01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15
A Importância da Escola no Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação
- Escrito por Isabelly de Sousa Carvalho | Publicado em Terça, 28 Fevereiro 2012 21:31
Resumo: Este artigo nos remete a um maior entendimento sobre as altas habilidades/Superdotação, sobre o papel da família e, principalmente, a importância da escola no desenvolvimento desses talentos. Foram feitas pesquisas sobre o tema, com a finalidade de um melhor esclarecimento e também como informativo.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Escola; Família; Estimulação.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Escola; Família; Estimulação.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo geral fornecer informações sobre as altas habilidades, sobre o papel da família na relação com o filho superdotado e tem como objetivo específico, mostrar a importância da escola neste contexto. Propõe que uma educação inclusiva e estimuladora para crianças superdotadas, com profissionais da educação especializados na identificação de alunos com necessidades educacionais especiais, proporciona a eles um ambiente estimulador, com atividades específicas que incentivam e desenvolvem cada vez mais suas habilidades. Tem como objetivo também proporcionar à família um melhor entendimento sobre a superdotação, de forma que eles possam ajudar o filho no seu desenvolvimento sócio-cultural.
A Ética Aplicada à Psicologia do Trânsito
- Escrito por Breno de Oliveira Ferreira e Hélem Soares de Meneses | Publicado em Sábado, 25 Fevereiro 2012 15:00
Introdução
O trânsito hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, virou questão de saúde pública, por conta dos inúmeros casos de acidentes envolvendo motoristas, pedestres, ciclistas, e todos aqueles que constituem o trânsito. 6% das deficiências físicas em todo o mundo devem-se a acidentes de trânsito. No Brasil, os acidentes de trânsito são o segundo maior problema de saúde pública, perdendo apenas para a desnutrição. O país é dono de 3,3% da frota mundial de veículos, mas também de 5,5% do total mundial de acidentes. O número de acidentes fatais no Brasil, em 2007, para cada 10.000 veículos, está na proporção de 4,7%, enquanto que no Piauí é de 12,1%, segundo dados do DETRAN. O total de acidentes com vítima registrado no Piauí no ano de 2008 foi de 3.522.
Novos Aspectos Fisiopatológicos Envolvidos no Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- Escrito por Marcus Deminco | Publicado em Sexta, 24 Fevereiro 2012 15:00
Resumo: objetivo consultar em periódicos científicos eletrônicos os conceitos etiológicos mais utilizados para definir a fisiopatologia do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), a fim de, posteriormente, descrever os mecanismos responsáveis por sua classificação entre os estados patológicos associados à hiperativação do Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA). métodos: revisão não sistemática em fontes de dados secundários. conclusões: embora o TOC ainda seja considerado um transtorno idiopático e de características heterogêneos, a hipótese na qual sugere um funcionamento anômalo no circuito cortico-estriato-tálamo-cortical, possivelmente, em virtude da falta de intervenção inibitória do Núcleo Caudado desencadeie excesso da atividade talâmica, retroalimentando os pensamentos invasivos e/ou os comportamentos repetitivos originários do Córtex Órbito-Frontal, gerando níveis patológicos de ansiedade que, através da Amígdala, elevam a atividade do Eixo HHA.
Palavras-Chave: Transtorno Obsessivo-Compulsivo, fisiopatológica, Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, núcleo caudado, tálamo, córtex órbito-frontal.
Palavras-Chave: Transtorno Obsessivo-Compulsivo, fisiopatológica, Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, núcleo caudado, tálamo, córtex órbito-frontal.
Juventude e Políticas Públicas: Algumas reflexões
- Escrito por Maria do Socorro Abrantes | Publicado em Quinta, 23 Fevereiro 2012 13:18
Resumo: em um mundo onde as transformações encontram-se cada vez maiores, a temática “juventude” tem ocupado uma visão ampla no cenário brasileiro, principalmente no que concerne a questões pertinentes à implementação de Políticas Públicas direcionadas ao universo juvenil. O presente estudo está organizado de forma a subsidiar o debate sobre a questão da juventude e as políticas públicas, revelando a possibilidade de mudança dos cenários a partir da visão de alguns autores da Psicologia.
