Uma mãozinha da web
Candidatos ao Enem deixam livros de lado e mergulham na internet para fazer simulados e assistir a vídeos comentados. Especialistas aconselham cautela, especialmente com as fontes
Glória Tupinambás
Pode parecer estranho, mas os livros são apenas um apoio para alguns estudantes que se preparam a todo vapor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas vésperas da prova, que será aplicada amanhã e domingo, a internet se transforma em grande aliada dos candidatos. Em apenas um clique, os jovens encontram importantes ferramentas, como simulados virtuais, aulas digitais, tira dúvidas em tempo real e grupos de discussão sobre o teste. Mas a quantidade de informação disponível na rede mundial de computadores nem sempre é sinônimo de qualidade. Portanto, a dica de professores é para que os alunos estejam sempre atentos para filtrar bons conteúdos. Seja em sites, blogs ou nas redes sociais, a exemplo do YouTube, Twitter e Facebook, estudantes encontram informação atualizada que serve de base para aprimorar o conhecimento. Candidato a uma vaga no curso de engenharia de produção Emmanuel Teixeira de Souza Lima, de 17 anos, faz parte do time dos que não abrem mão do universo “www” na hora dos estudos. “A internet é mais dinâmica, enquanto o livro fica preso a apenas um conteúdo. No computador, tiro dúvidas a qualquer momento, consulto amigos sobre a melhor maneira de resolver uma questão, faço download de simulados e assisto a vídeos com gabaritos comentados”, diz Emmanuel, aluno do 3º ano do Colégio Santo Antônio. Assim como ele, a jovem Sarah Pires Toledo, também de 17, candidata ao curso de medicina, usa a internet para se manter em dia com temas da atualidade. Ela reserva pelo menos uma hora diária para acompanhar o noticiário do país e do mundo e analisar a repercussão dos fatos. “Os sites dão um apoio rápido e eficiente, principalmente na hora de estudar em casa. No último fim de semana, por exemplo, resolvi mais de 300 questões de simulados virtuais e tirei muitas dúvidas. Também é na internet que me atualizo e busco uma boa argumentação para temas que podem ser exigidos nas provas de múltipla escolha e, principalmente, na redação”, diz Sarah.
CUIDADOS Mas para evitar armadilhas, é importante que os estudantes não naveguem na internet à deriva. Por isso, a dica da programadora pedagógica e coordenadora do laboratório de informática do Colégio Santo Antônio, Cristine Maria Cabral de Oliveira, é para que os alunos consultem sempre a fonte da informação durante as pesquisas na rede. “É importante saber sempre a fonte de referência para evitar dados incorretos. O aluno também deve estar focado e saber bem o que procura, caso contrário, corre o risco de se perder na internet e se desviar dos estudos”, alerta.
Diretor de um site educacional voltado para estudantes do ensino médio e de pré-vestibulares, o Descomplica, o professor Marco Fisbhen indica ferramentas que podem ajudar o candidato a saber se a informação publicada na internet é de confiança. “Dá para balizar a qualidade de um site pelo número de acessos de internautas. Dificilmente uma página com conteúdo ruim vai atrair muito público. Outra dica é consultar a nota dada pelos usuários a vídeos e posts, já que eles são imparciais. Como não se pode confiar em qualquer informação publicada na rede, é fundamental sempre buscar a fonte e dar prioridade a materiais feitos por uma equipe de professores de qualidade”, afirma Marco.
AGU de olho no exame - Reforço na segurança jurídica do Enem. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai trabalhar em regime de plantão até o próximo domingo para garantir providências judiciais urgentes, em caso de problemas com as provas. Os procuradores vão atuar nas procuradorias regionais e federais de todo o país para acompanhar o ajuizamento de ações contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo exame, e para responder eventuais questionamentos feitos pelos candidatos na Justiça, como ocorre nas ações ajuizadas com pedido de liminar. A ação da AGU também deve dar mais segurança ao Inep na organização da avaliação. Mais informações podem ser obtidas na internet: www.agu.gov.br.
O Estado de São Paulo, 20/10/2011 - São Paulo SP
Órgão responsável pelo exame afirma que aplicadores de prova receberam treinamento prévio, mas contratados desmentem
Paulo Saldaña, de O Estado de S.Paulo, e Felipe Oda, do Jornal da Tarde
Os responsáveis por aplicar provas e fiscalizar candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim de semana só receberão “treinamento específico” no sábado, poucas horas antes do início da primeira prova. O órgão responsável, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nega. E afirma que todas as pessoas envolvidas na aplicação do Enem receberam preparação prévia. A reportagem ouviu dez aplicadores e dois coordenadores de prova de diferentes regiões do País. Todos relataram que foram orientados a comparecer às 9 horas nos locais de prova onde irão atuar. “Ainda não recebi informações sobre as regras específicas do Enem ”, disse Eva Romana da Conceição, que aplicará o exame em Ouro Preto (MG).
Os fiscais têm contato direto com os candidatos e ficam responsáveis por passar as instruções das regras do exame, além de monitorar a conduta. Na edição passada do Enem, houve registros de uma série de falhas ligadas à atuação desses profissionais. Lápis, borrachas e relógios eram, e ainda são, itens proibidos, mas foram usados. Em São Paulo, alguns fiscais até distribuíram os lápis. Alunos chegaram a postar mensagens em que diziam usar a internet no banheiro do local do exame. Relatos de fiscais que não sabiam o preenchimento correto do cartão de reposta também se repetiram.
