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O adolescente infrator e a conduta institucional sob a luta pela ressocialização
- Publicado em Segunda, 14 Novembro 2011 12:05
- Escrito por Elisângela Maria dos Santos Silva
Resumo: O presente artigo traz uma perspectiva da luta pela ressocialização de adolescentes que tenham cometido algum tipo de ato infracional, pontuando a relação e a responsabilidade que a sociedade e a família têm com este adolescente e apresentando as medidas socioeducativas como um meio positivo, mas deficitário no que concernem as medidas de internação como causadoras e fomentadoras de uma conduta anti-social daqueles que saem da internação piores do que antes, quando entraram. Com o intuito de esclarecimento, procuraremos trazer uma discussão sobre o tratamento oferecido a estes jovens e o seu desligamento com a instituição, trabalhando este percurso de uma maneira mais satisfatória e positiva para a ressocialização deste adolescente e reconhecendo a responsabilidade que temos de tratar estes “meninos perdidos” com mais seriedade e de forma mais humana.
Palavras-chaves: Adolescência, família, delinqüência, sociedade e políticas públicas.
Palavras-chaves: Adolescência, família, delinqüência, sociedade e políticas públicas.
O Conceito de "Otimismo Trágico" de Viktor Emil Frankl: Subsídios para o Exercício do/no Ofício Educador Social
- Publicado em Sexta, 04 Novembro 2011 20:27
- Escrito por Hiran Pinel
Resumo: Estuda o conceito psicológico-existencialista de "otimismo trágico" segundo discurso do psicólogo existencial Viktor Emil Frankl (1905-1997), desvelando o modo de ele produzir conhecimento na área do "sentido da vida" – sua vida no mundo da vida. Finalmente procura-se destacar a importância desse tema para o exercício profissional de educadores sociais.
Palavras-chave: Pedagogia: Educação Inclusiva: Pedagogia social; Psicologia Existencial: Pesquisa Fenomenológica: "Otimismo Trágico": Viktor Emil Frankl: Clínica; Educadores sociais: Formação Profissional.
Palavras-chave: Pedagogia: Educação Inclusiva: Pedagogia social; Psicologia Existencial: Pesquisa Fenomenológica: "Otimismo Trágico": Viktor Emil Frankl: Clínica; Educadores sociais: Formação Profissional.
Práticas Educativas, Estilos Parentais e Vinculação: Estudo do Apego no Contexto Familiar
- Publicado em Quinta, 27 Outubro 2011 19:42
- Escrito por Adriane Richter, Cátia Dartibale, Dalva de Almeida, Dayla Rocha Duarte, Gabriela Oliveira Zanette, Leidiane da Silva Zanette, Valdir Machado dos Santos Junior, Alessandra Cardoso Siqueira, Fabrício de Almeida Moraes
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre práticas educativas, Estilos Parentais e vinculação: Estudo do apego no contexto familiar, com o objetivo de identificar e analisar as práticas educativas parentais, com ênfase nos estilos parentais na vinculação com os filhos. Responderam a um questionário com 42 questões, 140 crianças de ambos os sexos, com idade entre 10 e 11 anos. Dessa forma, averigua – se a causa do tipo de educação que cada pai aplica em seu filho, e quais são as formas aplicadas na correção dos mesmos e como se diferem os estilos parentais.
Palavras-chave: Vinculação. Punição Corporal na Infância. Agressividade
Palavras-chave: Vinculação. Punição Corporal na Infância. Agressividade
Leia mais: Práticas Educativas, Estilos Parentais e Vinculação: Estudo do Apego no Contexto Familiar
Autismo e o Filme "Rain Man" em uma Visão Psicanalítica
- Publicado em Sábado, 22 Outubro 2011 09:06
- Escrito por Eduardo Alexandre Teles, Jakeline Martins, Noel Francisco e Tamires Alencar De Souza
1. Introdução
A ciência há longo dos anos, tem se voltado a desvendar os mistérios da humanidade. Desde os primórdios o homem aguçado por sua curiosidade, desenvolveu o habito de explorar os fenômenos a sua volta, sendo assim se levantou varias teorias tentando esclarecer as complexidades do homem e do mundo que o cerca, porém alguns fenômenos ainda se mostram bastantes misteriosos no meio social e diante do mundo cientifico.