Palavras- chave: Juventude; Políticas Públicas; Psicologia.
Palavras- chave: Juventude; Políticas Públicas; Psicologia.
Síndrome de Alienação Parental: Aspectos da Dinâmica Familiar, Concepções e Possíveis Intervenções
- Escrito por Lara Siebra Mendes e Patrícia Lemos Agostinho Brandão | Publicado em Quarta, 22 Fevereiro 2012 23:47
Resumo: Esse artigo descreve a Síndrome de Alienação Parental e suas extensões. Os principais objetivos propostos focaram em apresentar a visão da Psicologia e do Direito, no intuito de identificar os comportamentos da criança alienada e do genitor alienador, bem como compreender os danos que esse transtorno pode trazer para a família, conhecer a origem, a dinâmica familiar que ocasiona e as possíveis intervenções no tratamento e na prevenção. Está relacionada à problemática familiar em ambientes que possui filhos e geralmente ocorre a partir de um divórcio dos pais. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica a respeito do tema. Através desse estudo foi perceptível a importância de um trabalho cauteloso e de grande responsabilidade dos profissionais que trabalham em Varas da Família.
Palavras-Chave: Síndrome de Alienação Parental. Psicologia. Direito. Criança. Família.
Palavras-Chave: Síndrome de Alienação Parental. Psicologia. Direito. Criança. Família.
O Papel do Feminino em um Corpo Masculino: Proposta de Análise de Identidade Através de Relatos de Travestis
- Escrito por Rebeca Aparecida Riberti, Rogério Adriano Bosso e Luciana Gomes Almeida de Souza | Publicado em Terça, 21 Fevereiro 2012 22:54
Resumo: O presente trabalho buscou salientar a formação da identidade social de travestis de uma cidade do interior paulista através de relatos obtidos por meio de grupos reflexivos que abordaram os temas: família, trabalho, preconceito, sociedade e sistema público de saúde. O objetivo foi conhecer aspectos da formação da identidade social das travestis. Utilizou-se como principal referencial a teoria da identidade de Ciampa (1994) buscando compreender a presença e significado do papel feminino em um corpo masculino. A metodologia consistiu na realização de encontros reflexivos com dois grupos de 4 e 3 travestis que vivenciam contextos diferenciados dentro da mesma cidade. A partir dos relatos percebeu-se a existência de vivências comuns com relação ao preconceito sofrido, consciência de si e social. Entretanto no que tange às profissões e mercado de trabalho, encontramos entre elas posturas estereotipadas entre trabalho socialmente valorizado e prostituição.
Palavras-chave: Travestis, Identidade, Preconceito.
Palavras-chave: Travestis, Identidade, Preconceito.
Psicopatologia nas Interrelações Sociais: Imaginativas, Emotivas e Cognitivas
- Escrito por Ricardo Borges de Araújo | Publicado em Sexta, 17 Fevereiro 2012 07:49
Resumo: Objetivo:Reproduzir, através de pesquisa bibliográfica, as Patologias nas interrelações pessoais e sociais do individuo, bem como a busca de entendimento de acordo com afirmações científicas. Metodologia: Pesquisa em livros de autores pertinentes ao tema, descobrindo a história da psicopatologia nos contextos inter-sociais, buscando melhor compreensão sobre o assunto. Esperado Resultado: Segundo a pesquisa bibliográfica, espera-se compreender as psicopatologias sociais e associações delirantes, com adequações às diversas patologias já codificadas.
Revisão Bibliográfica
De acordo com Paim (1993), vários alienistas do século passado descreveram, sob a denominação de “alterações formais do pensamento”, determinadas perturbações que se encontravam em pessoas normais e outras que se manifestavam em portadores de alterações psíquicas. Para Erich Schule e Oswald Binswanger, que estudaram o erro, estabelecendo diferenças entre erros e ideias delirantes, a distinção a princípio não é nada fácil, pois, nos dois casos, trata-se de perturbação do juízo, tanto no erro quanto no delírio. Assim, a ideia delirante só se distingue do erro em virtude de causas e consequências.