Apesar do histórico de falhas, dúvidas sobre o preenchimento dos gabaritos, liberação do caderno de questões aos candidatos e uso ou proibição de materiais serão esclarecidas somente no dia do exame. A estudante F., que preferiu não se identificar, vai trabalhar em Mossoró (RN) sem nunca “ter visto uma prova do Enem”. “Já apliquei provas de outras instituições, mas nunca do Enem. Avisaram-nos que ficaremos reunidos em uma sala para aprender os procedimentos.” De acordo com o Inep, dois ficais ou aplicadores de prova deverão ficar em cada sala, com média de 40 alunos. Por meio de nota, o órgão diz que apenas pessoas “com experiência comprovada” participam do processo e todos os aplicadores “recebem o Manual do Aplicador e um vídeo com os detalhes a respeito de sua função, além de atendimento dos coordenadores de unidade de aplicação”. Essa informação é negada por Willian Ceciliano, que será fiscal de prova em Rondonópolis (MT). “Amanhã (sexta-feira) teremos uma reunião. Mas até agora não recebi material nenhum.” A professora A., que vai aplicar a prova na zona oeste da capital paulista, disse que foi informada de que vai receber o manual no sábado. “Vou ter algumas horas para estudar e entender tudo.” Experiência. Treinar os aplicadores com antecedência é prática em outros vestibulares tradicionais, como o da Unicamp e da Fuvest. No processo seletivo para a Universidade de São Paulo, os aplicadores são os mesmo, em sua maioria, e todos os anos passam por um treinamento dado por um coordenador no dia que antecede a prova.
O Estado de São Paulo, 20/10/2011 - São Paulo SP
Número de interessados cresce a cada ano:
Agência Brasil
Parte dos 5,3 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final de semana não tem como principal objetivo conseguir uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cerca de 545 mil participantes declararam na ficha de inscrição que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido sem que a etapa tenha sido concluída a partir do desempenho na prova. Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que por algum motivo não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma de ensino médio por meio do Enem. O número de interessados cresce a cada ano: em 2009, 197 mil candidatos fizeram o Enem com o objetivo de obter a certificação. Em 2010, o número saltou para 539 mil. O documento é expedido pelas secretarias de educação e institutos federais. O aluno pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Para isso, precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2009, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. Em 2010, 110 mil foram declarados aptos.
A copeira Pâmela Miranda, 28 anos, espera adiantar os estudos por meio do Enem. Ela é aluna do ensino médio no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Cesas), que oferece educação de jovens e adultos em Brasília. “A gente economiza tempo assim e o que sobra podemos estudar para passar em um concurso. Esse é o meu objetivo”, conta a estudante. Ela aproveita as aulas para tirar dúvidas com os professores sobre a prova e quando sobra tempo estuda em casa. Lílian de Jesus dos Santos, 32 anos, usa o sábado e o domingo para estudar para o Enem, já que durante a semana trabalha como doméstica. Grávida de sete meses do seu primeiro filho, ela espera que com o diploma do ensino médio possa tentar uma vaga em um curso técnico na área de nutrição. “Estudar à noite é puxado. Mas quando você tem um objetivo você não desiste”, diz.
Ela está dando atenção especial à preparação para a redação, temida pela maioria dos candidatos. “É prioridade porque vale mais pontos”, explica. Estelita Nascimento, 42 anos, conta com a ajuda do filho que é estudante de sociologia na Universidade de Brasília (UnB) para se preparar para o Enem. “Estou estudando pelas provas que ele já fez. Foi ele quem fez a minha inscrição e puxa minha orelha para eu estudar”, conta. Depois de concluir o ensino médio, ela quer cursar enfermagem. As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana em 40 mil locais de prova, às 13h (horário de Brasília). No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação.
UOL Educação, 21/10/2011
Da Agência Câmara de Notícias
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 3518/08, do deputado Henrique Afonso (PV-AC) e do ex-deputado Miguel Martini, que estabelecia as condições para que fosse autorizado o ensino domiciliar no Brasil. A proposta tramita em caráter conclusivo e será arquivada, a menos que haja recurso para que seja apreciada pelo Plenário. O relator da proposta, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), disse que as experiências de educação domiciliar existentes no País desrespeitam a Constituição, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que preveem a matrícula das crianças e adolescentes nos estabelecimentos de ensino da rede formal de educação. “Esta é a posição do Ministério Público, que, em Minas Gerais, pronunciou-se contra um casal residente na cidade de Timóteo, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital mineira, que educava os filhos em casa”, afirmou. Maranhão ainda lembrou que as funções da escola não se resumem ao ensino e que a socialização da criança e do jovem, no convívio escolar, tem papel importante em suas vidas.
O Estado de São Paulo, 20/10/2011 - São Paulo SP
Luiza Nunes
Depois de meses, os verdadeiros desafios estão chegando. Faltam apenas dois dias para o Enem, a prova que abre o período de vestibulares e que, atualmente, é uma das mais importantes para nós vestibulandos. Semana para estudar e revisar. E por falar em revisar, nestes três últimos dias da semana ocorrerão revisões rápidas no cursinho; realmente apenas para repassar alguns poucos temas do começo do ano e/ou os temas com mais incidência na prova. O nervosismo? Não dá para evitar. Mas o momento não é para o desespero. Estudamos para este momento, e mesmo que não nos sintamos realmente preparados, ou não tão preparados assim, o importante é confiarmos em nós. Não adianta chegarmos à prova com o pensamento de que não dará certo, pelo contrário, é preciso chegar lá com a certeza de que nosso esforço terá seu fruto. Se posso dizer alguma coisa aos tantos vestibulandos que, assim como eu, farão o Enem neste final de semana, digo para irem tranquilos, com a mente limpa. Utilizem todo o tempo disponível, para fazer a prova com um mínimo de calma. Outra dica é ir anotando no rascunho da própria prova o que vier a mente, como fórmulas e regras básicas: isso ajuda na hora de resolver as questões. De resto, desejo que obtenhamos sucesso na prova. Boa sorte a todos nós!