O autismo tem sido um desses fenômenos que se mostra cada vez mais enigmático para os pesquisadores, pois embora muitos estudos apontem para um transtorno genético, temos em vista que os fatores sociais e os efeitos comportamentais desse transtorno atingem patamares mais elevados no meio em que vivemos; o que acaba dificultando o entendimento sobre a síndrome e levando a um agravamento maior do quadro clinico de seu portador, assim como um respectivo desanimo e estresse de seus familiares.
A Prática do Plantão Psicológico
- Publicado em Sexta, 21 Outubro 2011 08:00
- Escrito por Joao Gabriel Schenferd
No contexto acadêmico, o plantão psicológico tem como uma de suas funções o treino da escuta que, neste sentido, está relacionada à capacidade de o estagiário captar aquilo que o paciente busca naqueles cinquenta minutos em que a relação paciente–terapeuta se estabelece.
Para que haja uma boa compreensão da queixa central, o estabelecimento do vínculo nem sempre é fundamental, mas a habilidade que o estagiário tem de estar disponível para o cliente tem um valor inestimável para o bom andamento do processo.
Análise da Máscara e Sombra Junguianas na Sociedade Chinesa Contemporânea
- Publicado em Quinta, 20 Outubro 2011 08:00
- Escrito por Sérgio Miguel Ramos Duarte Fortes Resende
Pretende-se, neste artigo, relacionar o evoluir mais recente da sociedade chinesa no que diz respeito à Máscara e Sombra.
Tenha-se em conta, baseando-nos, por exemplo, no meu artigo Máscara ( Persona ) e Sombra de Jung: suas relações com o Capitalismo e o Comunismo ( Resende, 2007 ), que o Comunismo estará mais associado à Sombra enquanto que o Capitalismo estará mais associado à Máscara. Deste modo, se pode associar o comunismo presente na União Soviética com a predominância da Sombra podendo-se relacionar o capitalismo presente nos Estados Unidos da América com a predominância da Máscara.
Análise do Texto “Alunos de Psicologia e a Educação para a Morte” sob a Perspectiva da Saúde Mental e Trabalho
- Publicado em Quarta, 19 Outubro 2011 17:06
- Escrito por Marnilza Pereira Nazaré¹, Rafaella Ferreira Magalhães²
Resumo: Os principais objetivos deste artigo foi verificar como estão sendo tratados a morte e o morrer no curso de Psicologia e compreender como os acadêmicos vêem essa temática. Buscar o entendimento dessas questões propiciando uma ampliação do assunto e trazer maiores informações tanto aos docentes quanto aos discentes. Com base neste estudo será feito uma comparação teórica dos principais aspectos entre a Saúde mental do trabalhador, com o texto em questão, ao qual se menciona “Alunos de Psicologia e a Educação para Morte” que ao abordar esta temática sentem que não estão preparados para a prática da postura de um futuro profissional ao lhe dar com a morte e o morrer.
Palavras-chave: profissional de saúde, alunos de psicologia, morte.
Palavras-chave: profissional de saúde, alunos de psicologia, morte.
Constituição Psíquica
- Publicado em Sábado, 15 Outubro 2011 17:26
- Escrito por Camila Câmara
O mundo que habitamos não é somente o mundo da natureza, ele foi transformado pela cultura e tudo o que foi construído pelo homem tem o seu valor. Quando a criança nasce, ela se encontra na condição psíquica de infans, que se caracteriza inicialmente como um estado de fetalização. Denomina-se tal condição psíquica, pois ainda é um estado onde a criança ainda não passou pelascrises subjetivantes como o estádio do espelho e complexo de Édipo.
Segundo Lacan ( 1998,p. 100) a função do estádio do espelho é estabelecer uma relação do organismo com a realidade. O estádio do espelho é um drama cujo impulso interno precipita-se da insuficiência para a antecipação e que fabrica as fantasias que se sucedem desde uma imagem despedaçada do corpo até uma forma de sua totalidade. O eu constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho - este sou eu. O bebê olha para a mãe buscando a aprovação do Outro simbólico. Lacan também enfatizou que o investimento da mãe, o olhar relacionado à imagem do filho que gostaria de ter, antecipa um sujeito que está por se constituir.
