas com sobrepeso vivem mais do que aquelas que têm peso normal ou obesas.

A equipe do CDC cruzou dados de 97 estudos que, ao todo, envolveram 2,8 milhões de indivíduos de diversas regiões do mundo. Em comparação com pessoas de peso normal, o risco de morte por doenças cardiovasculares e metabólicas é 6% menor entre indivíduos com sobrepeso e 29% maior entre aqueles que têm obesidade grau 2 ou 3. No entanto, a probabilidade não se altera em relação a pessoas com obesidade grau 1. O objetivo dos pesquisadores é fornecer novas perspectivas sobre a relação entre peso e fatores de risco para a saúde. Todavia, as conclusões devem ser interpretadas com ressalvas, já que o estudo levou em consideração apenas o IMC dos participantes.

A pesquisa foi publicada no periódico The Journal of The American Association (JAMA). Para acompanhar o estudo na íntegra, acesse:
 
bms022023
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário