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sábado, 1 de setembro de 2012
O ENFOQUE HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA CIÊNCIA NO ENSINO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo analisar no processo de formação inicial de
licenciandos em Física, de uma universidade pública, o desenvolvimento da
História e Filosofia da Ciência e o que dizem esses licenciandos sobre a
utilização desse enfoque em situações de estágio de regência. Para isso,
acompanhamos um grupo de licenciandos de uma universidade pública
durante o ano de 2010, nas atividades desenvolvidas na disciplina de Prática
de Ensino e Estágio Supervisionado em Física, buscando elementos de HFC
na formação inicial desses licenciandos, bem como conhecendo a noção de
enfoque histórico-filosófico apresentada pelos mesmos. Ainda, procuramos
levantar os fatores que influenciam no planejamento e execução das atividades
didáticas propostas pelos sujeitos da pesquisa para utilização desse enfoque.
Desta forma, esta investigação compreende um estudo de caso com três
licenciandos no qual utilizamos diferentes fontes para a constituição dos dados:
questionário, entrevista, observação e análise de documentos. Nossa
fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a inserção da HFC
no Ensino de Ciências no intuito de construir com os estudantes do Ensino
Médio uma visão mais adequada de Ciência, entendendo-a como uma
construção humana e desenvolvida num contexto histórico-social. Também,
abordamos autores que refletem sobre a formação docente numa perspectiva
que busca entender os conhecimentos necessários ao professor e defendem
uma postura diferenciada do docente em relação à sua prática como um
profissional crítico e reflexivo. Para analisar parte de nossos dados, utilizamos
alguns elementos da Análise de Discurso advindos de uma orientação teórica
francesa que busca unir o lingüístico e o sócio-histórico. A partir dos resultados,
concluímos que, apesar de existir, por parte dos licenciandos, uma noção do
enfoque histórico-filosófico na educação em Ciências e de seus objetivos, não
há uma concepção bem fundamentada de como atuar efetivamente segundo
esse enfoque em sala de aula. E é notável uma diferença entre o pensamento
dos licenciandos baseada possivelmente na existência de uma formação
anterior em uma das situações especificamente. Por último, é possível
perceber um distanciamento entre o discurso dos licenciandos em relação ao
Resumoii
enfoque histórico-filosófico da ciência e sua prática em sala de aula e suas
percepções do enfoque dentro da Licenciatura em Física.
Palavras-chave: Enfoque histórico-filosófico da ciência, Formação de
Professores, Ensino de Física.
ABSTRACT
This research aim to analyze the process of pré-service Physics teacher
education, of a public University, the development of History and Science
philosophy and what appears in these undergraduates’ discourse on the use of
this approach in teaching internship. For that, we followed a group of
undergraduates in a public university during the year 2010, in the activities
developed during the interns hip in Physics Education, seeking HPS elements
in the initial education of these undergraduates, as well as knowing the notion of
historical-philosophical approach presented by them. We also looked to factors
that influence planning and accomplishment of activities proposed by the
research subjects for the utilization of this approach. This investigation includes
a case study with three pré-service teachers in wich we used different sources
for data constitution such as: survey, interview, observation and document
analisys. The theoretical background is based in authors that discuss insertion
of HPS in the Science teaching with the interest of build a more adequate vision
of Science, understanding it as a human construction and developed in a socihistorical context. We also looked to authors that discuss on the instructor
education in a perspective that seeks to understand the knowledge needed to
the teacher and the ones that defend a distinguished stance of the instructor in
relation to his practice as a critical and reflexive professional. To analyze part of
our data, we used some elements of the Discourse Analysis from a french
orientation that seeks to combine the linguistic and the socio-historical. From
these results, we concluded that, despite of existing, by the undergraduates, a
notion of the historical-philosophical approach in Science education and of it’s
goals, there is not a well founded conception of how to act effectively acording
this approach in the classroom. Ther is very distinct between undergraduate’s
thoughts based on the existence of a previous education, specially with of the
pré-service. At last, it is possible realize a detachment between the pré-services
discourse in relation to the historical-philosophical approach of Science; their
practices in the classroom, and their perceptions of the approach in the
undergraduation program of Physics Education.
Keywords: Historical-Philosophical approach of Science, Teacher Education,
Physics Teaching.
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