A exploração começou em fevereiro de 2009, com o lançamento de um telescópio para observar as estrelas em detalhes. O novo planeta, apelidado de Kepler-22b fica a 600 anos-luz da Terra.
A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou a descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar que pode ser habitável. A exploração começou em fevereiro de 2009, com o lançamento no espaço do Kepler, um telescópio gigante, potente e com capacidade para observar as estrelas em detalhes. Ele partiu para procurar planetas na galáxia vizinha e, como um detetive, investigou o espaço e inspecionou 150 mil estrelas.
Nessa investigação espacial, o telescópio usou instrumentos que medem as variações de luminosidade de uma estrela para saber se existe um planeta em sua órbita. Foi assim que o planeta, apelidado de Kepler-22b, foi encontrado.
Segundo os cientistas, a temperatura na superfície do novo planeta permite a existência de água em estado líquido, uma condição importante para o desenvolvimento da vida como conhecemos. O Kepler-22b está a 600 anos-luz da Terra e, como o telescópio detectou apenas as variações de luz, os cientistas ainda não sabem se ele é sólido como a Terra ou se é composto de líquido ou gás
Nenhum comentário :
Postar um comentário