A práxis do psicólogo comunitário: desafios e possibilidades
- Escrito por Géssica da Silva Cardoso | Publicado em Segunda, 13 Fevereiro 2012 22:40
Resumo: As discussões acerca dos trabalhos realizados em Comunidades têm se expandido e novas demandas tem sido apresentadas a esses profissionais de Psicologia de tal maneira que o habilitem a dar conta das questões tanto de ordem coletiva quanto social. Diante dessas demandas essas questões tem se revelado cada vez mais freqüentes. Durante o início das décadas de 40 e 50 os primeiros trabalhos comunitários foram realizados no Brasil com um forte cunho assistencialista oriundo de práticas norte- americanas. O Psicólogo nesse período realizava trabalhos em projetos educacionais com a finalidade de auxiliar a população a um novo modelo econômico que emergia no Brasil. Com o passar dos anos, essas práticas assistencialistas foram modificadas a partir de reflexões feitas pelos psicólogos relacionadas à metodologia aplicada na época. Este artigo traz algumas considerações sobre as formas de atuação do psicólogo comunitário, bem como uma proposta de reflexão e as possibilidades e desafios encontrados por este profissional na atualidade. Por esta razão, utilizamos a pesquisa bibliográfica a partir de outros artigos, textos e periódicos. Autores com pensamento teórico que forneça auxílios relacionados ao tema proposto. Foram estudados os escritos posteriores ao período da consolidação da Psicologia Social Comunitária no decorrer desses anos.
Palavras-chave: psicologia social comunitária, psicologia social, comunidade.
Palavras-chave: psicologia social comunitária, psicologia social, comunidade.
O Sono
- Escrito por Rosimeri Bruno Lopes | Publicado em Segunda, 13 Fevereiro 2012 08:00
Resumo: O presente trabalho pretende de uma forma resumida, contribuir com conhecimento atualizado sobre o sono: suas fases, características, tipos e ainda apresentar uma breve análise comparativa entre as visões da Psicanálise e da Neurociência sobre o assunto, com o objetivo de identificar possíveis pontos de contato e de divergência entre elas.
Palavras-Chave: Sono, Neurociência, Sonho, Psicanálise
Palavras-Chave: Sono, Neurociência, Sonho, Psicanálise
Introdução
Este estudo é importante por abordar o sono, pois o ser humano passa cerca de um terço de sua vida dormindo e esta é a maior prova de que o sono é realmente importante em nossas existências. Uma boa noite de sono pode implicar em uma vida mais saudável e alguns anos vividos a mais. O desempenho das funções do nosso cérebro e do nosso corpo este diretamente ligado ao descanso obtido durante a noite. Uma noite mal dormida pode nos causar danos como falta de coordenação motora e a lentidão no raciocínio. Sabemos que a nossa saúde depende de diversos fatores, mas o sono é primordial, pois não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. É durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos e se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo.
Quebra de um Paradigma Social: Psicopatia Feminina
- Escrito por Rafael Mendes Barbosa Ferreira e Fernanda Bernardino de Souza Silveira | Publicado em Sábado, 11 Fevereiro 2012 16:49
Resumo: o presente artigo tem a proposta de discutir sobre a psicopatia, um tipo de personalidade presente na sociedade, mas pouco comentada e esclarecida. Tendo como foco principal a Psicopatia Feminina, o objetivo deste trabalho é quebrar os paradigmas sociais e expor uma realidade pouco observada. A psicopatia não deve ser vista apenas como algo ligado a imagem masculina. Através de uma metodologia qualitativa, e tendo com base alguns referenciais teóricos foi possível desenvolver uma análise sobre o filme Atração Fatal, no qual, a personagem principal (Alex Forrest) pode ser considerada uma psicopata.
palavras-chave: Psicopatia, Psicopatia Feminina, Paradigmas, Masculina.
palavras-chave: Psicopatia, Psicopatia Feminina, Paradigmas, Masculina.
