As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessado
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 abril as inscrições desde ontem segunda-feira (7) até a próxima sexta-feira (11) para os estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. Este ano, o sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior. Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), até as 8 horas desta manhã, 137 mil candidatos já haviam realizado a inscrição.
» Como se candidatar no Sisu 2013 pelo sistema de cotas
» Cursos que exigem prova de habilidade específica não poderão utilizar Sisu
» Cursos a distância não poderão utilizar Sisu 2013
Podem concorrer às vagas todos os alunos que fizeram o Enem e tiveram nota maior que zero na redação. É preciso entrar no site do sistema, para fazer a inscrição. Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.
Segundo informações da Agência Brasil de notícias, também será possível escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado no Diário Oficial da União do último dia 26, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem 2012, divulgada pelo MEC no último dia 28.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.
Vazamento de informações
Segundo o MEC, entre meia noite e uma hora da madrugada, 80 mil estudantes já haviam realizado a inscrição. Porém, entre candidatos que entraram no site logo nos primeiros minutos, alguns notaram e registraram uma irregularidade: vazamento de informações pessoais no site.De acordo com informações do portal G1, os estudantes postaram nas redes sociais que tiveram acesso a nomes, telefones e notas do Enem de outros estudantes. Isso aconteceu quando entraram na página e acessaram a opção ‘Ajuda’.
Segundo o Ministério da Educação, logo que o site foi liberado, alguns candidatos conseguiram, durante alguns minutos, acessar dados de outros. Mas, ainda de acordo com o MEC, o problema foi resolvido também em poucos minutos.
Fonte: Universia Brasil
programa
Nenhum comentário :
Postar um comentário