Escola: um Diálogo Entre Ensino e Aprendizagem
- Publicado em Sábado, 15 Outubro 2011 16:38
- Escrito por Luciane Sékula, Ariel José Pires
Resumo: Este artigo discorrerá sobre a necessidade de se estabelecer no contexto escolar um diálogo entre ensino e aprendizagem, enfatizando o papel da psicopedagoga como interventora em situações que demandam atendimento mais criterioso. Sendo assim, de início será definido a psicopedagogia, destacando aspectos históricos sobre o seu surgimento, bem como o campo de atuação. Observar-se-á também quando a Psicopedagogia estabeleceu-se como profissão, bem como sua regulamentação. Dando continuidade será abordado sobre a escola como um importante organismo no conjunto da sociedade, a qual tem se defrontado com inúmeros problemas, pois ao trabalhar com seres humanos que advém de realidades diferentes, necessitam de profissionais habilitados para dar suporte e tornar possível o desenvolvimento de trabalhos que auxiliem na superação das dificuldades, principalmente no que tange a aprendizagem, pois a grande maioria dos alunos são de famílias de baixa-renda e consequentemente de baixo nível cultural, cujos pais não possuem suporte para dar acompanhamento na educação dos filhos, auxiliando nas dificuldades. Aí entra em cena a importância do psicopedagogo no contexto escolar para auxiliar os professores, alunos e familiares para que a educação aconteça. Num segundo momento é que enfocar-se-á o ensino de jovens e adultos, onde foi relatado sobre uma instituição de ensino, observando seu projeto político pedagógico, o perfil dos alunos, como também o resultado obtido por ocasião da pesquisa de campo, podendo com isto constatar que quando existe uma equipe que dê suporte, o trabalho acontece.
Palavras-chave: Psicopedagogia, Escola, Aprendizagem, Educação.
Palavras-chave: Psicopedagogia, Escola, Aprendizagem, Educação.
Dificuldades no Desenvolvimento Cognitivo frente aos testes Piagetianos: Lacunas individuais ou sociais?
- Publicado em Segunda, 10 Outubro 2011 19:52
- Escrito por Keyla Dias da Silva, Lívia Fernanda Vieira, Gardênia Amorim Gomes, James Araújo, Karla Daniella da S. Costa, Yannis Kallodharis, Leconte de Lisle Coelho Junior
Resumo: O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos tem como uma de suas características a descentração. Apresentam-se alguns dados de uma pesquisa qualitativa relacionada com testes experimentais. A coleta de dados baseou-se testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo. Concluiu-se que após a observação dos testes aplicados o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva afirma. O resultado da pesquisa realizada não pode ser generalizado a outros tipos de amostras, pois existem variáveis que interferem no desenvolvimento cognitivo da criança, sejam elas ambientes familiar, escolar, social etc.
Palavras-Chave: Desenvolvimento cognitivo, criança, descentração.
Palavras-Chave: Desenvolvimento cognitivo, criança, descentração.
Os Sonhos como Manifestação de Desejos Inconscientes
- Publicado em Terça, 27 Setembro 2011 17:24
- Escrito por Elaine Aparecida da Silva*, José Augusto Rodrigues Sanches**
Resumo: A teoria dos sonhos proposta por Sigmund Freud em 1900 atrai cada vez mais interesse sobre o “conhecer” desse mundo tão misterioso, rico e cheio de emoções, que dá margem a muitas especulações, criticas e novas teorias. O que antes, era interpretado como meros símbolos ou premonições, agora são vistos como características de nosso inconsciente.
Objetiva-se destacar a importância dos sonhos na vida de qualquer indivíduo, assim como a influência que exerce sobre os mesmos, sua análise em terapia e como isso auxilia o terapeuta durante o tratamento. Através de pesquisa quantitativa bibliográfica, os dados que povoam este trabalho foram discutidos, analisados e comparados a alguns autores, tendo como base a teoria psicanalítica.
É fundamental para o psicólogo entender tal formação dos sonhos e como serão elaborados seus mecanismos de defesa, bem como os princípios de sua devida interpretação.
Palavras-chave: Sonhos, Freud, Psicanálise, Inconsciente, Terapia.
Palavras-chave: Sonhos, Freud, Psicanálise, Inconsciente, Terapia.