Introdução
Este artigo tem como objetivo trazer ao leitor um maior esclarecimento sobre as questões de psicopatia voltada para o gênero feminino, que na maioria das vezes é visto na sociedade como um ser frágil e delicado, em que uma atitude de agressividade por parte destas seria classificada como atitude não feminina, estaria ligada a outros motivos.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Escrito por Vinicius Sampaio D´ottaviano | Publicado em Sexta, 10 Fevereiro 2012 16:34
Resumo: A ansiedade é um dos principais males que o ser humano carrega atualmente. Ela vem de um sentimento de desespero e pressa em querer realizar o que se deseja e alcançar o que sonhamos, construindo assim a nossa felicidade. Ocorre que a ansiedade é, exatamente, o principal obstáculo para se alcançar sucesso em cada uma destas metas. Uma das maiores fontes de ansiedade é aquela motivada pelos relacionamentos afetivos. Algumas pessoas sofrem de ansiedade por desejar encontrar o par ideal, a chamada alma gêmea com que todos sonham e acabam, exatamente por causa dessa atitude ansiosa, por afastar ao invés de atrair seja quem for.
Palavras-Chave: ansiedade, ser humano, desejo, sonho, felicidade, meta, relacionamento, afeto.
Palavras-Chave: ansiedade, ser humano, desejo, sonho, felicidade, meta, relacionamento, afeto.
Os Modelos Comportamentais da Ansiedade
As manifestações objetivas da ansiedade são inespecíficas, e comumente estão associadas a diversos estados emocionais, tais como medo, expectativa, ira, entre outros. Essas manifestações são as reações físicas sentidas pelas pessoas, dentre as quais se podem citar: sudorese, taquicardia, tremores, calafrios etc.
A Importância da Inserção do Psicólogo na Área dos Direitos Humanos
- Escrito por Hélia Batista Pires Matos Nascimento | Publicado em Quinta, 09 Fevereiro 2012 18:16
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral demonstrar a importância da inserção do psicólogo jurídico na área dos direitos humanos em Salvador no núcleo dos direitos humanos, onde acontecem atendimentos à população carente que vem em busca de recursos social, jurídico e psicológico. Objetivos específicos: abordar sobre as ações do Psicólogo jurídico no Núcleo dos Direitos Humanos (NUDH), no atendimento aos manifestantes. Verificar a importância do acompanhamento aos manifestantes, quando são encaminhados aos diversos órgãos públicos. Demonstrar a importância dos encaminhamentos nos diversos Núcleos de praticas jurídicas e sociais, efetivados pelo psicólogo para os órgãos públicos. Informar ao cidadão seus direitos básicos, para que possam levar uma vida mais satisfatória. Conscientizá-los dos seus deveres enquanto cidadão. A metodologia consiste numa revisão bibliográfica onde existem psicólogos jurídicos atuando de forma disciplinar. É um estudo descritivo e exploratório. A principal conclusãodesta pesquisa, além de favorecer uma reflexão crítica dos serviços prestados pelos psicólogos jurídicos, possibilitou conhecer o desenvolvimento da prática do Psicólogo no processo de inserção dos diversos saberes no Núcleo de Direitos Humanos. Verificou-se a prática do Psicólogo em parceria com o desempenho técnico e democrático dos diversos profissionais que atuam ao mesmo tempo interagindo nesse processo, atingindo o público alvo em situação de vulnerabilidade. Tal processo vem possibilitando conhecer a estrutura e serviços apresentados à população em geral, bem como os benefícios vislumbrados por esse público, de forma individual e coletiva, a quaisquer cidadãos que tenham sofrido algum tipo de violação dos direitos humanos, como processo discriminatório, abusos de autoridade, tortura ou orientações indevidas aos portadores de deficiências.
