Este blogue foi criado no âmbito da Unidade Curricular "Metodologias de Investigação em Educação do 2º. semestre da parte curricular do "Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia" (2009) da Universidade Aberta.
QUINTA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2009
PREPARAÇÃO DE UM GUIÃO DE UMA ENTREVISTA
ASPECTOS A TER EM CONTA NA PREPARAÇÃO DE UM GUIÃO DE UMA ENTREVISTA
• Criar alguma ordem nas áreas/tópicos principais, de modo a que as questões sobre estas áreas/tópicos sejam fluidas, mas estar preparado para alterar a ordem das questões durante a entrevista;
• Formular questões ou tópicos de entrevista que contribuam para dar resposta às questões investigativas (mas sem tornar as questões muito específicas);
• Utilizar uma linguagem que seja facilmente compreendida e relevante para as pessoas a entrevistar;
• Tal como em entrevistas quantitativas, não colocar questões que possam influenciar determinada resposta;
• Recolher alguns dados extra, que permitam caracterizar os entrevistados de forma a melhor compreender e contextualizar as suas respostas.
Bibliografia:
http://fds.oup.com/www.oup.co.uk/pdf/0-19-874204-5chap15.pdf (acedido a 3 de Dezembro de 2009)
• Criar alguma ordem nas áreas/tópicos principais, de modo a que as questões sobre estas áreas/tópicos sejam fluidas, mas estar preparado para alterar a ordem das questões durante a entrevista;
• Formular questões ou tópicos de entrevista que contribuam para dar resposta às questões investigativas (mas sem tornar as questões muito específicas);
• Utilizar uma linguagem que seja facilmente compreendida e relevante para as pessoas a entrevistar;
• Tal como em entrevistas quantitativas, não colocar questões que possam influenciar determinada resposta;
• Recolher alguns dados extra, que permitam caracterizar os entrevistados de forma a melhor compreender e contextualizar as suas respostas.
Bibliografia:
http://fds.oup.com/www.oup.co.uk/pdf/0-19-874204-5chap15.pdf (acedido a 3 de Dezembro de 2009)
Subscrever: Enviar comentários (Atom)
Etiquetas
- Análise de conteúdo (1)
- Entrevista (4)
- Métodos de investigação (7)
- Processo de investigação (3)
- Reflexão (4)
BIBLIOGRAFIA
- Carmo, Hermano, e Ferreira, Manuela, Metodologia da Investigação – Guia para Auto-Aprendizagem, Universidade Aberta, 1998.
- • Bardin, L. Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70
- • Cohen,L., Manion, L., Morrison, K., Research Methods in Education. London: Routledge Falmer
- • Johnson, B, Christensen, L., Educational Research. London: Pearson Education
- • Stake, R. A arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Eurek@s
Acerca de mim
- Áurea Conde
- Sou professora do 2º ciclo de Matemética e Ciências da Natureza na Escola 2,3 António Dias Simões em Ovar. Neste momento sou aluna do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da Universidade Aberta.
Sem comentários:
Enviar um comentário