sábado, 11 de agosto de 2012

Do tribalismo disciplinar ao novo pardigma do trabalho docente

DO TRIBALISMO DISCIPLINAR AO NOVO 
PARADIGMA DO TRABALHO DOCENTE
José Gregório Viegas Brás
Maria Neves Gonçalves


Resumo

Com este artigo pretendemos colmatar uma grande lacuna que se verifica no
domínio da investigação em educação: analisar a história do trabalho docente.
Para isso, escolhemos o momento histórico crítico que desencadeou a grande
transformação laboral no exercício da profissão docente. Neste sentido,
investigámos os efeitos produzidos no trabalho docente pelo regime de disciplina
que vigorava em Portugal e o que se pretendeu com a reforma que introduziu o
regime de classe promulgado no século 19. Esta mudança  de regime é um
marco de referência na história do trabalho docente. Procurámos equacionar o
que variou no posto de trabalho para percebermos a divisão do trabalho
docente. Foi promulgada no século 19, criou uma nova divisão de trabalho que
apela para uma dinâmica laboral diametralmente oposta à prática tradicional que
estava em vigor. Esta revolução curricular trouxe não só novas exigências no
trabalho docente, mas teve também consequências ao nível da identidade
profissional.

Palavras-chave: trabalho docente, reforma, disciplina, grupo-classe.

FROM THE DISCIPLINARY TRIBALISM TO
THE NEW PARADIGM OF TEACHING WORK

Abstract

This article intends to fill a large gap that exists in the field of education research:
to analyse the history of the teaching work. In order to do this, we chose the
critical historical moment that sparked the great work transformation in the course
of the teaching profession. In this sense, we researched the effects on the
teaching work by the discipline regime that existed in Portugal and what was
intended by the reformation that introduced the class regime enacted in the
nineteenth century. This regime change is a landmark in the history of the História da Educação
teaching work. We have tried to consider what varied in the job in order to
understand the division of the teaching work. How do teachers relate to the work
and among themselves in each work scheme? Which social ties are needed for
each one of the work regimes and what are the implications on how to be a
teacher? What place (role) does the teacher play in the production chain? What
skills (competencies) are required in the work place?
Keywords: teaching work, reform, discipline, group-class.

DE LA TRIBU DE DISCIPLINA EL NUEVO
PARADIGMA DE TRABAJO DOCENTE

Resumen
Con este artículo se pretende llenar un gran vacío que existe en el campo de la
investigación educativa - examinar la historia de la enseñanza. Para ello se eligió
el momento crítico histórico que provocó la gran transformación en el curso de la
profesión de empleo. En este sentido, se investigaron los efectos en la
enseñanza por parte del régimen de disciplina que existe en Portugal y lo que se
entiende por la reforma que introdujo el régimen de la clase promulgadas en el
siglo 19. Este cambio de régimen es un hito en la historia de la enseñanza.
Hemos tratado de equiparar las variables de la tarea de realizar la división de la
enseñanza. El cambio de régimen que se promulgó en el siglo 19, creó una
nueva división del trabajo que requiere una mano de obra dinámica
diametralmente opuesta a la práctica tradicional que estaba en vigor. Esta
revolución plan de estudios, ha generado nuevas exigencias de trabajo de los
profesores, pero también tuvo consecuencias en términos de identidad
profesional.

Palabras-clave: enseñanza, reforma, disciplina, grupo-clase.

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