Palavras-chave: Atuação do Psicólogo jurídico, Direitos Humanos, Psicologia Jurídica
Palavras-chave: Atuação do Psicólogo jurídico, Direitos Humanos, Psicologia Jurídica
Motivação no Trabalho
- Escrito por Débora da Costa Silva | Publicado em Segunda, 06 Fevereiro 2012 17:05
Resumo: Este artigo tem como objetivo ressaltar questões motivacionais no âmbito de trabalho. Para que um trabalho seja bem desenvolvido é preciso que muitas questões burocráticas sejam analisadas, porém é muito importante que o funcionário seja motivado, para que assim seu trabalho possa ser melhor desempenhado, visando lucratividade para a empresa e para ele.
Palavras-chave: ambiente de trabalho, motivação, papel do psicólogo organizacional.
Oliveira (2008) aborda em seu artigo que a motivação ocorre de dentro pra fora, ou seja, o indivíduo é motivado a fazer determinado trabalho de acordo com aquilo que ele deseja alcançar, aquilo que seja motivacional para ele, como por exemplo, subir de cargo dentro da empresa.
A Representação da Esquizofrenia no Cinema
- Escrito por Lorenna Barradas e Diêgo Meireles | Publicado em Domingo, 05 Fevereiro 2012 22:34
Resumo: Este trabalho se propõe a observar a forma como o cinema hollywoodiano representa aesquizofrenia, visto que o conhecimento do público sobre o tema quase sempre se resume ao senso comum e o cinema pode contribuir para a formação desse conhecimento. Para isso analisamos os filmes Clube da luta e Psicose, que tem protagonistas esquizofrênicos. A ideia é verificar se o cinema apresenta uma visão condizente com o conhecimento técnico acumulado sobre o tema.
Palavras chave: psicose, esquizofrenia, cinema, representação
Palavras chave: psicose, esquizofrenia, cinema, representação
Introdução
A Organização Mundial de Saúde - OMS estima que 1% da população mundial tenha esquizofrenia. É um transtorno bastante conhecido pela sociedade e, por ser um tema complexo e intrigante, aparece com certa frequência na arte, no cinema em especial. No entanto, este conhecimento quase sempre é reduzido ao senso comum, gerando muitos preconceitos.
Este trabalho tem como objetivo observar como se dá a representação da esquizofrenia no cinema hollywoodiano, verificando se a forma como ele caracteriza essa psicose colabora com o senso comum ou fornece um maior conhecimento sobre o assunto.
Ser Psicólogo Social: quais desafios enfrentamos para atuar na comunidade, com a comunidade
- Escrito por Elisângela Maria dos Santos Silva | Publicado em Sexta, 03 Fevereiro 2012 21:52
Resumo: Toda comunidade traz em si alguma particularidade e até mesmo uma complexidade. Quando observamos as camadas mais pobres da nossa sociedade, percebemos que nelas existem pessoas com pensamentos diferentes, culturas diferentes, histórias de vida singulares, mas que se cruzam, se complementam, numa realidade social estereotipada, fragmentada pelo capitalismo, pelas desigualdades e descrença nos poderes, na sociedade e no ser humano. O papel do psicólogo é de fundamental importância, pois este profissional faz o uso de seus conhecimentos para poder intervir nos sistemas, contribuindo pela busca de melhores condições às comunidades e seus membros. O psicólogo depara-se com diversas situações que na maioria das vezes chocam, mas que é necessário abrir novos espaços para a resolução desses problemas sociais, buscando melhores condições de vida. Tomaremos como base ao nosso discurso a inserção profissional no espaço saúde, para refletirmos o que vem sendo construído e o que nos falta concretizar para podermos afirmar que as políticas públicas na saúde estão sendo realmente aplicadas e quais vem sendo as contribuições de nossa classe profissional para que isso aconteça.
Palavras-chave: Psicologia Social, intervenção, comunidade, saúde, políticas públicas
Palavras-chave: Psicologia Social, intervenção, comunidade, saúde, políticas públicas
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15
Fonte: Artigos de Psicologia - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/#ixzz1np0uWJ2f
Nenhum comentário :
Postar um comentário