Transtorno de Ansiedade Social: Consequências no Desempenho do Indivíduo
- Publicado em Terça, 27 Setembro 2011 16:58
- Escrito por Alda Vanessa Cardoso Ferreira¹, Ravena Batista de França Teles²
Resumo: O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) caracteriza-se pelo medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho, podendo influenciar a vida cotidiana dos portadores. Como resposta a isso, o indivíduo passa a estar frequentemente evitando determinados locais. Caso não consiga evitá-los, a situação é vivenciada com grande sofrimento e ansiedade. Alguns sintomas acompanham o transtorno, tais como sudorese, tremores, palpitações, rubor facial, entre outros. Existe uma certa dificuldade na identificação do TAS, já que este pode estar associado a outras disfunções. Os impactos na qualidade de vida e nas atividades cotidianas constatam a insatisfação com a vida e com a saúde em pacientes com Transtorno de Ansiedade Social. Dessa forma, é válida a importância da avaliação das consequências do Transtorno de Ansiedade Social no funcionamento do cotidiano, portanto no desempenho do indivíduo, por meio de medidas objetivas. Destaca-se a relevância de tais avaliações no planejamento e na intervenção de atividades voltadas ao Transtorno de Ansiedade Social no contexto das práticas multidisciplinares de saúde mental.
Palavras-chave: Transtorno. Ansiedade. Fobia. Social.
Palavras-chave: Transtorno. Ansiedade. Fobia. Social.
Setor Hoteleiro: O Capital Humano Agregado ao Valor do Trabalho
- Publicado em Quarta, 21 Setembro 2011 20:17
- Escrito por Hérica Rodrigues de Sousa
1. Introdução
A Psicologia, ao longo dos tempos, está conseguindo desligar-se do conceito que lhe foi atribuído como a ciência que se ocupa apenas dos processos mentais, onde está intimamente relacionada com a visão do psicólogo clínico. De acordo com Achcar, Duran E Bastos (1994) este conceito está aos poucos se modificando, sendo agora relacionada também ao comportamento humano, onde o profissional tem várias áreas de atuação, seja ela nas escolas, organizações, presídios, entre outros, ou seja, o profissional é chamado a atuar onde exista capital humano. Neste trabalho, será abordado o campo da Psicologia Organizacional, no qual o profissional trabalha de forma a promover o bem-estar dos trabalhadores bem como trazer uma visão mais humanizada para as empresas.
A elaboração desta atividade nasceu a partir da experiência da disciplina Estágio Básico I em uma empresa do ramo hoteleiro na cidade de Parnaíba - PI. A prática inicialmente tinha caráter puramente observatório, o que foi modificado ao longo do período de cinco semanas, quando também foi utilizado entrevistas informal e formal para que se pudesse conhecer melhor a dinâmica da empresa.
Psicologia Organizacional com Ênfase em Recursos Humanos
- Publicado em Segunda, 12 Setembro 2011 07:45
- Escrito por José Carlos da Silva
Resumo: Este estudo delimita-se a apresentar a Psicologia Organizacional como ferramenta indispensável na área de recursos humanos e sua importância para aqueles que lidam com questões como liderança, formação de equipes, seleção e desenvolvimento de pessoas entre outras. Muitas vezes as Relações Humanas no ambiente de trabalho tornam-se tão conflitantes que o desenvolvimento ético e profissional ficam prejudicados. A mente humana é repleta de complexidades e uma ação pode causar dezenas de outras reações em uma dezena de pessoas diferentes. Cada uma tem uma forma de reagir a uma certa situação. Diante deste panorama surgem questões como: Que nível de Relações Humanas o Administrador de Empresas deve focar e instigar em seus funcionários, para que o ambiente de trabalho se torne um lugar agradável?
Palavras-Chave: Psicologia Organizacional, Motivação, Comportamento.
Palavras-Chave: Psicologia Organizacional, Motivação, Comportamento.
As Emoções
- Publicado em Sexta, 09 Setembro 2011 07:56
- Escrito por Rosimeri Bruno Lopes
Resumo: O presente artigo incidiu sobre o estudo das Emoções, descrevendo de forma breve, os principais tópicos sobre o tema. A elaboração desse trabalho tem como objetivo, uma breve abordagem sobre algumas teorias das Emoções, a descrição de algumas definições e classificações das emoções, bem como alguma de suas funções.
Palavras-Chave: Emoções, Definições, Classificação, Teorias das emoções.
Palavras-Chave: Emoções, Definições, Classificação, Teorias das emoções.
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Fonte: Psicologado Artigos - Artigos de Psicologia - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/#ixzz1e74uk3wE
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